São Luís – O Instituto Nelson Wilians (INW) irá selecionar 50 organizações da sociedade civil (OCSs) que atuam com projetos de educação e assistência social para serem apoiadas pelo Programa Pro Bono NW 2023. As inscrições poderão ser feitas até dia 20 de janeiro de 2023.
O objetivo é oferecer assessoria jurídica consultiva de qualidade para organizações sociais e capacitações técnicas nas áreas do Terceiro Setor, durante 11 meses.
“Queremos dar condições e possibilidades para que as OSCs funcionem com segurança jurídica na profissionalização de sua gestão e no cumprimento e no respeito à ampla e particular legislação que rege o Terceiro Setor”, explica William Ruiz, gerente de projetos sociais do Instituto Nelson Wilians. “Desejamos somar a capacidade de planejamento, eficiência no uso de recursos financeiros, mitigação e gestão de risco frente às eventuais demandas jurídicas que possam surgir.”
As OCSs selecionadas ainda receberão, mensalmente, capacitações em diversas temáticas relacionadas ao Terceiro Setor. “As capacitações de curta duração, ministradas por advogados do Nelson Wilians Advogados (NWADV), buscam oferecer aos integrantes das organizações da sociedade civil conhecimentos e informações acerca de temas jurídicos que impactam sua atuação, visando as melhores práticas e promovendo a sustentabilidade em todas as áreas da organização”, explica Anne Wilians, presidente do INW.
No Edital 2023, as organizações sociais proponentes serão avaliadas de acordo com os critérios de seleção: adequação das organizações sociais às normas e critérios estabelecidos neste edital; alinhamento das organizações à missão e causa do INW; organizações sociais que atuem na área de educação e assistência social.
Outros detalhes sobre quais organizações sociais podem participar devem ser conferidos no documento do edital: www.inw.org.br.