São Luís – No último dia 3 de novembro aconteceu, em Imperatriz (MA), a 12ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade; com avaliações de carcaças realizadas na sede do frigorífico da Fribal, uma das participantes e apoiadoras do evento.
A etapa foi histórica, pois aconteceu pela primeira vez no Maranhão contando com cerca de 400 animais machos de diversos pecuaristas maranhenses e foi realizada em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB). Com mais de 8,5 milhões de cabeça de gado, o Maranhão ocupa uma posição importante na produção de carne brasileira, sendo o principal estado do Nordeste na pecuária.
André Locatelli, gerente executivo da ACNB, destaca a importância dessa etapa. “Nós promovemos o Circuito com o objetivo principal de integrar a cadeira produtiva, promover a troca de informações e permitir que o produtor avalie a sua produção além da porteira da propriedade. A avaliação das carcaças é uma ferramenta para conhecermos a qualidade da carne Nelore produzida na região, e eventuais pontos de melhoria” declarou.
Promovido desde 1999, vale lembrar que o Circuito Nelore de Qualidade é um evento da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), considerado o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Ffortalece e promove a genética Nelore contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Após a avaliação, saíram os grandes vencedores dessa etapa. A Fazenda São João da Fribal em Campestre(MA) ficou com a medalha de ouro. Em segundo lugar, com a medalha de prata, ficou a Fazendo Quatro Lagoas, também de Campestre, e a terceira colocada foi a Fazenda Campolina, de Imperatriz(MA), que levou a medalha de bronze.
O presidente do Grupo Fribal, Carlos Francisco de Oliveira, celebrou o resultado, ressaltando o desenvolvimento dos neloristas no Estado:
“Ter o Maranhão incluído nesse Circuito significa um reconhecimento da relevância e da evolução genética da raça Nelore no Estado. Foi uma honra sediarmos essa etapa em nosso frigorífico e, mais ainda, receber a medalha de ouro pela Fazenda São João, que reafirma o nosso slogan de especialistas em carnes, do pasto à mesa”, declarou.