São Luís – O Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar) lança, hoje, programa com o objetivo de contratar e qualificar 50 mulheres que atuarão em diversas áreas operacionais na produção de alumínio. O Programa Corporativo de Mulheres na Operação tem inscrições abertas até 11 de fevereiro pelo site (www.alcoa.com.br) ou por meio do perfil da Alcoa no LinkedIn.
As mulheres selecionadas para participar do programa terão um mês de qualificação oferecido pela Alumar em parceria com o SENAI, com conteúdos práticos e teóricos voltados à educação para o trabalho, como comunicação oral e escrita, planejamento e saúde e segurança, além de módulos técnicos, com programação envolvendo noções da operação e outros processos operacionais. Além disso, as novas colaboradoras terão acompanhamento de um(a) tutor(a) durante os três primeiros meses de trabalho.
Riane Oliveira, business partner da Alumar, que está à frente desse projeto, enfatiza: “Essa oportunidade que estamos oferecendo reforça a nossa missão de construir uma cultura mais forte para todos e todas. Queremos que nossas colaboradoras se sintam qualificadas para realizar com segurança um bom trabalho, acolhidas neste ambiente que incentiva a diversidade e motivadas para fazer a diferença nas operações de nossa empresa”.
Segundo a gerente de RH, Tereza Cavalca, a Alumar, pautada em suas origens, incentiva toda política que possa ser traduzida em avanço social. “O objetivo é manter e fomentar ações que possam produzir resultados concretos e significativos em relação à solidificação das conquistas históricas de grupos que sofreram discriminação ou processo de exclusão no mercado de trabalho”.
Conforme o diretor Helder Teixeira, o propósito é e sempre será levar mais robustez à economia do estado, melhoria das condições de vida da nossa população com geração de emprego e renda, participação ativa na vida das comunidades com incentivos e projetos e, ainda, contribuir para que o Maranhão se desenvolva de maneira sustentável e promissora.
A Alumar é reconhecida nacional e internacionalmente pelas suas políticas de inclusão. Em 2021, foi certificada pelo Guia Exame de Inclusão & Diversidade e, em 2020, recebeu a premiação de Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração. Entre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se a AWN (Rede de Mulheres da Alcoa), que tem como missão fornecer inspiração, conscientização e conexões na promoção de uma cultura de inclusão de mulheres e melhoria da diversidade de gênero. Também conta com os grupos EAGLE (Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBTQIA+), AWARE (Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial) e ABLE (Alcoanos e Alcoanas Indo Além de Expectativas Limitantes).
Outras oportunidades
A ALUMAR anunciou, no início de janeiro, a retomada de 100% de sua capacidade de produção de alumínio. A entrega do primeiro lingote de alumínio está prevista para o segundo trimestre de 2022 e a capacidade total deverá estar operacionalizada até março de 2023 e abastecida com energia 100% renovável. Ao todo, a reinicialização envolverá a contratação de mais de 1.000 colaboradores diretos, além de gerar 1.500 empregos indiretos. As vagas disponíveis também estão disponíveis no site da Alcoa e no LinkedIn.