São Luís – A reabertura do Casarão Colonial, que sedia um vitorioso projeto musical aos domingos no Centro Histórico de São Luís, carimbou a vitalidade da iniciativa idealizada pela Pororoca Produções, do produtor cultural Ricardo Fernandes em parceria com as produtoras Mirella Castelo Branco e Ana Sousa Motta.
Os dois domingos seguidos de retomada da programação renderam casa lotada, muita gente jovem, bonita e figuras conhecidas da sociedade, inclusive do meio político. O espaço abre sempre às 16h e a programação segue até meia-noite, com atrações que privilegiam o samba e outras vertentes musicais.
Nesta temporada das férias de julho, o público que adentra o aprazível casarão de 1858 é recebido pelo Barão e pela Baronesa de Formosa, personagens que homenageiam a Rua Afonso Pena (onde o espaço está localizado), também conhecida como Rua Formosa no século passado. Trata-se da única via que liga os rios Bacanga e Anil.
O Barão e a Baronesa de Formosa são vividos pelos atores Helena Travassos e George Carvalho, da Tramando Teatro & Fantasia, que abrem as longas cortinas pendentes do teto no primeiro grande salão do imóvel e direcionam o público para avançar às outras áreas em direção, principalmente, ao jardim principal, onde está posicionado o palco que recebe as atrações da tarde/noite de festa.
A sacada lúdica chama a atenção de maranhenses e turistas. Todo mundo quer fotografar ao lado dos personagens, que, além de recepcionar o público, circulam pelas dependências do Casarão durante toda a programação. É como um passeio pela história de São Luís ao som do ritmo mais popular e contagiante do Brasil.