SÃO LUÍS – Um projeto único e inédito no mundo reunindo educação, tradição e manutenção de saberes ancestrais, cultura e empoderamento das futuras gerações dos povos originários do Maranhão. Essa é a síntese do que visa o Instituto Tukàn com a implantação do Centro de Saberes Tenetehar, no sul do Maranhão.
Esse grandioso projeto, que pretende implantar futuramente uma universidade dentro de um território indígena, conta com patrocínio da Fribal e da Equatorial Energia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
E como todo grande sonho precisa de um primeiro passo, o cacique e liderança indígena da TI Araribóia Sílvio Santana da Silva (fundador e presidente do Instituto Tukàn) promoverá, no próximo dia 11 de outubro, às 8h, o lançamento da pedra fundamental do Centro de Saberes Tenetehar, no município Amarante do Maranhão, próximo à aldeia Lagoa Quieta.
O cacique Silvio Santana da Silva lembra que o Instituto Tukán atua em defesa da Amazônia. “E busca autonomia por meio da educação e da soberania alimentar, através do Centro de Saberes Tenetehar”.
Para a diretora executiva do Instituto Tukàn, ativista e pedagoga Fabiana Guajajara, do Povo Tenetehar Guajajara do Território Araribóia, o Instituto Tukàn está empenhado em promover educação, saúde, cultura, produção agrícola e preservação ambiental com foco na integração e autonomia dos povos indígenas. “E esse evento será uma celebração desse compromisso e um verdadeiro tesouro de conhecimento, arte e experiência”, resumiu.
A Fribal, que sempre valorizou a cultura maranhense, reforça o orgulho em participar desse projeto. “Entendemos que a cultura é um dos bens mais valiosos de um povo. Por isso, apoiamos a cultura maranhense em suas mais diferentes manifestações e vertentes. Ao tomarmos conhecimento desse grandioso e valoroso projeto do Instituto Tukán, fizemos questão de apoiar. Desejamos sucesso e temos a certeza de que, em breve, o Centro de Saberes Tenetehar atuará para multiplicar a rica cultura e os saberes ancestrais dos povos originários, em especial do povo Tenetehar Guajajara”, declarou o presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira.
Arte e Cultura
O lançamento da pedra fundamental do Centro de Saberes contará também com a exposição de fotos que ilustraram o livro “Ritos Tentehar”, dos renomados fotógrafos Taciano Brito e Meireles Jr., projeto que também contou com o patrocínio da Fribal e Equatorial Energia.
Além disso, a cantora Flávia Bittencourt fará um pocket-show, acompanhada de apresentações culturais do povo Tenetehar, numa bela demonstração da riqueza e beleza da cultura indígena local.