Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.
São Luís – Conhecido pela produção de tiquira, aguardente típico local, o Maranhão abre sua expertise para outros setores de bebidas. É o caso da Cervejaria Quadra 66, empresa 100% maranhense, que conquistou a medalha de prata, conferida na 9ª edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, dia 18/03, em Blumenau (SC). A Quadra 66 foi a única cervejaria brasileira no estilo a receber este reconhecimento.
O concurso se posiciona como um dos maiores eventos no mundo, sobretudo por sua metodologia aperfeiçoada ao longo de quase uma década de criação do ranking. Neste ano, 467 cervejarias de todo o Brasil participaram da disputa, enviando 3,1 mil amostras dos mais variados estilos. A competição também reúne juízes de várias nacionalidades, com vivências extensas na avaliação da bebida em todo os continentes.
Por sua performance no Concurso Brasileiro de Cerveja, a Quadra 66 ganhou repercussão na imprensa internacional, com divulgações na Europa e América do Sul. A diretora executiva da cervejaria, Eliane Silva, comemora o resultado e elenca razões para o sucesso.
“Embora seja de família maranhense e alemã, nossa conquista é fruto da determinação, pesquisa e aplicação de rígidos protocolos nacionais e internacionais de segurança, qualidade e manutenção da tradição. Estamos no mercado há apenas dois anos. Contudo, nosso produto é resultado de acúmulo de conhecimentos”, disse.
A cervejaria Quadra 66 está há dois anos no mercado e participou, pela segunda vez, do Concurso Brasileiro de Cervejas. Além da premiada Strong Biiter, a Quadra 66 possui em seu portfólio os estilos German Pils, Hop Lager, Irish Red Ale e IPA.
São Luís – A Faculdade de Negócios Faene oferece, nesta quinta-feira (18), o curso de extensão “Arqueação de Navios”, com 30 horas-aulas totalmente on-line, em parceria com a empresa Consultport e transmissão pela plataforma Google Meet.
O curso será ministrado pelo professor Rogério Freitas, diretor da Consulport – Treinamentos & Serviços Portuários, mestrando em Oceanografia, especialista em Logística Portuária, MBA em Engenharia de Produção, especializando em Engenharia Portuária, professor e palestrante da área Portuária.
Arqueação é a medida do volume interno de uma embarcação. Atualmente, as medidas de arqueação internacionalmente em vigor consistem em valores adimensionais obtidos por fórmulas de cálculo onde entram os volumes expressos em metros cúbicos, o número de passageiros, o pontal e a imersão de cada navio.
São Luís – Não deixa nada a desejar às produções da TV aberta brasileira a primeira série maranhense que estreou recentemente na TV Mirante, com um elenco que tem tudo para chamar a atenção de quem bem entende do assunto e um fluxo narrativo que privilegia o regionalismo e o multiculturalismo.
“Pão com Ovo”, baseada na obra homônima original da Santa Ignorância Companhia de Artes, com direção de Bruno Magno e assinatura da Janela Produções, é uma prova de que, quando se tem uma boa ideia na cabeça, força de vontade e talento, o resultado é inexoravelmente positivo, ainda que gerado em um período conturbado como o que experimenta o mundo na atualidade.
A adaptação da comédia campeã de bilheterias no Maranhão para o meio televisivo é uma combinação de acertos e contribui para diversificar a oferta de conteúdos produzidos fora do eixo Rio-São Paulo, revelando-se uma opção para o telespectador que evita o sensacionalismo predominante na maior parte do noticiário exibido pelas TVs abertas dos estados brasileiros, incluindo as das regiões Norte e Nordeste.
Os atores César Boaes, Adeílson Santos, Ricco Lima, João Carvalho, Dênia Correa, Davyd Dias e Marluce Emily dão claras demonstrações de que estão afinados, em sintonia recíproca e prontos para aceitar qualquer desafio no futuro. Eles decidiram encarar a empreitada inédita na TV maranhense por confiarem na própria equipe e no respaldo da afiliada da Rede Globo, embora trabalhando com um grupo reduzido de profissionais, em razão da crise sanitária, e tendo de interromper as gravações por diversas vezes.
São cinco episódios que vão ao ar sempre aos sábados, depois do programa Daqui. Faltam quatro, pois o primeiro logrou êxito no último dia 13 de março. Os atores que dão vida aos personagens (já conhecidos do público local) são frutos que vingaram dos palcos do teatro, alicerces que os oportunizaram encarar novos desafios e os deram asas para que voassem sobre as diferentes possibilidades da teledramaturgia.
O projeto, pautado na comédia de costumes, é completamente original e encontra significados na riqueza de elementos intrínsecos ao Maranhão, com sua mestiçagem cultural, nem sempre considerada pelos grupos de produção de conteúdos midiáticos. O melhor de tudo é que revela a essência do maranhense e as belas paisagens da Ilha de São Luís.
O formato segue a tendência cultivada pelas grandes emissoras, ou seja, destacando o regionalismo e ressaltando as características marcantes das diferentes regiões do Brasil. É uma nova visão nesse campo da arte, escancarada nas telenovelas da Rede Globo e explorada por autores-gênios, como Aguinaldo Silva.
A trama, seguindo o roteiro-base do espetáculo teatral, flui a partir da história de amizade entre as protagonistas, Clarisse e Dijé, uma representando a classe emergente e a outra mostrando a realidade nua e crua dos moradores da periferia, com sua luta pelo pão de cada dia.
Em seu entorno, gravitam diversos outros personagens, a exemplo de Jacirema (Dênia Correa), um estereótipo de vizinha fofoqueira muito comum em bairros da periferia da capital maranhense. A personagem vem se destacando desde as apresentações da comédia nos palcos dos teatros e, agora, revela sua total desenvoltura para a proposta televisiva.
O ator Ricco Lima, que vive Carlos Alberto, é outro destaque. Afinal, já é veterano na televisão, tendo participado de novelas da Rede Globo e de outras séries. O jovem João Victor, cujo personagem é Otávio Gabriel, demonstra talento de sobra para essa e qualquer outra série na qual venha a atuar.
Em resumo, a série “Pão com Ovo” está um primor e tem tudo para esticar o roteiro, em novos episódios.
São Luís – A TVN, por meio de seu projeto de divulgação de empresas locais, o “Conexão do Bem”, utiliza seus canais próprios de comunicação com clientes (sites e stories de rede sociais) para divulgar e apoiar, gratuitamente, pequenas e médias empresas maranhenses. Os clientes que acessam a TVN em seus canais podem consultar também diversas informações sobre produtos e serviços. Esse projeto acaba funcionando como um guia de serviços em geral, que também facilita a vida de quem precisa contratar ou comprar algo.
Esta semana, o “Conexão do Be” dá uma ênfase ainda maior na divulgação de bares e restaurantes da cidade, que devem permanecer fechados até o próximo dia 21 de março, devido ao decreto estadual, em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19 em São Luís. Mas quem quiser dar uma força a esses estabelecimentos, pode e deve usar os serviços de delivery que a maioria deles oferece. E a TVN está incentivando essa prática, com a divulgação de contatos e promoções de diversos bares e restaurantes locais.
Villa do Vinho é um dos estabelecimentos contemplados
Para Werther Bandeira, do restaurante Villa do Vinho Bistrô e um dos contemplados com a divulgação, receber esse apoio da TVN é fundamental para vencer essa fase e conseguir manter os empregos de mais de 20 colaboradores diretos:
“Vivemos uma fase muito difícil e temos feito tudo para não despedir nenhum colaborador. Estamos sobrevivendo exclusivamente do delivery, com muitas promoções no IFood como a opção de Almoço Saudável, uma novidade que sai por menos de R$40,00 e com pratos balanceados, com orientação de uma nutricionista. Mas precisamos aumentar o fluxo de pedidos para conseguirmos equilibrar as contas, funcionando só com o delivery. Esse apoio do projeto ‘Conexão do Bem’ é fantástico, pois é totalmente gratuito e nos gera novos clientes. Sou muito grato a essa iniciativa da TVN”, declarou Werther Bandeira.
São Luís – O Hospital São Luís, mais conhecido como HSLZ ou Hospital dos Servidores, que presta atendimento exclusivo aos servidores estaduais contribuintes do FUNBEN e sob gestão privada do Grupo Mercúrio, está com vagas abertas para contratações imediatas de profissionais destinados ao tratamento de pacientes de UTI Covid19.
O HSLZ está contratando enfermeiros de nível superior e técnicos de enfermagem (com curso técnico na área), preferencialmente com experiência de trabalho em UTI / Unidade de Terapia Intensiva.
Os interessados devem encaminhar currículo em caráter de urgência até essa quinta-feira (18.03) para o email: [email protected], colocando como assunto da mensagem “expansão e a área – enfermeiro ou técnico de enfermagem”.
São Luís – Você é o que você come. Essa frase também pode ser aplicada aos animais. Cães mais gordinhos podem estar se alimentando somente de alimentos pobres em nutrientes, com alto valor calórico e, portanto, estarem mal nutridos.
A obesidade sozinha já é um problema, se estiver associada a uma má nutrição, o caso se torna ainda mais grave. Como os cães não abrem a geladeira, fica mais fácil para nós tutores controlarmos o que eles comem e em qual quantidade.
A obesidade causa vários prejuízos para a saúde do seu mascote. Um cão obeso possui baixo desenvolvimento, escore corporal alto, cansaço e maior predisposição a problemas cardíacos.
Para que o peso do pet não ultrapasse o ideal, ou seja, o estipulado por um médico-veterinário, alguns produtos podem ser banidos da dieta ou dados em pequenas quantidades ao cão. Cuidado com os petiscos, não podemos ultrapassar 10% da alimentação com guloseimas, pois, desse modo, estaremos dando excesso de calorias ou substituindo uma dieta balanceada como uma ração, por um petisco não balanceado.
Caso o seu cão já esteja obeso, na Terra Zoo você encontra rações balanceadas e hipocalóricas, além de veterinários e profissionais capacitados para lhe orientar sobre como manter a boa forma do seu mascote.