Canal Arte1 estreia série Ancestralidades

0comentário



<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:roman; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-536870145 1107305727 0 0 415 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”,serif; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”; mso-ansi-language:EN-US; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:12.0pt; mso-ansi-font-size:12.0pt; mso-bidi-font-size:12.0pt; mso-ansi-language:PT;} @page WordSection1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.WordSection1 {page:WordSection1;} –>
A escritora Ana Maria Gonçalves participa do primeiro episódio

São Luís – O canal Arte1 estreia na quinta-feira, 2 de março, às 22h30, a série Ancestralidades, uma produção própria, feita em parceria com o Itaú Cultural e a Fundação Tide Setubal. Em seis episódios, de meia hora cada um, a série dirigida pela cineasta Joyce Prado investiga como artistas e pesquisadores negros têm se mobilizado na busca por libertação e emancipação.

A arte contemporânea desdobra-se em suas várias linguagens para se provar arena fundamental no avanço de estratégias de permanência, resistência, existência e restituição da subjetividade do povo negro. Ancestralidades nos convida a refletir sobre a responsabilidade da história da arte na consolidação de uma imagem inferiorizada e subjugada dessa população. E mostra como estéticas trabalham para o fortalecimento da identidade negra no Brasil, a redução dos impactos da escravização mercantil, as reflexões sobre os efeitos da diáspora, o combate ao racismo estrutural, e a disseminação da cosmovisão de matriz africana.

Entre os participantes da série estão: a escritora Ana Maria Gonçalves, os artistas visuais Dalton Paula e Rosana Paulino, o músico e performer Novíssimo Edgar, os cineastas Joel Zito Araújo e André Novais Oliveira, o músico Tiganá Santana, e a atriz e dramaturga Grace Passô.

“É como uma travessia, guiada pelas partilhas de cada entrevista,  território e obra. A proposta é trazer a confluência das distintas expressões artísticas e tempos que atravessam e reverberam  no hoje. Essa confluência e presença são a Ancestralidade sob perspectiva na série”, diz a diretora Joyce Prado.

Jader Rosa, gerente do Núcleo do Observatório Itaú Cultural, afirma que dar visibilidade às narrativas e corporeidades negras é uma preocupação do Ancestralidades desde o lançamento da plataforma, e que ele segue presente em todos os episódios da série. “Essa produção está alinhada com esse propósito de mostrar como as identidades negras são fundamentais para entendermos a história do Brasil”, destaca.

Mariana Almeida, diretora executiva da Fundação Tide Setubal, destaca a pluralidade de perspectivas epistêmicas e subjetivas apresentadas durante as entrevistas. “As pessoas ouvidas destacam, a partir das suas especialidades e das suas áreas de atuação, a riqueza artística e intelectual inerente às ancestralidades afro-brasileiras. Assim como na plataforma, a série revela biografias, trajetórias e marcos históricos por meio dos processos de construção pessoal das participantes.”

Origem

A série é mais uma extensão – agora para o audiovisual – das ações ligadas à Ancestralidades www.ancestralidades.org.br, plataforma lançada em novembro de 2021 pelo Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal. No ano passado, foi lançado o edital Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2022, direcionado à pesquisa de pessoas pretas maiores de 18 anos sobre ciência e tecnologia em perspectiva com os múltiplos saberes afro-brasileiros. Foram selecionadas 12 pesquisas, disponíveis na plataforma.

Com um conselho composto pela escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana, tem como proposta formar e criar repertórios sobre ancestralidades. Conta, atualmente, com cerca de 155 biografias e trajetórias, mais de 50 marcos históricos e aproximadamente 80 termos e conceitos, além de conjunto de informações sobre a temática da espiritualidade, redigido por um grupo de pesquisadores a partir da perspectiva das nações de candomblé Jeje, Ketu e Angola, e da umbanda.

sem comentário »

Roberto Costa cobra regularização do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ em Bacabal

0comentário
Deputado Roberto Costa foi à tribuna pedir a regularização do ‘Minha Casa Minha Vida’ em Bacabal

São Luís – O deputado Roberto Costa (MDB) usou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (28), para anunciar que protocolou ação popular na Justiça Federal para que a Caixa Econômica Federal faça o levantamento e a regularização de centenas de casas dos residenciais Terra do Sol I, II, III e IV, e José Lisboa I e II, do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Bacabal.

A ação traz uma série de denúncias constatadas in loco pelo parlamentar. São casas abandonadas sendo saqueadas por invasores, além de residências ocupadas irregularmente por pessoas não contempladas pelo programa do Governo Federal.

“Nós já temos uma luta histórica na cidade de Bacabal em relação aos dois conjuntos habitacionais, que têm quase 3.500 casas, mas os casos que temos conhecimento são absurdos. Pelo menos 20% das casas estão abandonadas, além de uma outra situação muito difícil, que são pessoas com condições financeiras que adquiram cinco, seis, sete casas, tirando o direito da moradia de quem realmente precisa e está arcando com aluguéis caros”, disse o deputado.

Costa pede que a CEF realize uma fiscalização e que, em sendo constatadas irregularidades, que sejam anulados os contratos de compra e venda dos imóveis. Além disso, ele pede que a Caixa disponibilize as residências para o restante da população que se enquadra no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

“Por isso entramos com essa ação popular e vamos junto à Justiça Federal buscar esta decisão para que se faça justiça no Maranhão. Para que se faça justiça em Bacabal”, finalizou o parlamentar. 

sem comentário »

Potiguar promoverá workshop sobre móveis

0comentário

São Luís – Em homenagem ao ‘Mês da Mulher’, o Grupo Potiguar promove o workshop “Fábrica de Móveis: Do Corte à Pintura de Madeira Pinus”, um curso rápido em que o público terá a oportunidade de aprender, na prática, a fazer um revisteiro e um banco de madeira pinus, desde o corte até a pintura final.

Não precisa ter nenhuma experiência prévia com carpintaria ou artesanato para participar. Eis a oportunidade para aprender como fazer móveis com madeira pinus, podendo ser futuramente uma nova habilidade e fonte de renda extra, ou mesmo, um passatempo para desestressar e criar lindas peças.

Especialmente neste workshop, em virtude do ‘Mês da Mulher’, o curso será voltado para o público feminino prioritariamente, sendo permitida a inscrição de um acompanhante por inscrição. O curso será ministrado por representantes da Potiguar, Tramontina, Suvinil e Makita.

O workshop é aberto a todas as mulheres interessadas e será realizado neste sábado, dia 4 de março, às 9h, na Sala de Cursos da Loja Potiguar da Cohama.

sem comentário »

Após lançar moda de casamentos intimistas, restaurante inaugura novo salão para eventos corporativos e sociais

0comentário
Empresário Werther Bandeira com noivos que adotaram o formato do Mini Wedding

São Luís – A Villa do Vinho Bistrô, restaurante localizado no Andreazza Center, na Cohama, foi o precursor do chamados casamentos intimistas em São Luís (Mini Weddings). O espaço é comandado pelo empresário Werther Bandeira, que teve a ideia de apostar nesse nicho de evento e lançou um formato muito praticado na Europa.

Ele, que já fornecia itens de bebidas (vinhos, espumantes e uísques para casamentos e aniversários), bem como mesas de antepastos com frios, queijos e entradas para as mais diversas festas da cidade, sempre ouvia dos clientes que, no dia de sua boda, gostariam de ter um jantar tão requintado e saboroso quanto o do menu que encontravam na Villa.  

Aniversário temático “Ball Masqué” de Isabelle Mesquita com produção e decoração assinadas por Werther Bandeira

“Tivemos a ideia de oferecer o nosso espaço desde 2017, de forma exclusiva e fechado para os noivos receberam seus convidados da maneira que quiserem, mexendo ou não na nossa decoração e desfrutando do nosso ambiente aconchegante, dispondo de uma equipe afinada de competentes garçons e um menu contemporâneo que sempre rende elogios. Além disso, temos bebidas das melhores marcas e safras e o cliente pode customizar a música de sua preferência com cantor ao vivo ou DJ. Bem no estilo do que vimos em filmes e no que os americanos gostam muito. Assim, formatamos essa proposta e logo tivemos muitas adesões”, explica Werther Bandeira.

Logo depois que lançou a proposta, a agenda da casa aumentou. Além de mais barato, tem até mais charme que uma festa grande, pois os itens de bebida e comida servidos são mais refinados por ser para um menor número de convidados.

Padrinhos

Outra opção para os noivos é a realização do Pré Wedding Dinner, ou no bom português, um Jantar para padrinhos e madrinhas antes do casamento. Bem mais prático para reunir todos e fazer a entrega dos kits com lembranças dos noivos e ainda fazer fotos e celebrar em pettit comitê.

Mas se engana quem pensa que a Villa é palco só de casamentos. O restaurante é sempre endereço de festas de aniversários, de crianças, 15 anos, adultos e idosos. É também point de pedidos de noivado ou de casamento. Para isso, é possível reservar gratuitamente o charmoso espaço da adega da casa, que comporta até dez pessoas. O local é muito procurado também para festas de formaturas e eventos corporativos.

Para facilitar ainda mais a produção desses eventos, a Villa oferece consultoria gratuita de sommelier para auxílio na escolha das quantidades e tipos de bebidas, opções de menu com preços diferenciados, além de venda de bebidas em consignação, ou seja, o cliente só paga o que de fato consome na festa, podendo devolver o excedente reservado. E mais, entre as novidades de 2023 estão a opção de produção da decoração completa da festa por conta da Villa, que também acabou de inaugurar seu segundo salão, anexo ao restaurante, perfeito para eventos corporativos e festas sociais.

“Nosso propósito é criar as condições perfeitas para as pessoas cultivarem memórias felizes na Villa do Vinho Bistrô. Queremos fazer parte da vida dos clientes, recebendo as pessoas aqui em todas as datas importantes de suas vidas. Com preços justos, consultoria gratuita na produção, facilidade de pagamento e serviço confiável e profissional, é isso que oferecemos aos clientes e que tem feito a Villa se consolidar como um grande palco de momentos felizes”, declarou Werther Bandeira, empresário e proprietário da casa.   

sem comentário »

Sessão solene marcará instalação da ‘Assembleia Itinerante’ na sexta-feira em Imperatriz

0comentário
Iracema Vale comandará sessão solene de instalação do ‘Assembleia Itinerante’ em Imperatriz

São Luís – A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), comandará, na sexta-feira (3), às 15h, na sede da Câmara de Vereadores de Imperatriz, a sessão solene de instalação da ‘Assembleia Itinerante’. A cerimônia contará com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de dirigentes da Alema e convidados.

Após a sessão solene, também sob o comando da deputada Iracema Vale, será realizada sessão ordinária de apreciação e deliberação de proposições pelos parlamentares.

Segundo o diretor da Mesa Diretora da Assembleia, Bráulio Martins, a última vez que a ‘Casa do Povo’ se instalou no município de Imperatriz foi em 2005, no período de 12 a 16 de setembro.

“É de fundamental importância que a ‘Assembleia Itinerante’ percorra todas as regiões para aproximar o Poder Legislativo Estadual dos cidadãos. Dessa forma, os parlamentares poderão ouvir mais de perto as demandas do povo, debater problemas e ampliar o conhecimento sobre a realidade. Na ocasião, serão debatidos temas importantes e votadas matérias de interesse da população maranhense”, afirmou Bráulio Martins.

sem comentário »

Veruska Oliveira realiza exposição de fotos feitas com celular por moradores de comunidades maranhenses

0comentário
Veruska Oliveira idealizou o projeto “Maranhão Mobgrafado”

São Luís – Mergulhar no modo de vida, nas preferências, paisagens e na rotina de quem vive na zona rural de diversas cidades da capital São Luís e de outros municípios do estado. Essa é a proposta da exposição “Maranhão Mobgrafado”, idealizada pela fotógrafa maranhense Veruska Oliveira, com estreia marcada para a próxima quinta-feira, 2 de março, às 19h, em frente ao espaço Amei (Associação Maranhense de Escritores Independentes), no São Luís Shopping.

A exposição é um passeio pelas imagens registradas por câmeras dos mais diversos tipos de aparelhos celulares. A autoria é diversa: crianças, jovens e adultos que vivem em localidades consideradas distantes de áreas centrais. Nas fotos, são exibidos desde autorretratos até imagens de animais de estimação, plantas, entre outros elementos que caracterizam e identificam cada região. Na exposição, todas as imagens têm descrição em áudio, estratégia utilizada pelos idealizadores a fim de incluir e alcançar o maior número possível de pessoas.

Fotografia de Maira de Melo tirada em São Pedro da Água Branca

“A mobgrafia é uma realidade na vida de todas as pessoas. Às vezes, não temos uma caneta no bolso, mas temos um celular e, consequentemente, temos uma câmera. Esses registros feitos por mobiles (aparelhos móveis) são, muitas vezes, a única forma de muitas pessoas retratarem a realidade em que estão inseridas. E é emocionante perceber o quanto essas pessoas valorizam suas raízes, origens e jeitos de viver”, enfatiza a idealizadora Veruska Oliveira.

Execução do projeto

Maranhão Mobgrafado é um projeto inclusivo e democrático que tem o propósito de realizar capacitações em oficinas de mobgrafia, ou seja, de fotos com celular. Entre janeiro e dezembro de 2022, o projeto passou por mais de 20 cidades do Maranhão e capacitou quase 800 pessoas. No encerramento de cada oficina, foram realizadas miniexposições nas próprias comunidades, para que as turmas pudessem ver as imagens impressas para além das telas de celular, com a emoção de tocar a própria obra de arte em quadros.

Foto de Briza Silva tirada em Açailândia

A equipe do projeto analisou quatro fotos de cada um dos 780 participantes das oficinas. Depois de um ano inteiro, dos mais de 3.100 registros, a curadoria liderada por Veruska Oliveira selecionou as 60 imagens da exposição que, após a temporada de um mês em São Luís, será itinerante e percorrerá, prioritariamente, as localidades onde as oficinas foram realizadas. Além disso, as fotos também irão compor uma exposição virtual para facilitar o acesso das comunidades mais afastadas à mostra.

Muitas vezes invisibilizadas, as comunidades por onde o projeto passou são vistas apenas ao longe, das janelas dos carros que passam nas rodovias e dos trens que correm pelos trilhos das estradas de ferro do estado. As capacitações ocorreram nas seguintes cidades: São Luís, Açailândia, Anajatuba, Arari, Bom Jardim, Itapecuru-Mirim, Santa Rita, Vitória do Mearim, Santa Inês, Pindaré-Mirim, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Bacabeira, Buriticupu, Miranda do Norte, Monção, Igarapé do Meio e Cidelândia.

O projeto “Maranhão Mobgrafado” tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Realização: fotógrafa Veruska Oliveira; Ministério da Cultura; Governo Federal. Já a exposição final tem o apoio da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei) e do São Luís Shopping.

sem comentário »

Euroshop: Terra Zoo marca presença na mais importante feira de varejo do mundo

0comentário
Fernando Coelho paticipa da EuroShop 2023

São Luís – Sempre na vanguarda do mercado pet no Norte-Nordeste, a Terra Zoo se faz presente na EuroShop 2023 por meio de seu gerente de Marketing, Fernando Coelho, que confere de perto as novas tendências do varejo mundial.

Considerada uma das maiores feiras de varejo do mundo, a EuroShop de 2023 recebeu mais de 81 mil visitantes profissionais que viajaram para Düsseldorf, na Alemanha. A feira conta com 1.830 expositores e mais uma vez impressionou com seu alto nível de internacionalização. Ao todo, visitantes profissionais de 141 países viajaram para a EuroShop 2023, incluindo Brasil, Austrália e Nova Zelândia.

A feira acontece a cada três anos em Düsseldorf, na Alemanha. Este ano, no período de 26 de fevereiro a 2 de março, mostra algumas tendências para o setor varejista para 2023.

De acordo com o relatório anual, The Road Ahead, feito pela a ESM ( European Supermarket Magazine), os dados mostram a previsão para os próximos 12 meses em relação ao mercado varejista e as empresas de bens de consumo.

Entre as principais tendências exploradas pelos analistas, destaque para temas como controle de custos, espere o inesperado, descontos dinâmicos, sentimento do consumidor e o poder da marca própria. No tema “espere o inesperado”, destaque para as turbulências de toda espécie que sacudiram a dinâmica do comércio varejista em todo o mundo, tais como pandemia, inflação, os problemas da cadeia de suprimentos e a guerra na Ucrânia, assim como a incerteza do Brexit, que afetou a Europa. O relatório mostra que tudo isso ajudou a criar um ambiente comercial imprevisível.

“Em todo o mundo, o varejo offline foi muito atingido pela crise de covid. Muitas empresas aproveitaram os meses de bloqueio para repensar e redesenhar suas áreas de vendas e estão investindo em projetos de remodelação abrangentes. Em uma feira como esta, a troca de ideias e de experiências é muito grande”, afirma Fernando Coelho.

sem comentário »

Faculdade de Negócios inicia semana com seminário, evento on-line e aula inaugural

0comentário
Diretora geral da Faene, Michele Carreira, e o diretor de Negócios, Ricardo Carreira

São Luís – A semana começa a todo vapor na Faculdade de Negócios Faene, instituição de ensino especializada em cursos de graduação e pós-graduação e localizada no Residencial Pinheiros, no bairro Angelim.

Nesta segunda-feira (27), por exemplo, terão início os seminários de produção científica com alunos concludentes de MBAs, segundo a diretora geral, Michele Carreira. “O evento on-line está marcado para as 19h com a participação da equipe acadêmica, professores e orientadores”, informou.

Além disso, a semana começa, também, com o início do semestre regular dos cursos de graduação em Administração e Logística, de acordo com o diretor de Negócios da faculdade, Ricardo André Carreira.

“Já na terça-feira, dia 28, será realizada a aula inaugural para colhimento dos novos alunos dos MBAs Faene 2023 com apresentação do calendário acadêmico, programas e professores”, finalizou Ricardo Carreira.

sem comentário »

Roberto Costa solicita sessão solene pelo bicentenário de Gonçalves Dias

0comentário
Roberto Costa é autor de requerimento que solicita sessão solene em homenagem ao bicentenário de nascimento do poeta Gonçalves Dias

São Luís – O deputado Roberto Costa (MDB) protocolou requerimento solicitando que a Assembleia Legislativa do Maranhão realize sessão solene em homenagem ao bicentenário de nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias.

Natural de Caxias, no Maranhão, Gonçalves Dias foi considerado um dos maiores poetas românticos do país, além de ter sido advogado, jornalista, etnógrafo, teatrólogo brasileiro e Patrono da cadeira n.°15 da Academia Brasileira de Letras.

O poeta faz parte da primeira geração do Romantismo brasileiro e sua obra mais conhecida é o poema nacionalista “Canção do Exílio”, do livro “Primeiro Cantos”, de sua autoria, e é um símbolo do nacionalismo romântico brasileiro.

A Fundação da Memória Republicana Brasileira, em parceria com a Academia Maranhense de Letras, também está preparando uma vasta programação ao longo deste ano. A sessão solene idealizada pelo deputado deverá ocorrer dia 10 de agosto.

“É uma imensa satisfação prestar essa justa homenagem ao nosso poeta Gonçalves Dias, que deu sua grande contribuição à nossa cultura e literatura não só do nosso estado, mas do país. Por meio de suas obras, ele enriqueceu nosso Maranhão, deixando um majestoso legado”, disse o deputado.

sem comentário »

Iracema Vale participa de encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais

0comentário
Deputada Iracema Vale entre outras autoridades durante o evento

São Luís – A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB) participou, na noite desta quinta-feira (23), no Auditório Neiva Moreira, na Casa do Povo, da abertura do 80º Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL).

O evento foi aberto pelo presidente do colegiado, desembargador Roberto Maynard Frank, que também preside a Justiça Eleitoral da Bahia, e pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargadora Ângela Salazar.

Na sequência, a conferência “Os desafios da Justiça Eleitoral na sociedade digital” foi proferida de forma virtual pela ministra substituta do Superior Tribunal Regional Eleitoral (TSE), Maria Cláudia Bucchianeri.

“O Encontro tem um grande significado, uma vez que fortalece a democracia e a Justiça Eleitoral, que não se abateu com os movimentos do 8 de janeiro em Brasília, protagonizados por aqueles que não aceitaram o resultado das eleições”, disse Iracema Vale.

A deputada destacou, ainda, a capacidade da desembargadora Ângela Salazar de trazer o evento ao Maranhão. “É uma iniciativa que aglutina dirigentes de Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil”, complementou.

De acordo com a presidente do TRE/MA, Ângela Salazar, o objetivo é fortalecer a Justiça Eleitoral. “Reafirmando valores democráticos e discutindo temas relevantes”, frisou.

O encontro será encerrado nesta sexta-feira (24). Para o encerramento, os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais se reunirão em assembleia para avaliação de questões e apreciação de propostas apresentadas por diretores-gerais visando à elaboração da Carta de São Luís.

O evento também marca a despedida da desembargadora Ângela Salazar do TRE-MA, cujo biênio será encerrado no dia 1º de março.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/evandrojunior/wp-admin/
Twitter Facebook RSS