Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.
SÃO LUÍS – O gerente do Rio Poty Hotel & Resort e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Armando Ferreira, participa da edição 2023 da ABAV, maior feira de turismo das Américas, desta vez realizada no Rio de Janeiro.
Ele integra um grupo de maranhenses presentes no evento, entre representantes do Sebrae/MA, Fecomércio/MA e Secretaria de Turismo/MA. A programação acontece no Rio Centro.
A abertura oficial contou com a presença de várias autoridades, como o ministro do Turismo, Celso Sabino; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o ministro de Estado de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a presidente da ABAV nacional, Magda Nassar,, entre outras autoridades.
O Maranhão participa com um atrativo estande. A estrutura inclui painéis com imagens das belezas naturais do estado.
São Luís – O Grupo Fribal está mobilizando clientes e colaboradores a se engajarem na campanha solidária “Faça uma criança feliz 2023”, que arrecadará brinquedos e livros infantis novos ou usados durante o mês de setembro.
O objetivo é tornar mais feliz o Dia das Crianças de mais de 400 alunos de três escolas comunitárias de São Luís. A doação dos brinquedos e livros acontece nas 52 lojas Fribal, Mercearia Fribal (Curva do 90) e nos cinco empórios localizados na capital. Quem desejar contribuir, pode ir a qualquer loja do Grupo Fribal e realizar a doação.
“Entendemos a importância da campanha na vida das crianças e de como os brinquedos e livros são ferramentas fundamentais na socialização e diversão. Contudo, nos atentamos para a realidade de que muitas crianças vivem em situação em vulnerabilidade”, lembra a coordenadora de Gestão de Gente da Fribal, Andrea Pichineli da Mota.
“O grande objetivo da campanha é fazer as crianças mais felizes no Dia das Crianças, em outubro, quando entregamos nas escolas os brinquedos e livros aos alunos contemplados. São todas crianças em situação de vulnerabilidade e cujas famílias não teriam condições de comprar esses brinquedos e livros. As entregas são feitas por um grupo de colaboradores voluntários da Fribal, que se reúnem com o apoio da empresa para promover uma manhã lúdica, com recreação, lanche e a entrega dos presentes às crianças. É sempre um momento emocionante, onde fazemos as crianças felizes e, também, saímos de cada ação realizados, mais humanos e tendo o nosso trabalho ressignificado pela força da solidariedade”, completou Andrea da Mota.
Os colaboradores da Fribal também se engajam fortemente na doação dos brinquedos e livros, não só convidando seus clientes a doarem, mas, também, doando pessoalmente os itens. E há uma saudável competição entre as lojas, na qual a unidade que arrecadar a maior quantidade de brinquedos e livros recebe uma premiação.
SÃO LUÍS – Alunos da Escola Modelo e do Liceu Maranhense participam, nesta sexta-feira (29), na Casa Barrica (Madre Deus), do projeto “Vivência Cultural e Educacional”, realizado pela Companhia Barrica com patrocínio da Equatorial Energia via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado. As atividades são voltadas para o saber das tradições e manifestações culturais a partir dos ciclos festivos juninos, carnavalescos e natalinos.
Os estudantes participarão de uma visita guiada pelas dependências da Casa Barrica, às 15h, e de um aulão de danças juninas e carnavalescas capitaneado por coreógrafos da companhia, às 19h. Na visita guiada, eles conhecerão os espaços onde produtores, artistas e colaboradores se debruçam o ano inteiro sobre o trabalho de criação dos espetáculos musicais que se tornaram referências de criatividade no Maranhão e ganharam o mundo em viagens internacionais.
A visita incluirá uma parada especial na exposição “Ponto de Luz”, que retrata a trajetória da Companhia Barrica desde 1985, reunindo mais de 70 elementos, incluindo indumentárias, instrumentos de percussão tradicionais, CDs, DVDs, painéis fotográficos, banners com reportagens sobre espetáculos em diversos países e lembranças (souvenirs) recebidas em viagens nacionais e internacionais.
No aulão de danças juninas e carnavalescas, por sua vez, os estudantes aprenderão as coreografias executadas nas apresentações do Boi Barrica (São João) e Bicho Terra (Carnaval), tudo ao som de uma orquestra de metais.
As atividades também serão voltadas para avaliação artística de elenco, sendo abertas a pessoas que já pleiteiam participar das temporadas carnavalesca e junina de 2024.
“A iniciativa é de extrema importância do ponto de vista da manutenção das tradições culturais maranhenses, uma vez que oportuniza a diversos estudantes um contato direto e substancial com os bastidores da criação artística maranhense”, destaca o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.
Serviço
O quê
Projeto “Vivência Cultural e Educacional”, da Companhia Barrica
SÃO LUÍS – São Luís sediará segundo o maior congresso da advocacia previdenciarista do país nos dias 29 e 30 deste mês, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae). O evento reunirá 1.300 advogados que atuam em processos administrativos e judiciais em face do INSS, além de palestrantes da área previdenciária.
O II Congresso Brasileiro de Prática Previdenciária será aberto nesta sexta-feira (29), às 10h, pelo presidente da Academia de Direito Previdenciário, advogado e professor Victor Carvalho.
Na ocasião, destacados nomes da advocacia previdenciária ministrarão 14 palestras sobre diversos temas importantes da atualidade. São eles: Victor Carvalho, Malcon Robert, Bruna Ortiz, Sergio Geromes, Greicy Mandelli, Ivan Kertzman, Gisele Paiva, Jane Berwanger, Theodoro Agostinho, Ana Paula, Yago Calado, Maura Feliciano, Júlia Batista e Rodrigo Telles.
Temas
Entre os temas a serem abordados destacam-se “Os impactos da Reforma da Previdência no valor dos benefícios”; “A importância de se fazer um Planejamento Previdenciário”; “As melhores provas documentais para solicitar benefícios rurais”; “Os requisitos indispensáveis na hora de solicitar um benefício por incapacidade”, e a “Revisão da Vida Toda”, além do “Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social”.
A expectativa é de que muitos congressistas aproveitem a viagem a São Luís para dar uma esticadinha até Santo Amaro e conhecer os deslumbrantes Lençóis Maranhenses.
SÃO LUÍS – O curso de Medicina da UNDB, sob a coordenação do professor doutor Ivan Figueiredo, se destaca por reunir os mais renomados e experientes médicos em seu quadro docente, pelo rigor acadêmico e metodologias ativas, além de modernas instalações e equipamentos como simuladores com tecnologia de ponta que permitem a prática dos alunos. E mais: pelo intercâmbio permanente que mantém com os mais renomados serviços e profissionais de Medicina do país.
Nesta quinta e sexta-feira, a universidade promove sua I Jornada de Medicina (JOMED). O evento é coordenado pelo professor Cícero Newton e acontece no Hotel Blue Tree São Luís com uma ampla programação: oficinas, apresentações de trabalhos acadêmicos e palestras científicas.
A abertura terá como palestrante convidado um dos mais renomados autores da área da saúde: o médico cardiologista Celmo Celano Porto, que vai proferir a palestra magna “Semiologia para a Medicina do Século XXI”.
Celmo Celano Porto é autor de diversos livros, entre os quais um dos textos científicos mais respeitados já publicados no Brasil: Porto & Porto | Semiologia Médica, que já está em sua oitava edição. Essa obra vem contribuindo para a boa formação de várias gerações de estudantes de Medicina.
O livro é considerado um dos pilares da literatura médica, fundamental para a boa formação em Medicina, a qual tem na semiologia uma de suas mais importantes disciplinas. Outras obras de sua autoria são: Exame Clínico – Bases para a Prática Médica; Doenças do Coração – Prevenção e Tratamento; Vademecum de Clínica Médica e Clínica Médica na Prática Diária.
O cardiologista é professor do Curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. É doutor em Clínica Médica pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro Honorário da Academia Nacional de Medicina.
SÃO LUÍS – A Vale contratou a implantação de uma infraestrutura inédita de tecnologia para ampliar o alcance de internet 4G ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que percorre 28 municípios entre Maranhão e Pará. A iniciativa tem parceria com a Vivo e inclui a instalação de 49 novas torres de telefonia e ativação em outras 27 torres já instaladas, além da aquisição e instalação de equipamentos.
Com conclusão prevista para 2025, a nova infraestrutura vai modernizar a troca de dados na EFC, beneficiará comunidades vizinhas à ferrovia com pontos de acesso gratuitos e melhorará a conectividade no trem de passageiros. O investimento da Vale será de R$ 200 milhões. Outros R$ 40 milhões serão aportados pela Vivo, que será responsável pela implantação e oferta do serviço.
“Essa iniciativa está alinhada ao nosso compromisso de investir em projetos de valor compartilhado com a sociedade. Ela atende não apenas às necessidades da Vale, modernizando a tecnologia usada na troca de dados durante a circulação dos trens , mas, também, das comunidades, com a oferta do sinal 4G em todo o trajeto da EFC, e ainda dos usuários do trem de passageiros, melhorando a conectividade na viagem”, destaca Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.
“Nosso projeto de rede privativa tem papel preponderante na materialização de iniciativas que aceleram a digitalização industrial, potencializando tecnologias como IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics dentro da operação, transformando dados em inteligência, garantindo mais segurança, redução de custos e ganho de eficiência. E para além do avanço tecnológico dentro da operação ferroviária da Vale, as empresas vão além e compartilharão com a população os benefícios de uma conectividade de excelência em localidades de todos os municípios próximos à ferrovia”, explica Alex Salgado, VP de Negócios da Vivo.
Mais segurança e eficiência para a ferrovia
A nova rede privativa baseada em 4G levará mais segurança e eficiência para a operação da Estrada de Ferro Carajás, que já é considerada a ferrovia mais segura do Brasil pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Toda a comunicação da ferrovia será alterada de analógica para digital, agilizando acesso a dados gerados pelas composições e possibilitando a implantação de sistemas ainda mais inovadores no futuro.
Com o 4G, a ferrovia terá transmissão de vídeo em tempo real, levando o maquinista a ter maior visibilidade sobre o que ocorre em todos os trechos da via. Informações geradas pela telemetria sobre o desempenho do trem também estarão disponíveis em tempo real em toda a extensão da via. Além disso, a comunicação por telefone celular entre os empregados será mais estável.
O investimento na ferrovia é parte de uma iniciativa iniciada em 2019, quando a Vale assinou o primeiro contrato com a Vivo para a instalação de uma rede privada 4G em suas operações. “Desde 2019, essa rede já foi implantada em Carajás, onde possibilita a operação de 22 equipamentos autônomos, entre caminhões fora de estrada e perfuratrizes, e em Itabira, onde dá apoio ao monitoramento de barragens”, explica Paulo Pires, diretor de Tecnologia. “Com a expansão para a Estrada de Ferro Carajás, o total investido pela Vale em rede 4G será de R$ 260 milhões”.
Valor compartilhado com comunidades
Um impacto social relevante deste projeto de tecnologia refere-se à oferta de pontos de acesso de internet gratuita ao longo da ferrovia, em locais de grande circulação como hospitais, escolas e centros comunitários. As equipes da Vale já iniciaram diálogo com lideranças e representantes do poder público para definir que locais serão beneficiados. Serão cerca de 280 pontos de acesso.
Além disso, até o fim de 2024, todas as 15 estações de passageiros ao longo da EFC terão sinal de internet grátis para os usuários. Na primeira fase, as estações priorizadas são: São Luís Vitória do Mearim, Santa Inês e Açailândia (MA); e Marabá e Parauapebas (PA).
“Desde a conceção do projeto aliamos a necessidade de modernização das comunicações da ferrovia ao atendimento de uma demanda legítima das comunidades, que é a de ter maior acesso à telefonia digital na região. É um forte exemplo de como incorporamos o compromisso com as comunidades à nossa estratégia”, explica João Júnior, diretor de Operações da Estrada de Ferro Carajás.
Conectividade no trem de passageiros
Um dos objetivos do projeto de tecnologia iniciado agora é viabilizar de maneira definitiva o pagamento de refeições com uso do cartão de crédito nas viagens do Trem de Passageiros, conectando os equipamentos do carro restaurante à nova rede que será instalada. Hoje, por conta da instabilidade ou ausência de sinal, o pagamento ainda é feito com dinheiro em espécie.
Como forma de antecipar essa comodidade, a Vale iniciou em agosto os testes com o uso de internet via satélite para viabilizar o pagamento de refeições com cartão. Como se trata de uma solução tecnológica alternativa, e em fase de testes, a Vale ainda recomenda que os passageiros levem as duas formas de pagamento (dinheiro e cartão), evitando contratempos.
A Vale no Maranhão
As operações da Vale no Maranhão são estratégicas para os negócios da empresa e para a mineração brasileira. É por meio da Estrada de Ferro Carajás que toda a produção de minério de ferro do sudeste do Pará chega ao Terminal Marítimo Ponta da Madeira, em São Luís (MA). Do porto, a produção cruza os oceanos até os mercados consumidores em todo o mundo, em especial a China, um dos maiores compradores da atualidade.
No Maranhão, a Vale emprega 22,2 mil trabalhadores, entre próprios e terceiros permanentes. Entre janeiro e junho deste ano, foram pagos R$ 157, 5 milhões em tributos (ICMS e ISS) e R$ 2,2 bilhões em compras com fornecedores locais (matriz e filial). Para saber mais, acesse o Balanço Vale + em www.vale.com/maranhao
SÃO LUÍS – Os advogados maranhenses Bertoldo Rêgo e Aidil Carvalho, da banca Rêgo Carvalho Gomes e Duailibe Advogados, estiveram na Europa, aprofundando seus conhecimentos nas renomadas universidades de Coimbra (Portugal) e Sorbonne (França).
Eles participaram de módulos de extensão do Mestrado no Instituto de Direito Público (IDP), cujos cursos abordaram diversos temas sobre gestão pública, inovação e sustentabilidade.
Na França, eles se aprofundaram em temas atuais como gestão pública, sustentabilidade/ESG, liderança, transformações tecnológicas e economia circular, com aulas ministradas pelo especialista em inovação Marc Giget, presidente do Clube de Diretores de Inovação de Paris e um dos responsáveis pela organização das próximas Olimpíadas em 2024; e, também, com o vice-reitor da Universidade de Sorbonne, Florent Planlong.
Na Universidade de Coimbra, em Portugal, fizeram o curso ‘Desafios da Administração Pública-privada digital 4.0 e participativa na Europa e no Mundo’, que faz parte do Mestrado que eles cursam atualmente no IDP.
SÃO LUÍS – Os cantores Lucas Seabra e Bruno Shinoda, além das bandas Os Parças e Feijoada Completa, são as atrações principais da tarde/noite deste domingo no Casarão Colonial, a partir das 15h.
A festa, aliás, começou cedo, por volta das 9h, mas na Feirinha São Luís, com apresentações da banda Mix in Brazil, Samba da Tamarineira e do DJ Arsênio Filho, no palco da Praça João Lisboa, comandando pela produção do Casarão.
Um dos diferenciais deste domingo no espaço da Rua Afonso Pena será a transmissão da final da Copa do Brasil em telão de Led, mostrando o jogo entre Flamengo e São Paulo.
A música começa a tocar antes do duelo, com a maestria do DJ Arsênio Filho, e, depois da partida, a festa continua com as apresentações no palco central do jardim do imóvel secular.
A combinação Bruno Shinoda e Lucas Seabra, segundo Ricardo Pororoca, mentor do projeto Casarão, é uma receita infalível para garantir uma edição alto astral.
“O primeiro vai fazer a mistura de ritmos da atualidade, contemplando a swingueira brasileira. O segundo vai homenagear a música sertaneja com um repertório também atualizado e dançante”, destaca Ricardo Pororoca.
São Luís – Dos 12 mil servidores públicos municipais de São Luís que são usuários do transporte público, mais de 3 mil já passaram pelo Parque do Bom Menino, no centro de São Luís, com o objetivo de receber o cartão de transporte do novo Sistema de Bilhetagem Eletrônica, que já está em funcionamento.
A entrega é para aqueles que estão vinculados a qualquer órgão ou secretaria municipal no horário das 7h às 17h e na sexta-feira, das 7h às 16h. Por meio do empenho do SET e da Prefeitura de São Luís, o prazo foi prorrogado até o dia 31/10/2023. Para receber, o beneficiário titular deve comparecer pessoalmente e apresentar documento com foto e CPF.
O servidor que não comparecer ou perder a data agendada, poderá receber o novo cartão posteriormente, na sede do próprio SET, informa Maria José Machado, coordenadora do setor Comercial do SET.
“É importante que os servidores compareçam antes que o sistema novo esteja completamente integrado, o que deve ocorrer em outubro”, afirmou.
Os usuários do transporte urbano e semiurbano da Grande Ilha não serão onerados de qualquer forma em relação ao novo sistema. Inclusive, será totalmente gratuito para o usuário o acesso ao novo modelo de cartão de transporte. De forma programada, está sendo efetuada a troca de todos os cartões do Sistema de Transporte utilizados nos coletivos – o que inclui os benefícios de gratuidades, os cartões de meia passagem e os cartões Vale Transporte. Enquanto isso acontece, será possível utilizar o cartão antigo.
Depois que o novo sistema for completamente integralizado, o que deve acontecer em 15 de outubr, só passarão a valer os novos cartões. Com a implantação do novo sistema, o usuário de transporte terá maior conforto, segurança e novos meios para o pagamento da passagem.
Contudo, o pagamento em dinheiro continuará normalmente até que todo o processo de migração do antigo para o novo Sistema de Bilhetagem seja consolidado e esteja em pleno funcionamento, o que deve ocorrer em um prazo de seis meses.
O pagamento por pix será mais uma das opções de aquisição de créditos que o novo Sistema de Bilhetagem trará para São Luís e toda a região metropolitana. Para mais informações, envie mensagens pelo e-mail [email protected] ou acesse o site www.bilhetagemslz.com.br.
SÃO LUÍS – Quem aniversariou recentemente e recebeu amigos e familiares para uma celebração intimista no restaurante Villa do Vinho Bistrô, na Cohama, foi a bela Renata Mochel Brandão. Entre os convidados, o governador do Estado, Carlos Brandão, que distribuiu simpatia entre os presentes.
Aliás, o bistrô Villa do Vinho, comandado por Werther Bandeira, que já conta com um segundo ambiente anexo ao restaurante para receber ainda mais pessoas, tem sido espaço procurado para aniversários e casamentos de charme. E já está com agenda aberta para as reservas de eventos e confraternizações de fim de ano.