São Luís – Mais famosa bailarina, coreógrafa, produtora e professora de dança do ventre do Maranhão, Solange Costa realizará, dias 3 e 4 de outubro, evento inédito no estado. Os participantes terão acesso pelo aplicativo Zoom mediante inscrição.
Trata-se do Nour El Shams Festival, primeiro workshop de danças árabes realizado a partir do Maranhão.
O Nour El Shams estava sendo idealizado há dois anos e aconteceria de forma presencial, em São Luís. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, a proposta foi adaptada ao formato online.
Seis destacadas profissionais da dança árabe no Brasil (algumas com carreiras internacionais), estarão conectadas virtualmente e artisticamente.
São elas: Kahina (São Paulo), Ju Marconato (São Paulo), Fernanda Guerreiro (Bahia), Nuriel El Nur (Rio Grande do Norte), Lu Zambak (Recife) e Ana Paula Azevedo (Teresina).
O evento já recebeu a adesão de bailarinas de vários estados (MG, CE, PI, MA) e que estarão se aperfeiçoando nessa arte milenar.
“Será o primeiro de muitos, trazendo arte, cultura e conhecimentos para o classe artística”, disse Solange Costa, que é também turismóloga, tem formação em balé clássico e é professora de balé, dança árabe, jazz e dança de salão.
Solange foi aluna da maitre do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Eugênia Feuderova, e teve aulas com Carlinhos de Jesus e Jaime Arouche. Foi, ainda, assistente de coreografia e bailarina do Teatro Arthur Azevedo e é ex-bailarina da Cia Contemporânea Pulsar. Na dança árabe, atua há 25 anos.