Reportagem da TV Assembleia vence a 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema

0comentário
Em nome da equipe da TV Assembleia, jornalista Márcia Carvalho agradece premiação conquistada no Festival Guarnicê de Cinema 2021

São Luís – A reportagem “Invasão Alienígena”, produzida pela TV Assembleia, venceu a 44ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, na categoria “Reportagem Televisiva”. A cerimônia, que aconteceu na noite de sexta-feira (24), no Teatro Arthur Azevedo, premiou as melhores produções do audiovisual maranhense. O festival é considerado o quarto  mais antigo do gênero no Brasil e é realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

O diretor de Comunicação da Alema, jornalista Edwin Jinkings, destacou que, mais uma vez, o jornalismo da TV Assembleia é reconhecido pelo afinco e profissionalismo nas suas produções. 

“Toda a equipe está de parabéns por, novamente, empenhar-se em fazer um excelente trabalho, mais uma vez reconhecido em um festival tão tradicional como o Guarnicê de Cinema. Isso mostra o empenho, a dedicação e o compromisso que temos com as nossas produções”, afirmou. 

No mesmo sentido, a diretora-adjunta de Comunicação, jornalista Silvia Tereza, reforçou que o reconhecimento coroa o profissionalismo e a dedicação de toda a equipe da TV Assembleia. “Só temos a parabenizar nossa equipe e estimular que outros trabalhos sejam produzidos. E que venham mais prêmios”, completou. 

Reportagem

A reportagem da jornalista Márcia Carvalho, com produção de Marise Farias, imagens de Inaldo Sales, edição de Halex Sieber e ilustrações de Sophia Cabral, relembra fato ocorrido na década de 1970, quando profissionais da Rádio Difusora AM encenaram uma adaptação radiofônica de “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, assombrando moradores da capital maranhense, que chegaram a acreditar que extraterrestres desembarcaram em São Luís. 

Na reportagem, os radialistas autores da façanha relembraram como tudo foi planejado para que os ouvintes acreditassem que o Campo de Perizes estaria sendo invadido por marcianos, ou seja, uma “fake news” que quase resultou no fechamento da emissora. 

“A reportagem sobre a invasão dos alienígenas, encenada pelos colegas da rádio Difusora AM na década de 70, é uma grande história, interessante e engraçada, que merece ser contada e recontada para não cair no esquecimento. Foi um prazer imenso para toda a equipe de profissionais da TV Assembleia receber esse prêmio”, declarou a jornalista Márcia Carvalho. 

A subdiretora de Rádio e TV Parlamentar da Casa, Glaucione Pedroso, ressaltou que a premiação é motivo de orgulho para toda a Assembleia Legislativa do Maranhão. 

“Toda a nossa equipe de Comunicação é formada por profissionais dedicados e que imprimem amor em cada produção. E o resultado é esse, a premiação de um trabalho que foi feito em equipe, em uma época que a pandemia estava mais severa. Por isso, além do conteúdo, a equipe merece todo nosso reconhecimento pelo comprometimento em levar informação e entretenimento aos maranhenses nesse período tão difícil”, finalizou. 

Outras premiações 

Nos últimos três anos, a TV Assembleia tem conquistado importantes prêmios de jornalismo na categoria reportagem. Em 2020,  venceu o Prêmio BNB com a matéria “Empreendedor investe em trabalho de impacto social”, do jornalista Fábio Cabral, editor de imagem Angelo Moraes e o cinegrafista Fábio Lima. 

A TV Assembleia também foi vencedora da 42a. edição do Festival Guarnicê de Cinema, em 2019, com a reportagem “Os Desafios do Envelhecimento”, da repórter Márcia Carvalho, produção de Ameliane Araújo, imagens do cinegrafista Jurandir Serra e edição de Alberth Moreira. 

Em 2018, conquistou a terceira colocação do Prêmio de Jornalismo da OAB em Direitos Humanos, com a reportagem “Extermínio LGBT”, de Ismael Gama e produção de Ada Chagas. 

Além desses, a TV Assembleia também foi agraciada, por três anos consecutivos, com o Prêmio REMADD, na categoria Comunicação e Literatura, em reconhecimento à cobertura jornalística sobre os trabalhos desenvolvidos pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas e de projetos sociais.

sem comentário »

Prefeitura de São Luís sinaliza áreas de risco em praias

0comentário
O mapeamento foi realizado pelos guarda-vidas do Grupamento Marítimo da Guarda Municipal

São Luís – A Prefeitura de São Luís concluiu o levantamento com sinalização de indicação de áreas de rochas e riscos de afogamento nas praias do Olho d’Água, Caolho e Ponta d’Areia. Nos locais, foram implantadas bandeiras de sinalização, cujas cores possuem significados distintos em relação à segurança dos banhistas. 

“É um serviço inédito na capital maranhense com esse formato, o que mostra a atenção que o nosso prefeito Eduardo Braide está dando para os banhistas e frequentadores das praias sob nossa circunscrição. Por meio dessa ferramenta, evitaremos afogamentos e acidentes, uma vez que cada trecho mapeado conterá informações sobre esses eventos”, explicou o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Marcos Affonso. 

O mapeamento foi realizado pelos guarda-vidas do Grupamento Marítimo da Guarda Municipal, que percorreram as praias em quadriciclos. Na região do Olho d’Água, a operação começou na barreira vermelha e foi concluída no Rio Claro. Na Ponta d’Areia, o levantamento seguiu até o Espigão Costeiro. 

Sinalização

Seguindo os padrões internacionais, a bandeira verde vai indicar presença de guarda-vidas; a amarela vai indicar risco médio de afogamento e assistência de guarda-vidas; a vermelha indicará alto risco de afogamentos, correntes marítimas e limitação para banhos (devido a alguns fatores de risco) e circulação de pessoas; e a preta representará área não coberta pelos guarda-vidas e presença de rochas. Desse modo, a Prefeitura de São Luís contribuirá para melhorar a qualidade e produtividade operacional do salvamento aquático. 

Por meio desse recurso, o grupamento reforçará o aspecto preventivo de suas ações nas praias da Ponta d’Areia, Olho d’Água e do Caolho, onde, de janeiro deste ano até hoje, não foram registradas mortes por afogamentos, uma vez que os profissionais realizam constantemente patrulhamentos em quadriciclos e a pé, além do uso das torres de observação e do bote. 

sem comentário »

Assembleia aprova projeto que beneficia mototaxistas e motoboys

0comentário
Parlamentares durante a sessão plenária realizada na manhã de terça-feira, 21 de setembro

São Luís – A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária de terça-feira (21), em único turno, o Projeto de Lei 350/21, de autoria do deputado Ciro Neto (PP), que institui as diretrizes para a política de incentivo à segurança dos mototaxistas e motoboys e a renovação da frota de motocicletas utilizadas como ferramentas de trabalho, no Maranhão. A matéria seguirá à sanção governamental.

De acordo com o PL, a administração pública estadual poderá adotar medidas de incentivo à segurança da categoria, veiculando campanha educativa de prevenção a acidentes de trânsito e desenvolvendo programas de acompanhamento e tratamento dos profissionais vítimas de acidentes no trabalho.

Outras medidas de incentivo são a criação do programa de aperfeiçoamento para melhoria da prestação dos seus serviços e a adoção de incentivos fiscais e tributários, bem como linhas de créditos para renovação da frota de motocicletas.

sem comentário »

Pré-candidato à presidência da OAB/MA Kaio Saraiva apresenta propostas de gestão nesta quinta-feira

0comentário
Advogado Kaio Saraiva destaca-se pelo profissionalismo, postura equilibrada e propostas inovadoras

São Luís – Com uma trajetória de muitas realizações e garantias para a classe advocatícia, o pré-candidato à presidência da OAB/MA pelo grupo Trabalho e Compromisso, Kaio Saraiva, apresentará suas propostas de gestão para 2022/2024. O encontro com advogados e advogadas acontece nesta quinta-feira (23), às 19h, no Villa Reale (Avenida dos Holandeses).

São mais de cem propostas distribuídas em nove eixos que contemplam advogados e advogadas do Maranhão. Todas elas sugerem um avanço contínuo, com a certeza de mais conquistas para a classe advocatícia no Maranhão.

São inovadoras como o lançamento da PEI – Plataforma de Empregabilidade e Integração ao mercado de trabalho, por meio da qual a OAB criará cadastro de vagas para jovens advogados em escritórios parceiros; acolhedoras como a criação do Plano de Saúde e Previdência Privada com custo acessível à Advocacia; e inclusivas, como o Centro de Inclusão de Apoio ao Advogado(a) com Deficiência e incentivo à inclusão da comunidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho entre outras.

“As propostas resultam de reuniões com os profissionais para acolher suas demandas. Temos um caminho seguro e de mais realizações a serem concretizadas em prol da categoria. Por todas as conquistas ao longo dos cinco anos de gestão e que eu realizei diretamente, reafirmo o meu comprometimento, a responsabilidade e transparência com os advogados e advogadas. Vamos seguir, preservando as conquistas e avançando cada vez mais”, afirmou.

Gestão equilibrada

Como diretor-financeiro da Seccional Maranhense da OAB, nos últimos três anos, Kaio Saraiva destacou-se por uma gestão equilibrada e saudável, o que proporcionou investimentos em estrutura, qualificação e fortalecimento do sistema de Defesa de Prerrogativas. Entre as ações, destacam-se a entrega das salas de Advocacia nos Fóruns do Maranhão; Parlatórios; oferta de cursos gratuitos como pós-graduação nas áreas Criminal e Civil; Escritórios Compartilhados no Cohatrac, São José de Ribamar e Presidente Dutra, e sede própria para as Seccionais, como a de Estreito, entre outras realizações.

Diante da incerteza do período pandêmico, o pagamento da Anualidade foi prorrogado várias vezes e facilitado. Ações diretamente ligadas à prevenção da Covid-19 foi coordenada pelo gestor financeiro como aquisição de mais de 4 mil testes e aplicação na Advocacia por todo o Maranhão. O Auxílio-Hospitalar, proposto por Kaio Saraiva junto ao Conselho Seccional da Ordem, foi aprovado e acolheu aqueles profissionais que tiveram de se internar devido a doença.

sem comentário »

Maranhense Lindevania Martins vence concurso literário nacional

0comentário
Lindevania Martins é autora da obra “Teresa Decide Falar”

São Luís – Na quarta-feira (15), a poeta e prosadora maranhense Lindevania Martins recebeu uma ótima notícia. A sexta edição do prêmio literário nacional CEPE de Literatura, um dos mais respeitados e cobiçados do Brasil, divulgou seus vencedores e a maranhense saiu vitoriosa na categoria “Contos”, com a obra “Teresa Decide Falar”.

“Uma emoção imensa a conquista do Prêmio Cepe de Literatura. Ele dá grande visibilidade aos escritores e escritoras, encoraja a literatura nacional, insere novas vozes no campo literário e nos inspira a produzir. É um prêmio de grande prestígio e todos nós, autores, sonhamos com o dia em que seremos agraciados. Muito feliz que meu dia chegou!”, declarou a escritora.

“Teresa decide falar” é composta por contos que tratam, sobretudo, da experiência de viver em um mundo que tenta limitaras as pessoas o que elas podem ser. Os personagens ora aderem às expectativas, ora as desafiam.

“Essas histórias foram construídas no meu dia a dia como escritora, defensora pública da mulher e da população LGBT, como poeta e corpo trabalhador, surgindo dessa mistura entre realidade e imaginação, ato e sonho, das nossas múltiplas identidade e pertencimentos”, completou a escritora.

sem comentário »

Gustavo Carvalho conquista o segundo maior colégio eleitoral da OAB-MA em apoio à sua pré-candidatura

0comentário
Gustavo Carvalho e Márcia Cavalcante no encontro realizado com a categoria em Imperatriz, que reuniu dezenas de advogados e advogadas

São Luís – O advogado Gustavo Carvalho conquistou o segundo maior colégio eleitoral do Maranhão em apoio à sua pré-candidatura à presidência da OAB-MA. Na sexta-feira (17), foi anunciado o nome da atual presidente da Subseção de Imperatriz, Márcia Cavalcante, como pré-candidata a vice na sua chapa, que representa o Grupo Valor & Ordem.

Para Carvalho, a adesão de Márcia Cavalcante ao projeto do grupo fortalece ainda mais sua pré-candidatura, que segue ganhando importantes e fortes apoios da categoria em todas as regiões do Maranhão.

Toda essa articulação política vem sendo trabalhada pelo próprio Gustavo Carvalho, que considera o apoio de Márcia Cavalcante um grande passo no processo de construção da sua pré-candidatura à OAB.

Durante o encontro realizado com a categoria em Imperatriz, que reuniu dezenas de advogados e advogadas, Carvalho destacou os aspectos positivos da adesão de Márcia Cavalcante ao projeto do grupo. Segundo ele, a escolha se deu em razão do excelente trabalho desenvolvido pela advogada na Subseção, os seus valores éticos e morais, que sempre primou onde quer que atue.

“A Dra. Márcia faz uma excelente gestão no comando da Subseção de Imperatriz, que tem o segundo maior colégio eleitoral da OAB no Estado. Nós nos sentimos extremamente honrados e felizes com a sua decisão de apoiar o nosso projeto que, com certeza, é o melhor para a OAB, para a categoria e à sociedade maranhense”, declarou Gustavo Carvalho.

Apoio

No mesmo dia, Carvalho também declarou apoio à pré-candidatura de Dr. Judson Lopes à presidência da OAB de Imperatriz. “Após análise da sua trajetória de 25 anos na advocacia, confirmo o meu apoio a esse profissional ético e competente. Será uma junção de grandes forças em prol da advocacia e da sociedade”, afirmou ele.

Também participaram da reunião, em Imperatriz, professores do curso de Direito da cidade, como o renomado Dr. Miguel Daladier.

sem comentário »

Está sendo gerado um pânico sem necessidade, diz oceanógrafo sobre possível tsunami nas regiões Norte e Nordeste

0comentário

São Luís – “O drama é um vício da humanidade. Ainda é pequena a probabilidade de o evento ocorrer. É um alarde muito grande. Este cenário cataclísmico foi publicado há muito tempo e é algo extremamente hipotético. Nenhum dos valores seria crível de aposta. Está sendo gerado um pânico sem necessidade”, declarou o oceanógrafo e professor da Universidade Federal da Bahia, Guilherme Lessa, em entrevista ao jornal baiano Metro1, referindo-se à probabilidade de tsunamis nas regiões Norte e Nordeste do Brasil com a erupção do vulcão Cumbre Vieja.

Ele afirma, também, que o estudo feito pelo portal MetSul Meteorologia considera o deslizamento de 500 quilômetros cúbicos de massa no oceano, o que é bem raro de ocorrer. Fora isso, o nível da maré e a forma de propagação de onda também são impossíveis de medir, o que torna a hipótese do estudo mais difícil de ser realizada.

“É muito difícil dizer qual seria a realidade caso o deslizamento ocorra, porque tem muitas variáveis em jogo”, frisou.

O autor do estudo que viralizou na imprensa e nas redes, geólogo Mauro Gustavo Reese Filho, concorda que estudos mais recentes afirmam que as possibilidades de ocorrer tsunamis “são remotas e longínquas”, mas que é preciso cuidado. “O estabelecimento de sistemas de alarme possibilitam a evacuação de áreas e é justificável quando se trata de vidas humanas”.

sem comentário »

Feijoada beneficente vai angariar brinquedos para crianças carentes

0comentário
Geisy Arruda estará na feijoada beneficente organizada por Cláudio Carvalho, no dia 26 de setembro

São Luís – O designer de sapatos Cláudio Carvalho já provou que é adepto da solidariedade. Extrovertido, alegre e original, ele segue firme em seus projetos para ajudar o próximo. No dia 26 de setembro, às 13h, no Palazzo Eventos (Araçagi), promoverá a sexta edição da feijoada beneficente com sua assinatura. A presença vip será a modelo Geisy Arruda.

Os convidados comparecerão usando uma camiseta-convite e doarão brinquedos a serem repassados a crianças carentes de São Luís. A distribuição dos brinquedos ficará a cargo da Igreja Católica da Villa Palmeira, Associação da Jordoa e Escola Luís Inácio Lula da Silva, na Cidade Olímpica.

O evento terá como atrações a banda Argumento, os cantores Erickson Andrade e Daniel Duarte, o DJ Bulacha e mais: Os Clones, Thiago Cantor e Mateus Oliveira.

Cláudio Carvalho promoverá evento beneficente em prol de crianças carentes

sem comentário »

Aplicativo da Equatorial Maranhão oferece facilidade no acesso aos serviços

0comentário

São Luís -A Equatorial Maranhão imprimiu melhorias em seus canais digitais. Atualmente, a distribuidora disponibiliza, além da Agência Web, por meio do www.equatorialenergia.com.br e WhatsApp (com a assistente virtual Clara via (98) 2055-0116), o APP da distribuidora, disponível nas lojas android e IOS. Basta baixar o APP EQUATORIAL ENERGIA.

 Como utilizar

Após baixar o APP, o primeiro passo é selecionar o estado em que você mora. Depois, o titular da conta deve preencher com o CPF e a data de nascimento. Feito isso, basta escolher uma das seguintes: Segunda via, Informar Falta de Energia ou Outros Serviços, que engloba todos os outros serviços disponíveis.

Quando o cliente escolhe “Outros Serviços”, encontra as opções disponibilizadas em blocos, como Acesso Rápido, onde há a possibilidade de pagamento de conta por meio do cartão de crédito, parcelamento de débitos na conta de energia, solicitação de fatura por e-mail e alteração da data de vencimento.

Na opção Solicitações e Serviços é possível realizar encontrar troca de titularidade, solicitação de ligação nova, reativação, denunciar uma fraude, informar situação insegura e muitos outros.  

sem comentário »

“O administrador precisa se reinventar” , diz Ricardo Carreira

0comentário
Ricardo Carreira é diretor da Faculdade de Negócios Faene e professor da Universidade Federal do Maranhão

São Luís – Quase dois anos de pandemia foram suficientes para uma revolução no mundo da administração de empresas, segundo o consultor e professor Ricardo André Carreira. Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretor acadêmico da Faculdade de Negócios Faene, ele analisa que algumas organizações não conseguiram buscar alternativas para se manter no mercado e outras faliram, mas a maioria resistiu e “salvou” seus negócios.

“A pandemia nos ajudou a compreender a nossa capacidade de resistir às mudanças e, mais ainda, a descobrir nossos pontos fracos e fortes. Assim foi com as empresas brasileiras e estrangeiras. Muitas organizações conseguiram crescer sobremaneira em meio a essa turbulência, a exemplo daquelas ligadas ao comércio eletrônico, as quais associaram suas ações físicas às virtuais. Outras inauguraram novos mercados e se consolidaram de uma maneira espetacular”, explica Ricardo Carreira.

Magazine Luiza e o próprio Mercado Livre são exemplos de empresas nacionais que obtiveram sucesso em meio à crise sanitária, na análise do consultor. Ele enfatiza que o período serviu para ressaltar a importância do papel do administrador de empresas no geral, que é a peça chave para o sucesso de qualquer organização.

“O administrador precisa se reinventar, mais do que nunca, tanto aqueles que já atuam no mercado quanto aqueles em formação. Isso ficou escancarado durante a pandemia. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado, a partir de agora, passa buscar nesses profissionais com mais ênfase”, destaca.

Decisões

Ricardo Carreira diz que ficou provado que as decisões precisam ser estratégicas e amparadas no cenário em que se vive naquele determinado momento. Questões como a ampliação da cultura digital, colaboração, propósito da marca e trabalho remoto estão ainda mais presentes e pedem profissionais com um outro olhar.

“A pandemia foi um divisor de águas e enfatizou que, definitivamente, estamos na era das tecnologias e das ferramentas digitais. O home-office é um exemplo. Ele ampliou possibilidades, reduziu custos e se mostrou necessário e decisivo. É um modelo, inclusive, que continuará a ser empregado por algumas empresas e instituições de ensino. É claro que muito mais pelas instituições de ensino superior do que por aquelas do ensino fundamental”, frisa.

Transformações

As transformações no mercado, de acordo com o consultor, tendem a acontecer em intervalos mais curtos de tempo, sempre pautadas a partir da perspectiva do cliente. O profissional terá que estar preparado para essas mudanças, segundo ele, e não poderá ficar amarrado a um único modelo.

“O profissional de administração terá de ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Um empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”, analisa.

O professor chama atenção para o fato de que o administrador, mais do que nunca, precisará estar preparado para gerenciar momentos de crise e apresentar soluções para tomada de decisões assertivas e inteligentes. “As empresas são as protagonistas da economia e do ambiente de negócios e uma boa condução gerencial tornará mais fácil a superação desse momento”, finaliza.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/evandrojunior/wp-admin/
Twitter Facebook RSS