
São Luís – UM DOS MAIS criativos grupos de cultura popular do Brasil retomou a agenda de viagens internacionais causando curiosidade e recebendo muitos aplausos na Europa.
A Companhia Barrica mostrou, em várias cidades da Catalunha, na Espanha, a beleza de seus espetáculos e um pouco da alegria das festas temáticas maranhenses como o São João e o Carnaval.


O grupo formado por cerca de 30 pessoas atravessou o Atlântico para participar, a convite da Associació Per La Difusió Del Folklore (ADIFOLK), das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, de 2 a 10 de setembro, com extensa programação incluindo 40 cidades, entre elas, Barcelona, Mont Blanc, Calella, Súria, Sant Fruitós de Bages, Les Borges Blanques e Golmés.
Os artistas contaram com o apoio do Instituto Cultural Vale (Lei Federal de Incentivo à Cultural), Equatorial Energia (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Via Mundo Intercâmbio e Turismo, Laboratório Cedro, Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.


“Nós levamos a energia das festas brasileiras para aquela região de resistência cultural e fomos muito bem recebidos e aplaudidos em todas as nossas apresentações. Além do evento em si, nos apresentamos para a população nas ruas, exatamente como fazemos em São Luís, ou seja, com a máxima espontaneidade. Os europeus simplesmente amaram”, disse José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica.
Os maranhenses estiveram ao lado de grupos do México, Romênia, Bulgária e Quênia, além de diversos outros procedentes de cidades do entorno de Barcelona.
Eles garantiram a participação no evento por intermédio da Federação de Festivais Internacionais de Dança (FIDAF Brasil), com sede no Rio Grande do Sul e dirigida pelo produtor cultural Régis Bastian.

Segundo José Pereira Godão, a programação era intensa e organizada e os artistas foram conduzidos a diversas cidades da região. Ela destacou, ainda, que a estrutura técnica de palco, sonorização e iluminação era excelente.


“As plateias, por sua vez, eram participativas e os shows tinham duração de uma hora, tempo em que fazíamos um passeio pelos ritmos e danças tradicionais maranhenses com o Boizinho Barrica e o Bicho Terra, finalizando com um verdadeiro Carnaval. O público sempre queria nos assistir e conhecer a diversidade da nossa cultura. Vale destacar que alguns brasileiros e maranhenses que moram em outros países da Europa, como a Suíça, por exemplo, se deslocaram até a Catalunha para nos aplaudir. A guia do grupo no festival da Hungria, do qual participamos em 2019, também foi nos encontrar. Foram dias maravilhosos e bastante produtivos do ponto de vista cultural”, afirmou Godão.

A programação sempre finalizava com solenidades, recepções, banquetes com as delícias da culinária espanhola e troca de presentes. O grupo ainda fez passeios turísticos para conhecer Barcelona, Girona e outras cidades da Catalunha.
“Nós estamos muito felizes e satisfeitos com nossa participação nesse festival. Por essa razão, para comemorar o sucesso dessa jornada internacional, apresentaremos o mesmo show da turnê na programação do ‘Sexta de Festejos’, na Casa Barrica, na primeira sexta-feira do mês de outubro”, anunciou Godão.