São Luís – O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH/MA), Armando Ferreira, que também é o gerente do Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d’Areia, reuniu-se, nesta terça-feira (7), com o diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo André Carreira, e a superintendente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Mary Silva.
O objetivo da reunião foi definir parcerias entre as entidades e a instituição visando ao crescimento dos setores de gastronomia, eventos e hospedagem por meio da capacitação dos profissionais dessas áreas. A parceria foi firmada para estimular a adesão ao novo MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, lançado pela Faene em associação com o Hotel Blue Tree.
Segundo Armando Ferreira, ficou acertado que os associados da ABIH-MA e da Sehama terão desconto de 30% no valor do curso.
“Essa parceria será extensiva aos pólos turísticos de Lençóis Maranhenses, Imperatriz e demais cidades da Região Sul do Maranhão”, frisou Armando Ferreira, que destacou a importância do curso para o futuro do setor no Estado.
O curso, que alia conhecimento teórico à expertise e experiência da rede de hotéis fundada pela empresária Chieko Aoki, terá duração de 20 meses. O corpo docente inclui professores convidados dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. As aulas teóricas acontecem na sede da Faene, no bairro angelim, e as práticas, por sua vez, no Blue Tree Hotel, no Calhau.
A ideia surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. “Nós percebemos uma movimentação muito grande do segmento gastronômico, de eventos e hotelaria após a pandemia, quando a vida estava voltando ao normal e era preciso reaquecer a economia. O resultado foi a abertura de inúmeros empreendimentos, principalmente de pequeno e médio porte. No entanto, concluímos que ainda falta mão de obra qualificada local. Por isso, esse curso é extremamente importante para esse mercado”, frisou Ricardo André Carreira.