“2020: um ano desafiador, mas que nos permitiu honrar o nosso legado”, diz diretor da Faculdade de Negócios Faene
São Luís – Desde março, com a suspensão das atividades e aulas presenciais, muitas instituições brasileiras adotaram o ensino emergencial a distância, para dar continuidade ao período letivo. No Maranhão, a Faculdade de Negócios Faene foi uma das que seguiu em frente, por meio do ensino emergencial on-line, em um primeiro momento, e depois, adotando o sistema híbrido, ou seja, com aulas virtuais e presenciais.
Segundo o diretor da instituição, professor Ricardo André Carreira, o contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus em 2020 estimulou a direção, alunos e professores a buscarem soluções para a crise sanitária, sem negar as dificuldades que teriam de enfrentar.
“Foi um ano desafiador e de apostas em soluções e tecnologias que nos permitiram avançar e honrar o nosso legado, que é oferecer uma educação de qualidade a preços justos. Foi por essa razão que lançamos mão das plataformas digitais como Google Classroom, ministrando aulas com transmissão ao vivo e adotando os modelos híbridos de trabalho”, frisou.
Por meio da metodologia Faene Inn (Innovation), com aulas ainda mais interativas, uso de games e a participação ativa dos alunos, a instituição conseguiu desmistificar a educação a distância.
“Na realidade, quando falamos de ensino híbrido, nos referimos a uma evolução da educação a distancia. E conseguimos desmistificar esse modelo, apesar do desestímulo de muitos discentes, por conta das conseqüências da pandemia. Passamos por dificuldades, mas criamos um conceito de educação interativa e inovadora. Agora, conjugando aulas on-line, presenciais e transmitidas ao vivo, estamos dando um salto significativo”, afirmou Ricardo Carreira.
Parauapebas
O diretor lembrou que a Faculdade de Negócios Faene tem braços no Pará, onde as aulas presenciais, depois da fase crítica da pandemia, continuaram sendo ministradas, na cidade de Parauapebas. “Apesar de usarmos as nossas plataformas, não ministramos aulas ao vivo on-line em Parauapebas, mas presenciais, com um número reduzido de alunos e distanciamento social, ou seja, seguindo todos os protocolos sanitários. Isto porque os paraenses preferem assim, sendo este o nosso diferencial, pois a maioria das instituições atende pelo sistema a distância naquela cidade paraense”, diz.
O ano foi de muito conhecimento para professores, alunos e funcionários. No início do emprego das novas tecnologias via internet, havia dificuldade de acesso, entre outros problemas. Depois, tudo foi ficando mais fácil e os alunos conseguiram compreender sua funcionalidade e praticidade. De acordo com Ricardo André Carreira, independentemente da vacina contra o novo coronavírus, que será distribuída pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil, essas tecnologias e inovações não serão esquecidas.
“Nós continuaremos utilizando, porque se revelaram extremamente positivas e imprescindíveis para ampliarmos o aprendizado. Em 2021, reativaremos o ensino presencial integralmente, mas não abandonaremos as estratégias de complementação de conteúdo, com os materiais que utilizaremos dentro das plataformas, os games, entre outras ferramentas, apostando nas metodologias ativas, sala de aula invertida, gameficação, PPl e por ai vai. Em resumo: utilizaremos o ambiente virtual de aprendizagem como parte integrante do conteúdo educacional. Acho que esse é o legado, depois dessa ressignificação da relação ensino-aprendizado, não somente no Maranhão, mas em todo o Brasil”, finalizou.