Armando Ferreira discute parcerias para crescimento do setor de gastronomia, eventos e hospedagem

Armando Ferreira com a superintendente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Mary Silva, e o diretor da Faene, Ricardo Carreira

São Luís – O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH/MA), Armando Ferreira, que também é o gerente do Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d’Areia, reuniu-se, nesta terça-feira (7), com o diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo André Carreira, e a superintendente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (Sehama), Mary Silva.

O objetivo da reunião foi definir parcerias entre as entidades e a instituição visando ao crescimento dos setores de gastronomia, eventos e hospedagem por meio da capacitação dos profissionais dessas áreas. A parceria foi firmada para estimular a adesão ao novo MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem’, lançado pela Faene em associação com o Hotel Blue Tree.

Segundo Armando Ferreira, ficou acertado que os associados da ABIH-MA e da Sehama terão desconto de 30% no valor do curso.

“Essa parceria será extensiva aos pólos turísticos de Lençóis Maranhenses, Imperatriz e demais cidades da Região Sul do Maranhão”, frisou Armando Ferreira, que destacou a importância do curso para o futuro do setor no Estado.

O curso, que alia conhecimento teórico à expertise e experiência da rede de hotéis fundada pela empresária Chieko Aoki, terá duração de 20 meses. O corpo docente inclui professores convidados dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco. As aulas teóricas acontecem na sede da Faene, no bairro angelim, e as práticas, por sua vez, no Blue Tree Hotel, no Calhau.

A ideia surgiu após o aquecimento do setor, o que ocorreu com o enfraquecimento da pandemia do novo coronavírus. “Nós percebemos uma movimentação muito grande do segmento gastronômico, de eventos e hotelaria após a pandemia, quando a vida estava voltando ao normal e era preciso reaquecer a economia. O resultado foi a abertura de inúmeros empreendimentos, principalmente de pequeno e médio porte. No entanto, concluímos que ainda falta mão de obra qualificada local. Por isso, esse curso é extremamente importante para esse mercado”, frisou Ricardo André Carreira.

Festa da Música no Maranhão chega à quinta edição com show especial de Alcione

Alcione fará show no FMM

São Luís – A organização da Festa da Música no Maranhão – FMM divulgou a programação completa para a edição de 2023, que acontece nos dias 14, 16 e 17 de novembro. O evento já se tornou um dos projetos mais representativos do segmento no estado, valorizando os artistas, a diversidade de ritmos e gêneros que integram o ‘ecossistema musical’ maranhense.

A iniciativa surgiu em 2019 e acontece em edições anuais. Oficinas, noite do Prêmio Papete e shows para o público, fazem parte da programação do projeto, que devolve o protagonismo local aos artistas, cantores e músicos, e ainda estabelece uma conexão com a cena nacional da música.

Como destaque no line-up do evento, dia 17 de novembro, na Concha Acústica Reynaldo Faray, a cantora Alcione, homenageada especial na edição passada do evento em 2022, fará um show exclusivo acompanhada da FMM Orquestra, sob a direção e arranjos do maestro Zé Américo Bastos.

No show, clássicos de compositores maranhenses, gravados pela artista, a exemplo de “Boi de Lágrimas” e “Namorada do Sol”, além de sucessos marcantes dos 50 anos de carreira, como “A Loba”, “Estranha Loucura” e “Não Deixa o Samba Morrer”.

Antes, o público irá conferir um show exclusivo da FMM Orquestra, com Josias Sobrinho, homenageado nesta edição, Erasmo Dibell, Mano Borges, Andrezinho do Acordeon, Nubia, Gabriela Marques, Sandra Duailibe, Regiane Araújo e Emmanuel Ferraro.

O show traz um recorte musical com artistas de diferentes gerações e releitura de clássicos de Josias Sobrinho, a exemplo de “Engenho de Flores”, “Catirina”, “Dente de Ouro” e “Terra de Noel”, passeando por “Filhos da Precisão” de Erasmo Dibell, “Você é Tudo” de Mano Borges, até “Me Levo” de Regiane Araújo. Os arranjos e direção tem a assinatura musical de Israel Dantas.

Para encerrar a noite, o músico George Israel, ex-Kid Abelha, compositor de hits clássicos do rock nacional, apresentará o “Baile do George”. No show, George canta, toca violão e, claro, sax – sua marca registrada, fazendo todo mundo dançar e cantar junto, num passeio musical por canções do Kid Abelha, Cazuza, Tim Maia, Jorge Benjor, Paralamas, Barão Vermelho e muito mais.

Relembrando grandes sucessos da carreira, que vão de parcerias icônicas com nomes como Cazuza e Gal Costa, além de faixas eternizadas por sua banda de origem, o artista comemora 4 décadas de carreira no enceramento da Festa da Música no Maranhão, fazendo com um grande baile na área externa da Concha Acústica da Lagoa.

A programação terá início às 19h30, com o show Yorukà com Isaías Alves Quinteto. O show é resultado da junção da força ancestral que corre nas veias do artista em fusão com gêneros da rítmica maranhense aos estilos do jazz, através das conexões musicais da bateria com a percussão, elementos artesanais e eletrônicos de Isaías Alves, unidos às elaborações melódicas de Sara Byancci no sax e flauta, às texturas harmônicas de Carlos Ernane na guitarra, às linhas pulsantes do baixo acústico de Emílio Furtado e ao virtuosismo de Andrezinho no piano sintetizador e acordeon.

A FMM23 realizará campanha solidária de arrecadação de alimentos com a troca de 2kg de alimentos não perecíveis pela pulseira de acesso a área interna da Concha. A troca acontecerá dia 17 de novembro, a partir das 15h, no mesmo local do evento. Os alimentos serão destinados às famílias carentes da Comunidade do Tamancão.

Semeando talentos

Somada à programação da Concha Acústica, a consagração da música no Maranhão será marcada com a destinação do legado cultural do estado a estudantes moradores da comunidade do Sítio do Tamancão e áreas adjacentes, por meio de duas atividades promovidas pela organização da FMM.

O viés sociocultural da Festa envolverá a oficina “A percussão maranhense e sua transposição”, que será ministrada pelo percussionista e educador, Isaías Alves. A segunda oficina será “Arte e Música em toda parte”, ministrada pela arte-educadora, Vitória Rodrigues. As atividades acontecerão na U. V. Estaleiro Escola, no dia 14 de novembro e contemplará estudantes do Iema Pleno Tamancão.

Prêmio Papete 2023 – Relevância a Josias Sobrinho

O “Prêmio Papete” expressa a valorização e o resgate da memória musical do estado, inserido na programação da Festa da Música no Maranhão. Este ano, a premiação acontecerá no dia 16 de novembro, a partir das 20h, na Vila Realle para convidados e imprensa. Sem caráter competitivo, a finalidade da premiação é reconhecer a contribuição dos artistas, tendo como referência o cantor, compositor e percussionista da cidade de Bacabal, “Papete”.

Papete foi um pioneiro da música e da cultura popular no Maranhão e que tem o seu trabalho reverenciado no cenário musical. A premiação destaca uma conexão com a cena atual da música brasileira, reiterando não só o trabalho de novos artistas, grupos e banda, como projetos e iniciativas de valorização e fomento da música no Maranhão.

Em 2023, serão mais de 30 homenageados que receberão o mérito cultural, entre eles, o penalvense, cantor, compositor e violonista, Josias Sobrinho, que celebra 50 anos de carreira com importante legado e contribuição à música e a cultura do Maranhão. A estatueta da premiação é uma obra de arte assinada pelo artista plástico maranhense, Eduardo Sereno. Na curadoria do prêmio estão: Zé Américo Bastos, maestro, arranjador e acordeonista; e os jornalistas, radialistas e pesquisadores musicais Gilberto Mineiro e Pedro Sobrinho.

“Seria impossível não reverenciar os mais de 50 anos de carreira de Josias Sobrinho, por todo seu legado musical, e a importante contribuição na obra de Papete e no próprio Prêmio. Por isso, decidimos dedicar a ele esse reconhecimento mais do que merecido, já que esse Prêmio possui as essências do mérito e da homenagem a quem faz tanta diferença no cenário musical inspirado na nossa cultura”, afirma Emanuel Jesus, músico e idealizador da FMM.

Para o homenageado, “A Festa da Música no Maranhão, em todas as cinco edições, vem cumprido um papel de real importância para a produção de música no estado. Memória, permanência e continuidade formam o acorde perfeito da base civilizatória que a música lança sobre os destinos das sociedades ao longo dos tempos”, analisou Josias.

Além de Josias Sobrinho, entre os homenageados desse ano, destacamos alguns nomes, a exemplo de Mano Borges, Grupo Afrôs, Instrumental Pixinguinha, Sandra Duailibe, Lena Garcia, Anastácia Lia, Andrezinho do Acordeon, Roberto Ricci e projeto “Choro, Samba e outras Bossas”, e in memoriam, Celso Borges, João Carlos Nazareth e mestre Abel.

O evento se expande da musicalidade a outras experiências culturais, onde proporciona uma união de sentidos entre o público, produção e arte. Emanuel Jesus, joga luz na temática e destaca sobre a via de conexão que integra artistas e o público em prol da valorização e fomento da cadeia produtiva da música no Maranhão.

“É uma imensa honra celebrar a 5ª edição da Festa da Música no Maranhão, com a nossa grande Marrom e tantos talentosos músicos e artistas. Para além de um projeto de festival, a FMM se tornou um movimento que envolve muita gente e muita coisa. Trazemos um propósito maior, que é resgatar a identidade e autoestima do setor musical no estado, e alcançar pessoas através da música. A música é um instrumento de transformação. Esse ano vamos celebrar ainda mais a diversidade e a força da nossa música, nessa Festa que cresce a cada dia”, concluiu Emanuel Jesus.

A FMM23 conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Equatorial Maranhão, Grupo Mirante e Cervejaria Dona. A realização é da Interart Produção Criativa e Ministério da Cultura.

Urologista ministrará palestra sobre câncer de próstata no Hospital do Servidor

Antonio Minervino é urologista do HSE / HSLZ e titular da Sociedade Brasileira de Urologia

São Luís – Nesta quarta-feira (8), às 9h, no auditório do Hospital do Servidor, será ministrada a palestra “Saúde do Homem”, seguida de roda de conversa para colaboradores, a ser conduzida pelo médico Antonio Minervino, urologista do HSE / HSLZ e titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

Ele vai tirar dúvidas, apresentar as principais informações sobre a doença, tais como sintomas, detecção e tratamento, além de falar sobre os preconceitos que envolvem o câncer de próstata e que muitas vezes impedem que homens tenham uma vida mais saudável e mais longeva, por pura falta de informação.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, superado apenas pelo câncer de pele não melanoma. Segundo dados recentes, um em cada 9 homens será diagnosticado com a doença durante a vida. No entanto, quando detectado precocemente, as chances de tratamento bem-sucedido são altas.

No Hospital do Servidor Estadual, mais conhecido como HSE / HSLZ, voltado para assistência aos servidores estaduais associados ao FUNBEN, foi dada a largada para as ações do ‘Novembro Azul’.

A campanha objetiva conscientizar o público masculino sobre a prevenção do câncer de próstata, doença que na maioria das vezes se instala sem sintomas nos estágios iniciais. Por isso, é tão recomendado o exame preventivo da próstata, a partir dos 45 anos para alguns perfis, e de forma anual para todos os homens com 50 anos ou mais.

O ‘Novembro Azul’ no HSE / HSLZ iniciou como uma dinâmica educativa e interativa, que percorreu diversos setores do hospital, abordando colaboradores, pacientes e acompanhantes. De forma lúdica, foram abordados preconceitos e mitos que envolvem a doença, como forma de sensibilização, em um verdadeiro chamado à mudança comportamental.

Circuito Nelore de Qualidade chega ao Maranhão com etapa em Imperatriz

Fazenda São João – CFSO Agropecuária foi vendedora da etapa regional de 2022 do Circuito Nelore de Qualidade em Imperatriz

São Luís – A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) dá mais um passo rumo ao mapeamento da qualidade da carne Nelore em todo o país, desta vez com etapa maranhense, nos dias 8 e 9 de novembro, tendo como local o Frigorífico da Fribal, em Imperatriz.

O maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo é promovido pela ACNB / Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, em conjunto com a Nelore Norte, e conta com apoio da Fribal e Matsuda.

Já confirmaram presença no evento o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Victor Paulo Silva Miranda; André Locatelli, Diretor Técnico da ACNB; Ramon Arraes, Pres. do Sindicato Rural de Bacabal e Afonso Danda, Pres. do Sindicato Rural de Imperatriz.

O Circuito Nelore de Qualidade tem como objetivo principal integrar a cadeia produtiva, promover a troca de informações e permitir que o produtor avalie sua produção além da porteira de sua propriedade.

A avaliação das carcaças de bovinos é uma ferramenta para conhecer a qualidade da carne produzida pela raça Nelore na região. E serve como ferramenta de avaliação de técnicas, tecnologias e materiais genéticos empregados na produção, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária regional e nacional.

Ao final de dois dias de avaliações realizadas por técnicos da ACNB, serão conhecidos os melhores lotes de bois a pasto e confinados, que concorrerão ao campeonato nacional. E vale lembrar que, em 2022, a fazenda São João – CFSO Agropecuária (Grupo Fribal) foi a grande vencedora do circuito de Imperatriz foi a grande vencedora do circuito de Imperatriz.

Diretor da Faene ministrará palestra na Expo Indústria Maranhão 2023

FAENE - Faculdade de Negócios | Graduação
Ricardo Carreira abordará o tema “Desafios e Oportunidades em um cenário de inovação na área hoteleira”

São Luís – “Desafios e Oportunidades em um cenário de inovação na área hoteleira” é o tema da palestra a ser ministrada pelo diretor de Negócios da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira, durante a Expo Indústria.

O evento começa nesta quinta-feira, no Multicenter Sebrae, e a palestra de Ricardo Carreira será ministrada no sábado, às 19h30.

Carreira, que atendeu a um convite da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-MA) para participar do evento, é professor da Universidade Federal do Maranhão, doutorando em Negócios, mestre em Gestão Empresarial e coordenador da pós-graduação em Gastronomia Hotelaria e Eventos da Faene.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima