São Luís – Os empresários do agronegócio maranhense se reuniram para a premiação da etapa regional do Circuito Nelore de Qualidade, sediado pelo frigorífico Fribal, na cidade de Imperatriz.
O evento, organizado pela Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em parceria com Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, reconheceu pecuaristas que produzem animais com excelência e buscam melhoria contínua de padronização da raça, para que ela se mantenha relevante e competitiva no mercado nacional.
A cerimônia de entrega da premiação reuniu autoridades, pecuaristas, presidentes de sindicatos e do gerente executivo da ACNB, André Locateli. A noite foi aberta pelo presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco de Oliveira, que destacou a importância do evento e o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão. Segundo ele, o Circuito representa um marco histórico na pecuária e indústria frigorífica do estado.
“Durante esses dias, tivemos a oportunidade de colaborar com o mapeamento do perfil de carcaças de animais de diferentes localidades do Maranhão, contribuindo com uma eficaz ferramenta de avaliação para os pecuaristas que buscam melhoria contínua de padronização da raça e consequente qualidade superior da carne Nelore, para que ela se torne cada vez mais valorizada”, destacou.
A premiação aconteceu após o abate técnico de bovinos, que avaliou a qualidade dos lotes em diferentes categorias. Foram avaliados 1.009 bovinos de 12 criadores maranhenses.
A medalha de ouro, na categoria melhor lote de carcaças macho, ficou com o CFSO Agropecuária, da cidade de Campestre no Maranhão, enquanto a medalha de prata ficou com a Fazenda Reunidas Chaparral, de Imperatriz. Já a medalha de bronze, foi para a Fazenda Santa Helena, da cidade de Açailândia.