Faene destaca ações positivas em 2023 e prospecta novas conquistas em 2024

Ricardo Carreira diz que Faene continuará no ritmo de oferta de cursos da modernidade em diversas áreas

São Luís – A Faculdade de Negócios Faene encerrou 2023 com muitas ações positivas, principalmente porque foi o ano comemorativo às suas duas décadas de história. Foi um grande salto, saindo de uma empresa de consultoria e treinamento para uma faculdade consolidada, sempre formando, principalmente, gestores e executivos.

No ano que ficou para trás, a instituição retomou seu processo de expansão, participando, também, de grandes eventos, como foi o caso da Feira de Transporte Intermodal e Logística do Centroeste, realizada em Goiás, bem como o lançamento de novos cursos de MBA, a exemplo de Logística e Supply Chain, também em Goiás. A instituição também realizou vários eventos, sendo um deles o workshop sobre atendimento e vendas.

A Faene também lançou curso voltado para formação de tutores para autismo, TDAH e outras síndromes. O ponto alto, no entanto, foi o lançamento de dois grandes cursos, tais sejam, o Curso de Gestão do Novo Fundeb, voltado para gestores públicos, cuja segunda turma será aberta este ano, e o MBA Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem, que já é um sucesso absoluto, com muita gente da área buscando aperfeiçoamento.

“Nós sempre buscarmos destacar a Faene lançando mão das tecnologias para suporte às aulas e trabalhando nos formatos presenciais e on-line de forma simultânea. O aluno se sente mais participativo. O ambiente on-line vai para o presencial e há uma interação bastante produtiva”, destacou Ricardo Carreira, diretor de Negócios da Faene.

Segundo Carreira, neste ano de 2024 acontece a retomada em si do ritmo normal do Brasil, inclusive do ponto de vista dos investimentos em educação.

“Por isso, nós estamos observando uma maior procura por cursos de graduação e pós-graduação. As pessoas perceberam que o mercado está altamente competitivo e que precisam investir em qualificação. Por isso, vamos continuar com esse ritmo de oferta de cursos da modernidade em diversas áreas, a exemplo das áreas de tecnologia da informação, logística e projetos. Também estamos apostando nas mentorias, com a criação do Núcleo de Mentoria, onde, inicialmente, começaremos com mentoria de desenvolvimento de carreiras, com grupos de, no máximo, cinco pessoas”, finalizou Ricardo Carreira.

Prefeito e primeira-dama de Codó são vítimas de fake news

Prefeito de Codó e primeira-dama são vítimas de fake news

São Luís – Circula pela Internet um vídeo montagem onde a primeira-dama de Codó, D. Irene Neres, supostamente estaria dando um “flagra” no Dr. Zé Francisco, prefeito de Codó, em um motel da cidade.

O vídeo teria sido gravado a partir da garagem de um quarto ao lado, reproduzindo trechos inaldíveis de uma suposta discussão entre um casal. Os vultos no vídeo também não deixam claro quem são de fato os personagens.

O simples fato de dizer que ali estão o prefeito e a primeira dama, duas figuras públicas, já mexe com a imaginação de quem assiste o vídeo, fazendo com que as pessoas acabem por compartilhar.

É cada vez mais comum montagens como esta, com o intuito de denegrir a imagem de terceiros. Principalmente no período pré-eleitoral.

Hoje, com os inúmeros recursos tecnológicos disponíveis nos celulares modernos, incluindo inteligência artificial, fica fácil para qualquer um produzir um vídeo fake.

O prefeito Dr. Zé Francisco repudiou o ataque com fake news e disse que tomará todas as medidas cabíveis para punir os responsáveis. “Essa é uma tentativa covarde de prejudicar a minha imagem e a da minha família”, afirmou.

O vídeo será investigado pela 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O prefeito Dr. Zé Francisco acredita que a fake news é fruto de uma série de ataques que ele vem sofrendo por parte da oposição no período de pré-campanha.

A assessoria jurídica do prefeito Dr. Zé Francisco já está tomando as providências necessárias para identificar e punir os responsáveis pela fake news.

Casos como este servem de alerta à população, uma vez que qualquer um está sujeito a este tipo de ataque.

Tese de Doutorado apresenta alternativa ao tratamento da endometriose

Isabella Bastos Jacome de Souza conquistou título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com tese inovadora que apresenta alternativa ao tratamento da endometriose

São Luís – A professora Isabela Bastos Jacome de Souza, ex–aluna e atual docente do Curso de Enfermagem do CEST, conquistou o título de Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão com a tese intitulada “Efeitos da talidomida no tratamento da endometriose experimental em ratas”.

A tese apresenta uma perspectiva inovadora no tratamento de uma das doenças que mais afetam mulheres em idade reprodutiva: a endometriose, caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora do útero, e que é uma condição dolorosa e muitas vezes debilitante, afetando a qualidade de vida de milhões de mulheres em todo o mundo.

Trata- se de uma doença crônica associada à dor pélvica e diversas estratégias têm sido pesquisadas para o controle da dor, como a utilização de substâncias anti-inflamatórias. Nesta perspectiva, a talidomida surge como opção no controle álgico por sua propriedade imunomoduladora utilizada no tratamento de diversas condições clínicas.

O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito analgésico e anti-inflamatório da talidomida no tratamento de endometriose experimental. Foram utilizadas 36 ratas da linhagem Wistar e separadas aleatoriamente em seis grupos.

A pesquisadora realizou testes comportamentais para avaliação da dor, avaliação dos níveis séricos das citocinas, aferições dos volumes dos implantes antes e ao final do protocolo de tratamento e estudo histopatológico das áreas de implante.

Foi possível constatar que a talidomida teve uma ação analgésica, anti-inflamatória e reduziu o tamanho dos implantes, mais expressiva com doses a partir de 50mg/kg/dia, podendo ser sugerida como uma opção no tratamento da dor da endometriose.

Graduada em Enfermagem pela Faculdade CEST, professora das disciplinas Enfermagem em Saúde Coletiva e Doenças Transmissíveis, do Curso de Enfermagem, Isabela Bastos também é enfermeira da Estratégia Saúde da Família pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima