
São Luís – É grande a expectativa em torno do lançamento do livro “Ritos Tenetehar – A Cultura Ancestral de um Povo”, obra dos fotógrafos Meireles Junior e Taciano Brito, confirmado para o próximo dia 14 de junho (terça-feira), às 19h, em um grande evento no São Luís Shopping (antiga São Patrício – 2º piso).
Na programação, além do coquetel, haverá exposição de fotos, apresentação indígena do Território Araribóia e pockets-shows com músicos como Marcelo Carvalho e a dupla Adriano Correa e Edinho Bastos.
A obra fez registros inéditos do povo indígena Tenetehar (Guajajaras), que habitam o Território Indígena Araribóia, no sudoeste do Maranhão. Além da luxuosa encadernação, traz textos nos idiomas português, Inglês e tupi.

O projeto conta com patrocínio das empresas Equatorial Maranhão e Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e terá toda a venda revertida em prol do Centro de Saberes Tenetehar Tukán.
Por meio dos sensíveis olhares de Meireles Jr. e Taciano Brito, foram registrados, pela primeira vez, três dos mais importantes rituais desse povo: A Festa do Mel, a Festa da Menina Moça e a Festa dos Rapazes. E mais, a dualidade tão valorizada do natural e do sobrenatural; além da sabedoria ancestral que luta para se perpetuar entre as novas gerações.
Em São Paulo, os primeiros a receber o novo livro elogiaram bastante. O músico Zeca Baleiro, que tem um texto seu na obra, recebeu Meireles Jr. e o publicitário Marcos Leal, da Ideia Propaganda, responsável pela coordenação editorial – após seu show com Vinícius Cantuária e Jesse Harris no Blue Note. E ficou simplesmente encantando com o resultado final.
A mesma reação teve o apresentador do programa Pânico, Emílio Surita. Ele e sua equipe mostraram a obra ao vivo, no programa dessa última segunda-feira (6/6). E não pouparam elogios sobre a estética das fotos e a importância desses registros.
Agora é esperar pelo dia 14 de junho para conferir de perto esse relevante trabalho de Meireles Jr. e Taciano Brito.