São Luís – A Casa de Arte Barrica, na Madre Deus, abre suas portas, nesta sexta-feira (7), às 20h, para mostrar à comunidade o mesmo espetáculo apresentado pela Companhia Barrica na Espanha, que foi um grande sucesso. O grupo participou, em setembro, da programação das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, sendo o único do Brasil e um dos mais aplaudidos do festival.
A apresentação ocorrerá durante a “Sexta de Festejos”, uma das atividades do projeto “36 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio do Ministério do Turismo.
Segundo José Pereira Godão, a viagem à Catalunha contou com o apoio, também, da Equatorial Energia (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Via Mundo Intercâmbio e Turismo, Laboratório Cedro, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.
“Nós levamos a energia das festas brasileiras para aquela região de resistência cultural e fomos muito bem recebidos e aplaudidos em todas as nossas apresentações. Além do evento em si, nos apresentamos para a população nas ruas, exatamente como fazemos em São Luís, ou seja, com a máxima espontaneidade. Os europeus simplesmente amaram. Por isso, precisamos comemorar com a comunidade esse grande sucesso”, disse Godão.
O espetáculo exibirá quadros artísticos e indumentárias especiais na representação do Tambor de Crioula e Bumba Meu Boi nos sotaques da Ilha e Pindaré; da diversidade de ritmos juninos do Boizinho Barrica e das folias carnavalescas com as batucadas, bailados e gingas do Bicho-Terra.
Na Catalunha, os maranhenses estiveram ao lado de grupos do México, Romênia, Bulgária e Quênia, além de diversos outras manifestações culturais procedentes de cidades do entorno de Barcelona, cidade símbolo considerada capital da Catalunha.
A Companhia Barrica garantiu a participação no evento por intermédio da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF Brasil), com sede no Rio Grande do Sul e dirigida pelo produtor cultural Régis Bastian.
A “Sexta de Festejos” contará com a participação especial do Sindicato do Samba, encerrando a festiva noitada com um vasto repertorio do bom samba maranhense e brasileiro.
Serviço
O quê
Sexta de Festejos
Quando
Nesta sexta-feira, 7, às 20h
Onde
Casa Barrica (Madre Deus)
Entrada franca.
(Ingressos disponíveis na Casa Barrica, a partir desta quarta em horário comercial?