SÃO LUÍS – O curso de Medicina da UNDB, sob a coordenação do professor doutor Ivan Figueiredo, se destaca por reunir os mais renomados e experientes médicos em seu quadro docente, pelo rigor acadêmico e metodologias ativas, além de modernas instalações e equipamentos como simuladores com tecnologia de ponta que permitem a prática dos alunos. E mais: pelo intercâmbio permanente que mantém com os mais renomados serviços e profissionais de Medicina do país.
Nesta quinta e sexta-feira, a universidade promove sua I Jornada de Medicina (JOMED). O evento é coordenado pelo professor Cícero Newton e acontece no Hotel Blue Tree São Luís com uma ampla programação: oficinas, apresentações de trabalhos acadêmicos e palestras científicas.
A abertura terá como palestrante convidado um dos mais renomados autores da área da saúde: o médico cardiologista Celmo Celano Porto, que vai proferir a palestra magna “Semiologia para a Medicina do Século XXI”.
Celmo Celano Porto é autor de diversos livros, entre os quais um dos textos científicos mais respeitados já publicados no Brasil: Porto & Porto | Semiologia Médica, que já está em sua oitava edição. Essa obra vem contribuindo para a boa formação de várias gerações de estudantes de Medicina.
O livro é considerado um dos pilares da literatura médica, fundamental para a boa formação em Medicina, a qual tem na semiologia uma de suas mais importantes disciplinas. Outras obras de sua autoria são: Exame Clínico – Bases para a Prática Médica; Doenças do Coração – Prevenção e Tratamento; Vademecum de Clínica Médica e Clínica Médica na Prática Diária.
O cardiologista é professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. É doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro Honorário da Academia Nacional de Medicina.