São Luís – Em comemoração ao aniversário de seis anos da TV UFMA, a emissora traz uma série de novidades aos telespectadores: novas produções em sua grade de programação, o lançamento do podcast do programa Sem Filtro e seu novo site institucional.
Além disso, o reitor Natalino Salgado assina convênio com o canal SESCTV, de São Paulo, um dos mais prestigiosos de caráter educativo-cultural do país. Com isso, a partir deste mês, a televisão da universidade passará a retransmitir a programação nacional do canal, além das suas produções locais.
Para a diretora geral da TV UFMA, professora doutora Cecília Leite, as novidades trarão benefícios diretos ao público. “Além das estreias do site e do podcast, frutos do empenho da nossa equipe de mídias, que vão permitir uma maior interação com a audiência, ter o SESCTV como cabeça de rede será um ganho para a TV UFMA, pela reconhecida qualidade de sua programação, o que certamente vai contribuir para enriquecer ainda mais a experiência dos nossos telespectadores”.
Com o lançamento do podcast do Sem Filtro, apresentado pela professora e jornalista Josie Bastos, o público poderá acompanhar, nas principais plataformas de streaming, o conteúdo em áudio do programa, que traz entrevistas com personalidades que se destacam pelo trabalho que desenvolvem no estado.
Já o novo site da TV UFMA agrega informações jornalísticas, programação diária da emissora e conteúdos dos programas. O telespectador também poderá encaminhar mensagens e sugestões de pautas pelo site, além de acompanhar, ao vivo, a transmissão do telejornal da emissora, o JTV-UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, sob o comando da jornalista Ana Thereza Viegas.
Atualmente, 12 programas são produzidos pela emissora, com mais de cinco horas de uma programação local variada, voltada a promover a educação, a ciência, a cultura e a cidadania, entre eles, o Vitrine Musical, É Música, Cineclube Casarão, Sexágenários, o FaixaNobre.doc e No foco da pesquisa. E, agora, a emissora anuncia duas novas produções: os programas É da sua natureza, que trata da temática ambiental e o Conceito, que dá voz a intelectuais e pensadores da UFMA sobre temas que geram debate e reflexão.
Estrutura – A TV UFMA, que tem transmissão aberta pelo canal 16.1 e também está disponível nos canais por assinatura da SKY (canal 316), TVN (16), na NET/Claro (17) e no canal do YouTube oficial da emissora, é a primeira de caráter universitário do Estado e conta com uma moderna estrutura de 576 metros quadrados, ocupados por um edifício de dois andares, com elevador para mobilidade reduzida.
São 17 salas de administração e produção, quatro ilhas de edição, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Maranhão, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.