São Luís – Não adianta dar banho no seu cão e deixar de lado a higiene da casinha e do colchão. Na Terra Zoo, você encontra uma enorme diversidade de utensílios para o seu mascote, além de grande variedade de material de limpeza.
Limpeza no chão
Deve ser frequente nos ambientes da casa usados pelo animal para que os microrganismos não se alastrem, possibilitando uma infecção daquelas – com diarreia e vômito. Mas não é recomendável usar qualquer produto de limpeza. Existem aqueles específicos, que previnem alergias nas mucosas e na pele do bicho.
Pratos limpos
Tanto o comedouro como o utensílio de água devem ser limpos sempre que forem usados. Use sabão ou detergente neutro, enxágue e, em seguida, coloque-os para secar. Essas medidas impedem que fungos, bactérias e outros micróbios se acumulem. Assim, você evita diarreias e infecções.
Acessórios brilhando
Coleiras, guias e tapetinhos sujos é tudo o que os microrganismos querem para se multiplicar. Lavá-los semanalmente e secá-los ao Sol é a melhor dica. Para quem quer ir além da água e do sabão, existem produtos de limpeza criados especialmente para cachorros. Em geral, são antialérgicos, bastante seguros e deixam tudo tinindo de limpeza.
Faxina geral
A casinha deve ser lavada com muita água e sabão semanalmente. Os modelos de plástico ou alvenaria são mais fáceis de faxinar do que as casas de madeira – que, no caso, devem ser limpos com um pano úmido e desinfetante específico, vendidos no petshop. Caso permaneça algum mau cheiro depois da faxina, é preciso investigar o motivo. O odor ruim entrega problemas de pele e outras doenças do cão. Ai, o certo é relatar o sintoma ao veterinário.