São Luís – É comum que no início de cada ano as chuvas se tornem frequentes em todo o estado e com elas aumentem as ventanias e ocorrências de acidentes com raios e trovões. Durante esse período, o cuidado deve ser redobrado, principalmente em relação aos perigos que envolvem energia elétrica, tanto em ambientes internos quanto externos.
Grandes volumes de chuva costumam vir acompanhados de rajadas de vento que deslocam objetos, derrubam árvores ou mesmo a fiação elétrica. Em casos como esses é recomendado:
• Buscar abrigo seguro e afastado de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias e locais elevados
• Evitar contato com cercas elétricas, de arame e estruturas metálicas
• Jamais se abrigar perto de árvores, postes ou embaixo da fiação elétrica e jamais se aproximar de cabos partidos
Apesar de não estarmos diretamente expostos às descargas elétricas, é preciso tomar algumas precauções para se proteger não somente de raios, mas também de danos nas instalações elétricas. Nesses casos, é recomendado:
• Desconectar da tomada equipamentos eletroeletrônicos sensíveis quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios
• Evitar o manuseio de equipamentos elétricos que estejam conectados a tomada com o corpo molhado e pés descalços
• Caso a chuva inunde sua residência ou estabelecimento comercial, com projeção de alcançar a altura das tomadas, desligue o disjuntor imediatamente
• Não utilizar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico, faz-se necessário realizar a manutenção antes do uso
• Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tentar segurá-la ou recuperá-la
O executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, destaca a importância de manutenções preventivas e destaca que muitos acidentes acontecem pela falta de conhecimento dos riscos que o manuseio da energia elétrica pode representar.
“Para evitar acidentes, é importante certificar-se de que sua instalação elétrica está dentro dos padrões técnicos, que o sistema de aterramento da unidade consumidora esteja dimensionado de forma adequada e que as revisões e manutenções sejam realizadas de forma rotineira. Quanto mais complexo o sistema e maior o número influências externas (poeira, umidade, temperatura, etc.), menor deve ser o período entre manutenções preventivas. Além disso, cultive hábitos de prevenção simples que podem evitar acidentes, tais como, não sobrecarregar tomadas. Se for usar mais de um aparelho eletrônico, não utilize tomadas “T” (benjamins). Prefira filtros de linha. Fique atento quanto a potência dos eletrodomésticos e capacidade da tomada/ instalação e não utilize adaptadores que fazem a supressão do plug terra ou redução do diâmetro dos plugs das tomadas”, orienta Gabriel.
Em casos de acidentes, para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado para que outro acidente não ocorra. Mantenha a calma, acione o Corpo de Bombeiros (193) ou o SAMU (192) e jamais toque na vítima.
Já em caso de equipamentos energizados, recomenda-se o desligamento imediato do disjuntor. Quando a fonte de alimentação do choque elétrico se tratar de fios da rede de distribuição de energia, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento da Equatorial Maranhão pelo número 116.