São Luís – Com uma cerimônia extremamente elegante e sóbria, o Japão foi respeitoso na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, apresentada na manhã desta sexta-feira, 23, com transmissão no Brasil pela Rede Globo. Um espetáculo sem exageros, na medida certa, e de muito bom tom, dado o cenário em que é realizado, em plena pandemia de Covid-19.
Afinal, até agora, houve mais de 70 casos de infecções por Covid-19 no Japão entre os credenciados para os Jogos, desde 1º de julho, quando muitos atletas e autoridades começaram a chegar. Além disso, não poderia ser diferente, haja vista que os casos ainda continuam aparecendo em diversos países.
Em vez de 10 mil atletas marchando em um estádio lotado, como sempre, o desfile das equipes foi menor, em um estádio praticamente vazio, exceto por algumas centenas de autoridades.
Ponto alto
Um dos pontos altos da cerimônia foi o globo terrestre no céu, desenhado com 1.824 drones, enquanto a música “Imagine”, de John Lennon, era entoada.
A apresentação foi encerrada com uma chuva de origamis, que substituíram as tradicionais pombas brancas, e com a tenista Naomi Osaka, uma das melhores do mundo, recebendo a tocha olímpica e acendendo a pira.