Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.
São Luís – O Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol) será palco de um esperado evento na noite desta quinta-feira (30). É que o Solange Costa Studio de Dança apresentará o espetáculo “As Filhas do Mercador”, às 20h.
O espetáculo terá como convidada de honra a bailarina internacional Ju Marconato, direto de São Paulo, que vem especialmente para a produção maranhense.
Marconato atua como uma das maiores divulgadoras e representantes da dança do ventre no Brasil e no mundo. Seu trabalho é associado à qualidade e profissionalismo, com uma abordagem terapêutica e didática única, envolvendo técnica e desenvolvimento pessoal.
O musical “As Filhas do Mercador” tem direção e produção da própria Solange Costa, uma das mais conceituadas professoras de dança do ventre do Brasil e com forte atuação no Maranhão.
São Luís – A apresentadora maranhense Madalena Nobre promoveu mais uma edição do Prêmio Nobre. Foi durante evento realizado no dia 26 de outubro, nos salões do Espaço Residencial, no bairro Cohama.
A iniciativa superou as expectativas, uma vez que todos foram unânimes em reconhecer que a festa foi a mais bonita e elegante da história do prêmio.
Figuras badaladas da sociedade cruzaram o grande salão em direção ao palco especialmente para serem reconhecidas e aplaudidas pelo trabalho que realizam em suas respectivas áreas de atuação.
Profissionais de diferentes nichos e empresas dos mais variados setores receberam um lindo troféu das mãos da apresentadora da Rede TV. Ao todo, 47 personalidades foram selecionadas pelo programa e pisaram no tapete vermelho.
Além da premiação em si, a solenidade do Prêmio Nobre foi marcada por shows musicais, números de dança e desfiles de moda nas categorias ‘trajes de festa’ e ‘noivas’, aos cuidados do Ateliê Azevedo, que também assinou os figurinos da anfitriã.
Madalena Nobre aproveitou a noite festiva para apresentar a quarta edição da Revista Nobre, que traz os melhores momentos da edição do ano passado.
Vale ressaltar que o Programa Nobre é assistido semanalmente por mais de 8 milhões de telespectadores, por meio da Rede TV São Luís, TV Difusora de Santa Inês e em mais de 80 países pela Amazon Sat.
São Luís – Casar para muitos noivos é um sonho especial, com direito a uma festa inesquecível para marcar esse grande dia, mas que com a economia em crise, fica cada vez mais inacessível para muitos, por conta do orçamento final de uma festa que, em média, reúne mais de 200 pessoas e cujos preços podem ultrapassar facilmente o valor de um carro 0 Km ou de um apartamento de dois quartos em área nobre da cidade, dependendo do luxo e dos fornecedores dos mais diversos serviços escolhidos pelo casal.
E o pior para muitos, é que, além de ter que arcar com uma despesa enorme na produção da festa; os noivos muitas vezes confessam que não conseguiram curtir tanto o evento; pois passam quase o tempo todo se deslocando nos salões para cumprimentar todos os convidados e posar para fotos com mais de 200, 300 ou até mesmo 600 convidados. Haja disposição, e o que era para ser celebração, vira maratona! E nada seguro, pois aglomerações ainda devem ser evitadas para conter a pandemia.
Mas ao contrário desse modelo de festa grande, muitos países da Europa e Estados Unidos sempre adotaram com sucesso o formato de mini-weddings, ou seja, cerimônias mais restritas, para, em média 60, a, no máximo, 100 convidados; e com uma proposta mais intimista e mais requintada. E na qual os noivos podem ter tempo para desfrutarem também de toda a festa, lado a lado com as pessoas mais queridas de suas família, amigos e colegas de trabalho. E nesse momento pós-pandemia o formato se consolidou como o ideal, pois evita aglomerações e reúne todas as vantagens já citadas. Em suma, trata-se de um formato de casamento mais seguro para os tempos atuais, e o melhor, com garantia de muita curtição pelos noivos e seus convidados.
A dica para acertar em cheio nessa proposta e ainda economizar, é garantir um ambiente aconchegante, no qual o serviço de buffet – comida, bebida e atendimento seja impecáveis – assim como um local charmoso e que vai dispensar uma decoração muito grande. Como a Villa do Vinho Bistrô, restaurante localizado no Andreazza Center, na Cohama, e que foi o precursor dessa proposta de mini-wedding em São Luís.
A Vila do Vinho é comandado pelo empresário Werther Bandeira que teve a ideia de apostar nesse nicho de evento, e literalmente lançou um formato muito usado na Europa, por exemplo, e que veio para ficar aqui também. Ele que já fornecia itens de bebidas – vinhos, espumantes e uísques para casamentos e aniversários, e mesas de antepastos – frios, queijos e entradas para as mais diversas festas da cidade; sempre ouvia dos clientes noivos que, no dia da sua boda, gostariam de ter um jantar tão requintado e saboroso para seus convidados, como o menu que encontravam na Villa.
“Tivemos a ideia de oferecer o nosso espaço desde 2017, de forma exclusiva e fechada para os noivos receberam seus convidados da maneira que quiserem, mexendo ou não na nossa decoração; e desfrutando do nosso ambiente que já é aconchegante, além de já contar no mesmo local com uma equipe afinada de competentes garçons e um menu contemporâneo que sempre arranca elogios; bebidas das melhores marcas e safras e podendo customizar a música de sua preferência, com cantor ao vivo ou DJ. Bem no estilo do que vimos em filmes e no que os americanos gostam muito. Assim, formatamos essa proposta e logo tivemos muitas adesões. E o melhor de tudo, com noivos realmente curtindo seu evento”, explica Werther Bandeira.
Logo depois que lançou essa proposta, a agenda da casa já lotava de casais interessados nesse formato. Além de mais barato, o mesmo tem até mais charme que uma festa grande, pois os itens de bebida e comida servidos são mais refinados por ser para um menor número de convidados; com um serviço mais personalizado também e acima de tudo, em uma festa mais intimista. Outra opção para os noivos é a realização do Pré-Wedding Dinner, ou no bom português, um jantar para padrinhos e madrinhas antes do casamento. Bem mais prático para reunir todos e fazer a entrega dos kits com lembranças dos noivos e ainda fazer muito fotos e celebrar em pettit comitê.
Mas se engana quem pensa que a Villa é palco só de casamentos. O restaurante de Werther Bandeira é sempre endereço de festas de aniversários, de crianças, 15 anos, adultos e idosos. É também point de pedidos de noivado ou de casamento, e para isso, é possível reservar gratuitamente o charmoso espaço da adega da casa, que comporta até 10 pessoas. O local é muito procurado também para festas de formaturas e eventos corporativos de todos os tipos.
E para facilitar ainda mais a produção desses eventos, a Villa do Vinho Bistrô oferece consultoria gratuita de sommelier para auxílio na escolha das quantidades e tipos de bebidas; opções de menu com preços diferenciados, além de venda de bebidas em consignação, ou seja, o cliente só pagará o que de fato for consumido na festa, podendo devolver o excedente reservado. E mais, entre as novidades de 2023, estão a opção de produção da decoração completa da festa por conta da Villa, que também acabou de inaugurar seu segundo salão, anexo ao restaurante, perfeito para eventos corporativos e festas sociais.
“Nosso propósito é criar as condições perfeitas para as pessoas cultivarem memórias felizes na Villa do Vinho Bistrô. Queremos fazer parte da vida dos clientes, recebendo as pessoas aqui em todas as datas importantes de suas vidas. Com preços justos, consultoria gratuita na produção, facilidade de pagamento e serviço confiável e profissional; é isso que oferecemos aos clientes e que tem feito a Villa se consolidar como um grande palco de momentos felizes” declarou Werther Bandeira, empresário e proprietário da casa.
São Luís – Nos dias 15 e 16 de dezembro, São Luís receberá a segunda edição do Festival de Natal Equatorial, com shows gratuitos, sempre a partir das 19h, na Praça Maria Aragão, no centro da capital maranhense.
O projeto faz parte das celebrações de fim de ano da empresa que mais uma vez presenteia a população com apresentações de grandes nomes da MPB. Na programação, os cantores e compositores Seu Jorge e Vitor Kley, as cantoras Maria Gadú e Flávia Bittencourt, com vários artistas maranhenses e do tradicional Coral São João, reafirmando o compromisso da empresa em apoiar a cultura do Maranhão.
No primeiro dia do festival, sábado, 15 de dezembro, a grande noite inicia com o Coral São João, que tem mais de 45 anos de história e apresentará o concerto de Natal. Em seguida, quem chega é o gaúcho e eterno romântico Vitor Kley, com sucessos como “O Sol”, “Morena” e “A Tal Canção pra Lua”. Depois, Seu Jorge sobe ao palco, com seu timbre de voz marcante.
O músico, que comemora 23 bem-sucedidos anos de carreira como cantor, compositor e multi-instrumentista de MPB, R&B, samba e soul, traz um repertório de hits como “Burguesinha” e “Amiga da Minha Mulher”.
No sábado, 16 de dezembro, quem abre os trabalhos é a Orquestra Big Band, da Escola de Música do Maranhão. Depois a noite é das mulheres e a primeira a subir ao palco é a cantora maranhense Flávia Bittencourt, que apresenta suas composições “Roseira”, “Terra de Noel” e “Vazio”, e traz como convidadas as cantoras Emanuele Paz e Enme Paixão, além da artista indígena Djuena Tikuna. E, para encerrar a segunda edição do Festival Natal Equatorial, a cantora e compositora Maria Gadú apresenta o show de sua turnê ‘Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor’, do recém-lançado quarto álbum de estúdio.
O Festival de Natal é patrocinado pela Equatorial Maranhão por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de São Luís, tendo sua curadoria pelo Rafaello Ramundo, da Novo Traço, uma das principais empresas de produção cultural do País. Para Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, esse é um momento de celebrar a família e a solidariedade. “Temos muito orgulho de encerrar o ano levando alegria, boas energias e solidariedade para as famílias num evento gratuíto e inclusivo. Celebrar esse evento de natal é algo que fomenta a economia criativa e a geração de emprego, valorizando a cultura e os artistas em prol da responsabilidade social.” ressalta o presidente. Sobre a Equatorial Maranhão Com atuação em todo o estado, a Equatorial Maranhão trabalha muito além da distribuição de energia. Dentre as suas ações de responsabilidade socioambiental, o apoio à cultura faz parte dos investimentos da empresa, por acreditar e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social. A empresa é propulsora do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das pessoas, por um futuro melhor. A empresa pertence ao Grupo Equatorial, o terceiro maior grupo de energia do Brasil. Sobre Novo Traço Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do Festival Natal Equatorial, a agência também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, TIM Music Rio, Prudential Concerts, entre outros.
São Luís – O Dia Nacional do Samba (2 de dezembro) será comemorado em grande estilo em São Luís. No próximo domingo, dia 3 de dezembro, o Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico, receberá o Quinteto S.A, um grupo referência em Santa Catarina.
A programação incluirá, ainda, os grupos Argumento, Samba de Reis e Feijoada Completa, além do DJ Arsênio Filho. Ingressos disponíveis na Bilheteria Digital.
A proposta do Quinteto S.A, que bebe da fonte do samba de raiz, do pagode dos anos 90 e da MPB, traz no DNA essas influências, refletindo diretamente no repertório dos shows e nas composições próprias inseridas nos álbuns.
No Instagram, o grupo tem mais de 200 mil seguidores e no YouTube ultrapassa os 420 mil inscritos com a marca extraordinária de mais de 220 milhões de visualizações em diversos vídeos disponíveis na plataforma.
Versátil, moderno e criativo, o Quinteto arrasta fãs por onde passa, alegrando e embalando grandes eventos e tornando-se cada vez mais referência quando o assunto é samba e pagode.
São Luís – O Laboratório de Análises Clínicas do Maranhão / Lacmar, empresa do Grupo Mercúrio, segue crescendo e inovando. Desde 2020 tem feito investimentos robustos para oferecer aos maranhenses inovação, rapidez e precisão com alta qualidade em exames diagnósticos.
Acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), foi o primeiro laboratório no Maranhão a utilizar o sistema analítico COBAS P512 e o COBAS Pro; que aumenta o nível de qualidade dos resultados.
Na quarta-feira (22), foi lançado, em um evento voltado para médicos que aconteceu no Hospital e Maternidade Natus Lumine, o Lacmar Genômica. Trata-se da mais nova divisão do Laboratório Lacmar, que traz um novo conceito em saúde para o Estado: a medicina de alta precisão. Ela é pautada em três pilares, que objetivam, a partir da análise de DNA, identificar, predisposição a doenças, prevenção e personalização do tratamento.
Segundo o conselheiro do Grupo Mercúrio e diretor geral do Lacmar, Vinícius Braid, o propósito é convergir ciência e laboratório diagnóstico no Lacmar Genômica, especializado em exames genéticos e alicerçado nos pilares da medicina de precisão.
“Contamos com um amplo portfólio de testes genéticos para revolucionar a medicina preventiva e os diagnósticos precoces que podem salvar vidas. São mais de 4 mil exames genéticos, que abrangem diversas especialidades, tais como: oncologia, genética médica, saúde da mulher, medicina reprodutiva, pediatria, neurologia e nutrigenômica” explicou Vinícius Braid.
Estão à frente do Lacmar Genômica dois experts na área: o PhD Felipe Marques, especializado em Genética Molecular Humana, com mestrado e Doutorado pela UCB (DF) e UCLA (USA), e a PhD Elda Pereira Ávila, especializada em oncogenética, com mestrado pela UFMA, doutorado e pós-doutorado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
“Nosso corpo técnico é formado por profissionais altamente especializados, que atuam como aliados na investigação diagnóstica, oferecendo um suporte laboratorial e científico para médicos e pacientes. Acreditamos que a aproximação entre o laboratório e os consultórios médicos é a chave para se chegar a diagnósticos mais rápidos e mais precisos. E nossos profissionais atuam como verdadeiros aliados na investigação, oferecendo um suporte técnico sobre toda a interpretação”, ressaltou Vinícius Braid.
Como grande destaque do vasto portfólio do Lacmar Genômica, já está disponível em São Luis o ‘Teste da Bochechinha’, que possibilita o rastreamento de mais de 340 doenças. Muitos não sabem, mas existem várias doenças genéticas, muitas delas graves, que podem se manifestar na primeira infância. Mas se descobertas a tempo, podem ser tratáveis, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes.
O ‘Teste da Bochechinha’ é rápido e realizado por uma nova técnica de sequenciamento de DNA (Next Generation Sequencing), que consiste em uma verdadeira revolução tecnológica no campo da biologia molecular. É feito a partir de uma coleta sem dor da mucosa oral (parte interna da bochecha). Com essa amostra, é realizado o sequenciamento e mapeamento genético, que é capaz de diagnosticar a existência ou mesmo prever o surgimento de doenças genéticas que afetam diversos sistemas do organismo.
Em sua maioria, são doenças silenciosas, que podem evoluir para sintomas mais severos. Entre elas, destacam-se doenças associadas a quadros renais, endócrinos, hepáticos, gastrointestinais, pulmonares, hematológicos, surdez e oncológicos. Além dessas, são também investigadas cerca de 80 doenças associadas ao sistema imunológico. E mais: são investigadas mais de 122 doenças genéticas relacionadas aos Erros Inatos do Metabolismo, que podem se manifestar tanto na primeira infância quanto na fase adulta.
São Luís – O Congresso de Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE) está atraindo a atenção de empresários, gestores públicos, estudantes e professores. São Luís é a primeira cidade do Norte e Nordeste a sediar o evento, que teve início na segunda-feira (27) e será encerrado nesta terça (28), no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Carros, motos, patinetes, monociclos, scooters, entre outros veículos elétricos disponíveis para test drive, está atraindo a atenção, principalmente, de estudantes.
“Os veículos elétricos vieram para ficar, pois são mais eficientes, econômicos e movidos por energia limpa”, destaca Júnior Leite, da JR Voltz, um dos empresários participantes.
Um dos sucessos de público é o triciclo elétrico, veículo ideal para locomoções rápidas, pequenas entregas e serviços na área empresarial.
O triciclo elétrico pode ser carregado em tomada caseira, com custo de R$ 0,70. São 100 km de autonomia por carga a 55 km/h.
Debates
Os debates e painéis, com a presença de gestores públicos, professores universitários e pesquisadores estão definindo estratégias para que o Maranhão entre de vez na era da mobilidade elétrica, que só cresce no mercado nacional.
O evento, que já teve edições em estados como São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal, está sendo um espaço aberto para discussões sobre os desafios do setor na atualidade, cenários de investimentos e avanços obtidos.
Entre os participantes, pesquisadores do Instituto de Engenharia Elétrica (IEE) da UFMA, do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS), da Associação Brasileira do Veículo Elétrico e da MES Eventos, organizadores do evento.
Também participam empresários e gestores de instituições e empresas como Engenharia de Transportes, Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica, Vale, Equatorial Engenharia, Eletra (Tecnologia de Tração Elétrica) e Build Your Dreams.
A executiva da Ouvidoria da Equatorial, Márcia Fernandes, chamou atenção para os direitos dos consumidores. “Nós estamos ingressando em um novo momento de consumo de energia, que envolve veículos elétricos, e os consumidores precisam ter plena garantia de direitos para que seus negócios obtenham êxito”, diz.
Da área pública, a presença de gestores de diversas secretarias do Governo do Maranhão, do Porto do Itaqui e da esfera municipal.
O superintendente de Energia, Petróleo, Gás e Mineração da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (SEDEPE), engenheiro eletricista Fraga Araújo participa, nesta terça-feira (28), do painel ‘Eletromobilidade e o Hidrogênio de Carbono’.
“Os veículos elétricos têm inúmeras vantagens em termos de funcionabilidade e vieram para se consolidar como alternativa de transporte”, frisa Fraga Araújo.
O presidente do IBMS, Ricardo Guggisberg, comemora o sucesso do C-MOVE, que se consolidou como importante catalisador de conexões e negócios.
“O Maranhão está consolidado como mercado estratégico para a expansão da mobilidade elétrica com a geração de novos negócios e empregos”, afirma Ricardo Guggisberg.
Plenária
Na terça-feira (28), às 10h, será realizada plenária com o tema “Eletromobilidade e o hidrogênio de baixo carbono”. Em seguida, haverá o painel “Veículos pesados – transporte de passageiros”.
A partir das 14h, um painel destacará o tema “O impacto dos veículos elétricos na logística do Estado”. Para fechar, está prevista a plenária sobre “Infraestrutura de recarga e o impacto dela no desenvolvimento do setor na região”.
Mercado em expansão
No país, de janeiro a outubro deste ano, de acordo com dados do setor, foram comercializados 10.101 carros elétricos, enquanto em 2022 foram vendidos pouco
São Luís – Começaram a todo o vapor as aulas do inédito MBA ‘Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, uma iniciativa da Faculdade de Negócios Faene em parceria com o Hotel Blue Tree Towers.
O conteúdo começou a ser repassado esta semana pelo professor Lula Fylho, mestre em Administração, pós-graduado em Didática do Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Liderança e Gestão Pública. Lula ministrou aula no Blue Tree sobre bares, restaurantes e afins.
“Foi muito gratificante e um prazer enorme participar do ponta pé inicial desse projeto pioneiro, inovador e extremamente pertinente para o mercado de São Luís, que aspira ser uma referência nacional em turismo e tem potencial para isso. Está perto do Parque Nacional Lençóis Maranhenses, é o portão de entrada do estado e tem tudo a ver pensar no futuro qualificando as pessoas no presente. Esse é o grande diferencial dessa iniciativa. E por se tratar de um MBA, numa abordagem mais pragmática, é algo que coloca as pessoas dentro da análise dos desafios do dia a dia. Pouca teoria e muita prática. É uma troca de experiências. Parabéns à Faene”, disse o professor Lula Fylho.
As aulas terão continuidade com o professor Ricardo Carreira, que falará sobre High Perfomance Management, no dia 4 de dezembro. Depois, no dia 22 de janeiro, Rafael Libério ministará aula sobre o tema “Cozinha Brasileira e Contemporânea”.
As aulas terão continuidade com os professores Júlio César Maciel, Tania Azevedo, Anderson Myranda, Marcelo Aragão, Elane Sousa, Raphael Melo, Pâmela Saraiva e vários outros professores convidados.
São Luís – Um dos mais belos e aprazíveis hotéis de São Luís já está na contagem regressiva para saudar 2024 em grande estilo. A festa da virada no Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, será uma das mais animadas, elegantes e fartas.
Repetindo o sucesso do ano passado, o evento terá três ambientes (Espaço Pérola, Espaço Onda e Espaço Ocean) e uma seleção de animados artistas e bandas, além de show pirotécnico, segurança privada e uma bela vista para a Baía de São Marcos.
O evento será embalado por shows de Tony Guerra, Marabloco, Argumento, CDC e Bruno Shinoda. O gerente do hotel, Armando Ferreira, ressaltou que o hotel tem tradição de promover grandiosos eventos da virada, apresentando ao público uma festa com tudo o que ele tem direito.
“Há vários outros pontos a nosso favor, como a facilidade de acesso e a organização sempre marcante do projeto. Nós estamos bastante entusiasmados para viver novamente tudo o que vivemos no ano passado e que será ainda melhor. Sem dúvida alguma, será uma linda e inesquecível festa para brindarmos a chegada do novo ano”, disse Armando Ferreira.
Uma das atrações mais esperadas do Réveillon é o cantor cearense Tony Guerra, que passou oito anos como vocalista de diferentes grupos musicais, até que em 2001 decidiu criar a sua própria banda, o Forró Sacode, reunindo suas experiências e trazendo um estilo diferente de tocar forró.
Tony Guerra e sua banda forró Sacode fizeram sucessos com as músicas “Obsessão” e “Não desliga o telefone”, que contam com milhões de visualizações no YouTube. Acostumado com a recepção calorosa do público durante os diversos shows realizados mensalmente em várias cidades, o cantor acumula mais de 550 mil seguidores no Instagram.
São Luís – Contagem regressiva para o IV Ciclo de Estudos sobre Reforma Tributária (PEC 45/2019). O evento acontece na próxima quinta-feira (30), no Auditório da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB/MA), a partir das 14h.
A participação no Ciclo de Estudos valerá como 6 horas de atividades complementares para fins de crédito universitário das faculdades conveniadas.
Como palestrantes participarão os advogados tributaristas Eduardo Sabbag, Fernando Favacho, Susy Gomes Hoffmann e Thaís Laurentiis. As inscrições podem ser feitas no link: www.sympla.com.br.
O evento assinado pelo Instituto Maranhense de Estudos Tributários (IMAET) e Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) conta com o apoio da OAB-MA, ESA e Mackenzie Integridade.
O valor do investimento para estudantes é R$ 30,00 e para profissionais, R$ 130,00. Associados ao IMAET em dias terão isenção do valor da taxa de inscrição.
PROGRAMAÇÃO
Não-cumulatividade na CBS Palestrante: Thaís de Laurentiis Doutora e Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Master em Direito Econômico no Institut D Études Politiques de Paris. Ex-Conselheira do CARF.
IVA e Regimes Especiais Palestrante: Susy Gomes Hoffmann Doutora e Mestre em Direito pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Diretora de Comunicação do Instituto dos Advogados de São Paulo; coordenadora regional do IBET erm Campinas – SP (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários). e ex-conselheira do CARF.
Transação Tributária Palestrante: Eduardo de Moraes Sabbag Advogado, professor, doutor em Direito Tributário pela PUC/SP
Tributação da Propriedade após a Reforma Tributária Palestrante: Fernando Gomes Favacho Conselheiro do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Doutor e Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Coordenador do IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários em Belém/PA
Data e Horário: 30/11/2023 (quinta-feira), das 14h às 17h30 Local: Auditório da OAB-MA, Calhau Inscrições: no link www.sympla.com.br Estudantes: R$ 30,00 Profissionais: R$ 130,00 Associados IMAET em dia: isentos OBS: a participação no Ciclo de Estudos valerá como 6 horas de atividade complementar para fins de crédito universitário nas faculdades conveniadas.