São Luís – Os artesãos de Codó farão um curso de mosaicos ainda no mês de outubro promovido pela Prefeitura de Codó. A iniciativa partiu da ideia do Prefeito Dr. Zé Francisco de começar a revitalização do bairro São Pedro a partir do revestimento da escadaria da Igreja de São Pedro por mosaicos. O trabalho será executado por artesãos da comunidade, sob a orientação de artistas plásticos experientes. “Os artesãos de Codó estão orgulhosos em participar deste projeto que vai deixar a cidade mais bonita”, afirma Dona Antonia Ribeiro, artesã.
“Quem já veio na Igreja de São Pedro, conhece a vista bonita da cidade que se tem lá de cima. Nossa intenção é divulgar este cartão postal de Codó, atraindo turistas para a nossa cidade”, afirma o prefeito de Codó, Dr. Zé Francisco. “Em um segundo momento, dando continuidade ao projeto de revitalização do bairro, vamos construir uma academia ao ar livre no local, e fazer a urbanização da área, com recursos já prometidos pelo Deputado Federal Edilázio”, complementa o prefeito. “Em breve teremos novidades em outros bairros da cidade também. Nossa intenção é realizar obras em vários bairros de Codó, para que a cidade fique cada vez mais humana e mais bonita”, acrescenta.
Como já acontece com outras escadarias que se tornaram famosas pelo mundo após serem revestidas por mosaicos, o projeto deve atrair muitos turistas ao local em busca de fotos para as redes sociais. Os moradores que já frequentam a área para praticar esportes ao ar livre, devem frequentar ainda mais o local depois da iniciativa da prefeitura. O curso de capacitação para os artesãos aprenderem a arte do mosaico, será oferecido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Codó.
O mosaico é feito a partir da junção de pedaços de azulejos e lajotas que dão forma à desenhos de grande durabilidade, permanecendo sempre bonitos com suas cores vivas. Outras escadarias pelo mundo foram revestidas em mosaico e passaram a ser pontos turísticos bastante disputados para fotos em redes sociais.