São Luís – O ano de 2023 foi de muito avanço para o sistema de transporte público em São Luís. A conclusão é de Paulo Pires, diretor executivo do SET São Luís.
“Esse foi um ano que conseguimos oferecer mais agilidade e conforto ao nosso passageiro, principalmente pela implantação do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que integrou os ônibus urbanos e semiurbanos da capital maranhense com mais segurança e tecnologia”, afirmou.
Em setembro, por exemplo, mais de 70 novos ônibus foram colocados à disposição do sistema de transporte coletivo e assim a oferta de serviço foi ampliada com mais qualidade à população. A previsão é que 100 novos ônibus devem ser acrescidos à frota logo no início de 2024, o que representa um compromisso de renovação da frota da nossa cidade e consequentemente de oferta de serviço de transporte público de qualidade à população.
“É um grande avanço, vez que o setor de transporte enfrentou uma grave crise como outros setores em razão da pandemia ocasionada pela Covid 19, que de certa forma atrasou o calendário de inovações previstas para a área, mas que agora começa a dar sinais de recuperação”, informa Paulo Pires.
A frota, que contava com 715 veículos, passou para 786 e com a informação de novas entregas, passará para mais de 800 veículos em operação.
Modernidade
Os novos ônibus já estão circulando por toda a cidade, inclusos zona rural e região metropolitana; além de ar-condicionado, os veículos estão adaptados com elevadores para uso de pessoas com deficiência e possuem três portas, que facilitam o embarque e desembarque de passageiros, principalmente nos Terminais de Integração.
Também possuem uma nova tecnologia de motorização, que possui emissão muito mais baixa. Dos novos veículos, 20 deles contam com entrada USB para recarga de smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Tanto esses veículos como os demais que serão entregues também já estão adaptados para os validadores do novo sistema da bilhetagem eletrônica, ofertando as facilidades de pagamento que já estão sendo implantadas.
Novo sistema
A implantação de todo o Sistema de bilhetagem eletrônica vem fazendo a substituição de todos os validadores existentes nas catracas dos coletivos urbanos e semiurbanos da região metropolitana de São Luís; a troca dos cartões de transporte (gratuidades, estudantes e vale transporte) pelos novos modelos; e inserção gradativa de outras formas de compra de créditos de passagem, que incluem Pix, Carteira Digital e pagamento com QR Code.
Nos moldes que vem sendo implantada em diversas capitais do País, a Bilhetagem Eletrônica é um grande avanço para o Sistema de Transporte Público de São Luís, pois é composto por equipamentos e softwares projetados para prover segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos processos relacionados ao fluxo de crédito. Essa total segurança nas etapas de gerenciamento dos créditos eletrônicos é um ponto fundamental, que passa por todos os processos de distribuição até a utilização pelo usuário. Um controle que garante ainda transparência e praticidade.
Esta praticidade também pode ser traduzida em redução do problema do troco para o usuário, com novas opções de pagamento das passagens, a exemplo da Carteira Digital, Pix e QR Code, que podem ser acessados via celular. Com isso, vemos a redução da quantidade de dinheiro nos ônibus, diminuição do risco de assaltos, e consequente redução do tempo de embarque. É importante ressaltar que com dados extraídos do novo Sistema de Bilhetagem será possível conhecer as demandas e planejar melhor a oferta do serviço.