Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.
São Luís – Um menu diferenciado, saboroso e elegante que atende aos mais diversos tipos de eventos, incluindo pequenas recepções. Assim é o Buffet & Catering Esplendor (@esplendor_slz), cujas delícias este Blog testou e aprovou.
Trata-se de um empreendimento assinado pela empresária Larissa Carvalho e que vem ganhando cada vez mais destaque em recepções realizadas em São Luís, sejam elas sociais ou empresariais.
Na verdade, o negócio é fruto de uma paixão de Larissa Carvalho por receber amigos e familiares em casa. A Esplendor, segundo ela, serve também pratos individuais.
“Caso o cliente queira contratar apenas um prato, nós atendemos. Nosso grande diferencial, no entanto, é o serviço de Catering, onde o contratante tem todo o suporte desde o menu, garçons, louças e limpeza”, destaca a empresária.
A Esplendor foi constituída em 2017, ainda com poucos recursos, mas cresceu e hoje representa um selo de qualidade. “Queríamos realizar nosso sonho de formalizar a empresa. E o fizemos com muita determinação e vontade de crescer”, finaliza.
São Luís – A partir desta terça-feira (1º de fevereiro), a Assembleia Legislativa do Maranhão passa a seguir um novo protocolo administrativo e sanitário com vistas ao combate à Covid-19 e às síndromes gripais em suas dependências. É o que determina a Resolução Administrativa nº 079/2022 da Mesa Diretora, publicada na última sexta-feira (28).
Assinada pelos deputados Othelino Neto (presidente da Alema), Andreia Martins Rezende (primeira secretária) e Cleide Coutinho (segunda secretária), a nova Resolução Administrativa mantém a exigência de apresentação do comprovante de vacinação, com o ciclo das duas doses concluído, para ingresso de visitantes nas instalações da Assembleia Legislativa.
O diretor-geral da Alema, Valney de Freitas, explicou que o objetivo da nova norma administrativa é proteger e dar maior segurança à saúde de todos os servidores, parlamentares e visitantes, diante da incidência muito alta de Covid e síndromes gripais. “É uma responsabilidade da Assembleia Legislativa com toda a sociedade maranhense”, afirmou.
Agendamento
De acordo com a nova Resolução, o acesso às dependências da Alema mantém-se restrito aos deputados, servidores, estagiários e terceirizados. A entrada de visitantes fica condicionada ao agendamento prévio junto ao Gabinete Militar.
Os serviços e atividades presenciais na Assembleia Legislativa voltam a ser realizados no período normal de funcionamento, das 8h às 18h, sem escala de revezamento entre servidores.
Os servidores que não tiverem completado o ciclo das duas doses da vacina deverão apresentar, semanalmente, o PCR com resultado negativo ao Gabinete Militar que encaminhará cópia à Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional.
Proteção
A nova Resolução mantém a obrigatoriedade do uso das máscaras faciais de proteção, sejam descartáveis, caseiras ou reutilizáveis para todas as pessoas dentro das instalações da Assembleia Legislativa, bem como o protocolo de etiqueta respiratória. Também deverá ser disponibilizado álcool gel 70% nos corredores ou outros locais de grande circulação de pessoas para higienização das mãos.
A Resolução Administrativa nº 079/2022 da Alema foi editada com base no estado de calamidade estabelecido pelo Poder Executivo por meio do Decreto nº 37.360 de 3 de janeiro de 2022.
São Luís – O empresário Lobão Filho participou de um almoço promovido pelo Instituto de Líderes Comunitários do Maranhão neste domingo (30), em São Luís. No ato, ele foi recebido com aclamação por quem esteve presente na reunião e foi apresentado pelas lideranças como o pré-candidato a deputado federal.
“Esse é um momento de confraternizarmos e trocarmos ideias sobre o futuro do nosso estado. Afinal, o que nos move e nos une tem nome: o nosso querido Maranhão. Hoje, sou grato por cada palavra que ouvi aqui. São pessoas que fazem acontecer e que têm coragem para ver um Maranhão mais desenvolvido, justo e digno”, disse Lobão Filho.
O encontrou contou com várias lideranças de São Luís e de municípios do Estado, que vieram demonstrar apoio à pré-candidatura do empresário.
“Lobão Filho é nosso amigo. Sei do seu potencial e de sua coragem. Sua família tem história em nosso estado e merece toda a nossa atenção e admiração. Sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal nos enche de esperança por dias melhores”, disse o comunitário Gil Miranda.
O ato contou também com a presença do pré-candidato a deputado estadual Claudio Cunha.
São Luís – O esporte é uma importante ferramenta capaz de construir uma sociedade mais desenvolvida, promover a união dos povos e melhorar a qualidade de vida de quem pratica. Incentivá-lo oferece aos atletas melhorias significativas no âmbito profissional, estudantil, social, além de proporcionar saúde e lazer. Ao mesmo tempo, ele tem o poder de produzir emoções coletivas, ajudando a unir comunidades e promovendo a inclusão social.
Pensando nisso, a Equatorial Maranhão patrocina e apoia projetos voltados para o esporte no estado. A distribuidora acredita que o esporte pode transformar vidas e, por meio desses incentivos, deposita esperança nas pessoas e busca contribuir para que todos possam ter as condições de acesso necessárias para usufruir do direito ao esporte.
Entre as iniciativas apoiadas pela companhia, merecem destaque as Ações Esportivas do Jaracaty, a Escolinha de Futebol CTM, o projeto Liberdade com Basquete, a estação de lazer para pessoas com deficiência e idosos “Inclusive, Praia!’’, a Copa Interestadual de Basquetebol em Cadeiras de Rodas e o Centro Desportivo Maranhense para Cegos (Cedemac).
Além do mais, quando o assunto é esporte de alto rendimento, a premissa é a mesma: acreditar nas “pratas da casa” e levar o nome do Maranhão para o mundo por meio do esporte. Contrariando a ideia de que o esporte se limita apenas à área de lazer, este tem se tornado cada vez mais profissionalizado e ocupado pódios importantes de maneira bem rápida. Como prova disso, no Maranhão, a natação tem recebido destaque, mostrando-se forte e promissora. A representante maranhense, a atleta de ponta Carol Hertel, da equipe ATLEF/NINA, patrocinada pela Equatorial Maranhão por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, tem apresentado uma constante evolução e segue alcançando significativas conquistas nacionais e internacionais.
“O patrocínio da Equatorial me ajudou bastante porque a gente passa o ano inteiro treinando para participar do máximo de competições possíveis e o apoio da empresa nos possibilita competir em todas as etapas do Brasileiro, além de algumas participações internacionais. A gente teve a oportunidade de mostrar nosso desempenho e colocar todo nosso treinamento em prática, justamente por conta do apoio da Equatorial”, disse a atleta de apenas 20 anos, que já se destacou em competições regionais, nacionais, sul-americanas e até na Europa.
Carol Hertel é uma das indicadas ao Troféu Mirante Esporte 2022, premiação considerada o “Oscar do Esporte Maranhense”. Entre os três destaques que concorrem ao prêmio, além dela, o nadador Heitor Raiol também faz parte do time patrocinado pela Equatorial. Reconhecer o trabalho e esforço de cada atleta é essencial. Uma premiação como essa pode alavancar a carreira dos jovens esportistas e abrir inúmeras portas rumo ao sucesso. No Troféu Mirante, há, ainda, a Judoca Kaylane Azevedo, do projeto social Judô no Jaracaty, também patrocinado pela Companhia.
Deste modo, espera-se que o esporte possibilite maior qualidade de vida aos atletas, bem como às famílias e aos moradores das comunidades envolvidas. “O objetivo da Equatorial é facilitar o caminho dos atletas, promover carreiras pensando também no Maranhão como um todo e incluir aqueles que nem sempre tem acesso. Por meio do programa de responsabilidade social da Companhia, podemos dar incentivo aos esportes, focando nas pessoas, nos aproximamos cada vez mais de um futuro ético e próspero, especialmente para os mais jovens, pois uma criança que pratica esportes com frequência cresce com mais saúde, relaciona-se melhor com os outros, tem um rendimento melhor na escola e consequentemente melhora a qualidade de vida’’. Assim pontua Carlos Hubert, executivo de comunicação e marketing da Equatorial Maranhão.
NA DÉCADA de 1970 pontificou na mídia o nome de um cantor que se tornou famoso pelo seu estilo psicodélico, trajes, bamboleios e traçados exóticos – Raul Seixas – que encantava o público com músicas como “Maluco Beleza” e outras, como uma em que dizia ter nascido “há dez mil anos atrás”.
Poucos sabiam, na época, que o roqueiro tinha um comparte, um parceiro jovem, também sonhador como ele, mas de pouca ou quase nenhuma visibilidade, compositor da maioria das letras musicadas da dupla. Seu nome, Paulo Coelho, é o mesmo Paulo Coelho que, anos depois, tornou-se um fenômeno literário, com milhões de livros traduzidos e espalhados por dezenas de países e, como dizem que ele é mago, é possível estar sendo lido em regiões ignotas.
No entanto, esse campeão de vendas, apesar de um dos seus livros – O alquimista – ser a obra literária mais vendida no Brasil e uma das mais lidas no mundo, foi (ou é?) um escritor estigmatizado, criticado asperamente por certos setores da imprensa, considerado por alguns como um autor medíocre, que não merece a celebridade que desfruta. Até leitores que dele mal leram uma única obra entendem imerecida a sua entrada na Academia Brasileira de Letras, esquecendo-se, tais “críticos”, que naquela maior casa literária do país já se sentaram, como “imortais”, gente de pouquíssimas letras, como aquele ministro de um tribunal superior incapaz de escrever um bilhete sem erros, como expressou famoso crítico nacional.
Assisti, há pouco, uma entrevista concedida pelo execrado autor a um jornalista estrangeiro que, a certa altura, perguntou-lhe:
– Senhor Paulo Coelho, um “admirador” pede que explique por que você, sendo um mal escritor, vende milhões de livros?
Eis a tranquila resposta do entrevistado:
– Eu nunca disse que sou um grande escritor. Digo sempre que sei muito bem vender meus livros, e isso não prejudica ninguém…
De Paulo Coelho já li, e apreciei, os livros Diário de um mago, O alquimista, Nas margens do rio Piedra eu sentei e chorei, Maktub, O Monte Cinco, Manual do guerreiro de luz, Verônica decide morrer e A caminho de Santiago – todos me proporcionaram uma leitura agradável.
Agora mesmo, desse escritor, por tantos vilipendiado, estou lendo Histórias para pais, filhos e netos, um denso volume de quase 400 páginas e mais de 200 contos breves, contendo historinhas com exemplos edificantes contadas pelas mulheres e pelos homens mais sábios da Terra, extraídos e resumidos de obras antigas e modernas, em linguagem lúcida e atual, que só um escritor de bons conhecimentos literários é capaz de coligir – textos que podem ser qualificados como de real utilidade para “pais, filhos e netos”.
Desse aludido compêndio, transcrevo, logo adiante, por minha conta e risco, trechos de uma prece escrita por Paulo Coelho, lá pelos anos de 1980, quando ainda era um quase desconhecido parceiro do roqueiro Raul Seixas:
(…) Senhor, proteja as nossas ações, porque a Ação é uma maneira de rezar. Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto do melhor que temos dentro de nós mesmos. Que possamos, através do trabalho e da Ação, compartilhar um pouco do amor que recebemos. E para que isso seja possível.
Senhor, proteja os nossos sonhos, porque o Sonho é uma maneira de rezar. Fazei com que, independentemente de nossa idade e de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança. E para que isto seja possível.
Senhor, dai-nos sempre entusiasmo, porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar. É ele que nos liga aos Céus e à Terra, aos homens e às crianças, e nos diz que o desejo é importante e merece o nosso esforço. É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazemos. E para que isto seja possível.
Senhor, proteja-nos, porque a Vida é a única maneira que temos para manifestar o Teu milagre. Que a terra continue transformando a semente em trigo, que nós continuemos transmutando o trigo em pão. E isto só é possível se tivermos Amor – portanto, nunca nos deixe em solidão. Dai-nos sempre a Tua companhia e a companhia dos homens e mulheres que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado à Tua glória. Amém.
Esse pequeno texto mostra que Paulo Coelho, desde novinho, já era um inspirado homem de letras.
José Fernandes é autor, entre outros, do livro “Luso Torres, General, Escritor e Estadista”.
O Carnaval deste ano no Rio de Janeiro, embora tenha perdido os blocos de rua, ainda vai acontecer na Sapucaí. A diferença será a data: antes marcados para o fim de fevereiro, agora os desfiles foram remanejados para daqui a três meses. A ideia é que o Grupo Especial, que mantém os preparativos a todo valor para entregar fantasias e carros alegóricos a tempo, se apresente nos dias 22 e 23 de abril, mesmas datas dos desfiles de São Paulo.
Desfile das campeãs
A apuração está marcada para o dia 26, enquanto que o desfile das campeãs foi adiado para 30 de abril. Já os grupos de acesso, que agora se chamam Série Ouro, dividem-se entre os dias 20 e 21 de abril, ou seja, quarta e quinta-feira.
———————————————————–
Cenário nacional
Analisando o cenário nacional, podemos dizer que a tendência é que, no início de qualquer corrida eleitoral, os players mais conhecidos disparem nas primeiras pesquisas e, ao longo da campanha, conforme os eleitores vão conhecendo as opções, esses números vão se pulverizando para os outros concorrentes.
Quebrando paradigmas
Mas o que causa estranheza é o presidente Bolsonaro aparecer com a metade das intenções de voto de Lula em praticamente todas as pesquisas. Desde a redemocratização, um candidato que disputa as eleições não figura em primeiro. Neste ponto, Bolsonaro segue quebrando os paradigmas da ciência política.
———————————————————–
Umidade e mofo
Um dos grandes aliados da saúde pulmonar é manter os ambientes da casa e do trabalho livres de umidade e mofo. Quem quiser saber mais sobre esse tema, não deve perder o workshop gratuito que a Potiguar promove neste sábado em parceria com a Sika, às 9h30, na unidade do bairro Cohafuma. As inscrições podem ser feitas no link da bio no Instagram @potiguarhomecenter.
Evitando prejuízos materiais
O instrutor João Pinheiro, representante da Sika, dará orientações sobre como impermeabilizar a casa e evitar prejuízos materiais e, claro, manter a saúde em alta. O evento “Como proteger sua casa contra unidade e mofo” é gratuito e aberto ao público.
———————————————————–
Cuidados Farmacêuticos
A Liga Acadêmica de Cuidados Farmacêuticos da Universidade Federal do Maranhão abriu inscrições para a seleção de discentes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia para integrarem as atividades da Liga. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas virtualmente. A prova será realizada em 7 de março, pelo Google Forms.
———————————————————–
Lei de Licitações
Em vigor desde 1º de abril de 2021, a nova lei de licitações e contratos estabelece diretrizes gerais sobre licitações e contratações públicas. A Lei 14.133 unifica a legislação federal sobre esta temática, além de apresentar novidades e alterações significativas para os setores administrativos.
Mudanças e atualizações
Para elucidar as mudanças e atualizações a respeito desta nova lei, a Editora Almedina Brasil lança a obra Comentários à Nova Lei de Licitações Públicas e Contratos Administrativos, dos advogados e consultores Antonio Cecílio Moreira Pires e Aniello Parziale.
Comentários de artigos
Por meio de uma análise minuciosa, os autores comentam os 194 artigos desta que representa uma das mais importantes alterações legislativas ocorridas no ano de 2021. A obra é essencial para os profissionais que atuam com contratações públicas e pode ser utilizada para orientar e subsidiar decisões no dia a dia.
———————————————————–
Parceria com Unisinos
A Faculdade de Negócios Faene firmou parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, para ofertar cursos de Mestrado e Doutorado, já que essa instituição é referência na modalidade a distância. Seu corpo docente é composto por professores com formação acadêmica e sólida experiência de mercado. Além disso, a dinâmica das aulas exige disciplina e organização.
———————————–
– O espetáculo Pão com Ovo está em cartaz no Teatro Arthur Azevedo até domingo. Desta vez, o convidado especial será o comediante Andrey Monteiro.
– Parte da renda do espetáculo será destinada aos desabrigados das enchentes no Maranhão. Aliás, o projeto campeão de bilheteria neste estado está comemorando dez anos de sucesso.
– O Ministério do Turismo investirá mais de R$ 3,9 milhões em obras de melhoria das orlas no Maranhão. Os municípios de Viana, Lago do Junco, Sucupira do Riachão e Arari estão entre os beneficiados com recursos.
– O objetivo da ação é expandir o turismo nesses locais e contribuir para o fomento econômico e de renda da população.
– Para Viana, por exemplo, serão quase R$ 2 milhões para pavimentação do acesso à orla do lago Aquari, um dos principais atrativos da cidade.
– Em Arari, o montante de R$ 1,9 milhão será utilizado para o calçamento do acesso ao rio Mearim.
– Com as melhorias, a expectativa é que haja aumento do número de visitantes e, consequentemente, das atividades econômicas oriundas do turismo nas localidades.
– Mais um restaurante popular foi inaugurado, esta semana, no município de São José de Ribamar. A logística de funcionamento ficará a cargo do Governo do Estado.
– O restaurante oferecerá 750 refeições por dia, sendo 500 no almoço e 250 no jantar. Os pratos custarão R$ 1,00. Essa será a primeira entrega das três que o município receberá.
– O pré-candidato a deputado federal Rogério Cafeteira (PSB) está construindo importantes alianças visando à disputa eleitoral de 2022.
– Em São Luís, a expectativa é que ele saia entre os mais votados, uma vez que já conta com o apoio de quatro vereadores e dois suplentes.
– Esta semana, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, acompanhado de sua esposa, a prefeita de Pinheiro, Ana Paula Lobato, participou da entrega de novas obras e serviços ao município de Palmeirândia.
– Na ocasião, o parlamentar e a prefeita destacaram os avanços conquistados pelos municípios da Baixada Maranhense, resultado, segundo eles, do importante trabalho desenvolvido na região pelo governo estadual.
São Luís – O empresariado maranhense do segmento industrial começa 2022 otimista. Segundo o Índice de Confiança do Empresário (ICEI), estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), os proprietários de empresas industriais no Maranhão se mostram confiantes nesse início de ano. O índice marcou 55,5 pontos em janeiro, e está 5,5 pontos acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança e da falta de confiança. Apesar do otimismo, o indicador recuou em relação aos dois últimos meses de 2021: -4,4% e -0,7%, em relação a dezembro/21 e janeiro/21, respectivamente.
Por setor, o declínio da confiança é maior nas indústrias de construção civil. Com 48,8 pontos, o ICEI do setor recuou 6,1 pontos na comparação com dezembro último. Representa, no entanto, um aumento de 6,3 pontos na comparação com janeiro/21. Nas indústrias extrativas/transformação, a variação negativa foi de 2,6 pontos, registrando um ICEI de 59,2 pontos. No geral, a confiança é positiva.
O índice que mede as condições atuais diminuiu 20% em janeiro. Com uma pontuação (34,9 pontos) abaixo da linha de 50 pontos, o indicador mostra que as condições, em comparação com os últimos seis meses, não estão favoráveis, seja em relação à economia brasileira, seja em relação ao estado ou às próprias empresas, e com reflexo maior na construção do que nas indústrias extrativas e de transformação. Na análise dos indicadores das condições atuais, o ICEI nas indústrias extrativas/transformação, em relação à economia brasileira e ao estado, supera os 52 pontos, o que é um sinal positivo.
Confiança – Para os próximos seis meses, as expectativas dos empresários maranhenses permanecem relativamente estáveis, graças à melhor pontuação no indicador empresas. O índice registrou 65,8 pontos, aumento de 0,4 pontos na comparação com dezembro/21. Para 54,55% dos empresários, a expectativa em relação ao Estado é que deve permanecer a mesma coisa, já quanto à empresa, 55% deles estão confiantes.
Na abordagem por setor, vê-se que os empresários da construção civil mantêm a expectativa do mês passado (em torno de 64 pontos), apenas 1,7 pontos a menos que a expectativa da indústria extrativa/transformação. Neste segmento, o índice supera os 60 pontos nos indicadores relativos à economia brasileira, ao estado e às empresas, mantendo o estado de confiança registrado para dezembro/2021 ou janeiro/2021.
O ICEI-MA é uma pesquisa por amostragem realizada mensalmente pela FIEMA e CNI. Nesta edição, foram sondadas empresas da construção civil e das indústrias extrativas e de transformação, no período de 3 a 14 de janeiro de 2022.
São Luís – O Itaú Cultural estreia no dia 31 de janeiro (segunda-feira), em seu site www.itaucultural e plataformas digitais, a segunda temporada do podcast Observe, agora voltada ao tema Planejamento cultural – ressignificando os saberes da pandemia.
Com produção do Núcleo do Observatório Itaú Cultural, as conversas reúnem produtores e gestores de diferentes lugares do país, para encontros mediados pela gestora cultural, pesquisadora e consultora Lena Cunha, e por Romulo Avelar, também gestor cultural e professor.
Quinzenal, Observe tem os três primeiros episódios nesta temporada conduzidos por Lena Cunha. Eles trazem relatos sobre gestão, sustentabilidade e planejamento, em especial durante o período pandêmico, que vem exigindo dos grupos artísticos criatividade, superação e adaptação às novas ferramentas digitais.
Intitulado Planejamento cultural – ressignificando os saberes a partir da pandemia, o episódio de estreia recebe dois convidados: os gestores e pesquisadores Edceu Barboza e Monique Cardoso, do cearense Grupo Ninho de Teatro.
Nesse encontro, os convidados perpassam questões como a importância do planejamento para a produção cultural e a transformação digital no âmbito das organizações culturais. Eles abordam, ainda, a importância de pensar o propósito de um projeto, os caminhos, estratégias e ferramentas para seu planejamento, além de quais recursos são importantes para viabilizar projetos.
Sobre os convidados e mediadores
Edceu Barboza é artista-produtor-pesquisador no Grupo Ninho de Teatro, Coletivo Arruaça Escoamento, gestor/produtor no Ponto de Cultura e Espaço Cultural Casa Ninho.
Monique Cardoso é artista, pesquisadora, produtora e gestora. Doutoranda em Artes da Cena pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da Universidade Estadual de Campinas.
Lena Cunha é gestora Cultural, pesquisadora, consultora, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2005, especialista em Planejamento e Gestão Cultural pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica (MG), em 1999, licenciada em História pela UFMG, em 1987.
Romulo Avelar é gestor cultural e professor em dezenas de cursos de produção, planejamento e gestão cultural. Consultor de grupos, artistas e entidades culturais da música e das artes cênicas, entre eles o Grupo Galpão. Autor do livro O Avesso da Cena: Notas sobre Produção e Gestão Cultural.
SERVIÇO:
Podcast Observe – 2ª temporada
Episódio Planejamento cultural – ressignificando os saberes a partir da pandemia
No ar a partir do dia 31 de janeiro (segunda-feira)
São Luís – Já estão abertas, no site da Feira do Empreendedor (https://bit.ly/3IFynGo), as inscrições de todas as pessoas que desejam se credenciar para participação no evento, que acontece de 31 de março a 03 de abril, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. Trata-se do mais importante evento de empreendedorismo do País, organizado pelo Sebrae.
Para se inscrever, basta clicar no menu “Quero Participar” e, em seguida, no botão “Inscreva-se Agora”. O interessado será direcionado para um pequeno cadastro na Loja Virtual do Sebrae, que deve ser preenchido com as informações solicitadas. As inscrições são gratuitas e feitas antecipadamente, garantem ao participante o acesso a uma programação vasta e diversificada que terá mais de 50 eventos e atividades.
Com o tema “Bons Ventos para o seu Negócio”, a edição 2020 da Feira do Empreendedor acontece em momento muito oportuno, de retomada dos negócios no pós pandemia e de busca de alternativas de superação dos impactos da crise, ofertando conhecimento, capacitação, inovação, oportunidade e ideias de negócios.
O evento terá formato híbrido, com uma programação que contempla mais de 50 horas de atividades. Boa parte dessa programação poderá ser acompanhada online.
“O acesso ao evento, área de exposição e estandes, serviços de atendimento, orientação, consultorias e mentorias empresariais é totalmente gratuito e grande parte da programação de conhecimento, formada por cursos, palestras, oficinas, aulas show e muito mais também será gratuita. Apenas algumas das ações programadas terão um custo simbólico para o participante”, informa a coordenadora local da Feira do Empreendedor, Marina Lavareda.
Organizada dentro de rígidos padrões e protocolos de segurança sanitária e formato inovador, a Feira do Empreendedor também terá espaço de exposição de parceiros, patrocinadores e empresas com negócios B2B, Espaços de Crédito e Inovação, Arenas do Conhecimento, Espaços de Orientação e para fomento ao empreendedorismo, Praça de Alimentação, Espaço Kids e muita novidade para o empreendedor local, especialmente os de pequenos negócios.
Marina Lavareda ressalta a importância da inscrição prévia. “Ao se inscrever, o participante sai na frente, se credenciando para o maior evento de empreendedorismo do ano no Maranhão, com um vasto cardápio de oportunidades de negócios, acesso à inovação e capacitação e, ainda, contribui para evitar as tradicionais aglomerações de pessoas nos guichês de credenciamento durante o evento”, explica ela, recomendando aos interessados buscar o mais rápido possível a sua inscrição.
São Luís – Você sabe quais sãoos novos sintomas da Covid-19 que podem ser indicadores de infecção pela Ômicron, considerada uma variante mais branda do vírus, porém altamente contagiosa?
Foram identificados mais de 20 associados à nova estirpe, o que significa que pode ser um pouco confuso saber quando fazer um teste.
Especialistas sugerem que um sintoma, em particular, pode alertar se contraiu o coronavírus mesmo antes de testar positivo para a Covid-19.
Pesquisa realizada nos Estados Unidos revela que a dor de garganta é o primeiro sintoma que se experiencia ao ser infectado.
Dor de cabeça
Além de dor de garganta, os sintomas mais comuns de Covid-19 incluem corrimento nasal, dor de cabeça, fadiga, pouco apetite, perda de olfato e paladar.
Entretanto, experienciar dor nos ouvidos tem sido notado como um sintoma comum entre pessoas que testam positivo para a variante Ômicron – sobretudo por aqueles que foram vacinados.
Sentir dor nas articulações também foi adicionado à lista de sintomas frequentes de coronavírus.