São Luís – Na manhã desta segunda-feira, dia 16 de março, o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) solicitou à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís a instalação do Comitê de Crise e Prevenção ao Coronavírus.
Segundo o parlamentar, uma força tarefa tem que ser feita por precaução. “Estamos vendo em todo Brasil vários casos de pessoas que contraíram o Coronavírus. Aqui no Maranhão, até o momento, nenhum caso foi confirmado. O Comitê é uma medida preventiva, pois unindo forças e esforços vamos vencer esse vírus”, disse.
Sobre o comitê
Vereadores, servidores e colaboradores que apresentarem sintomas de contaminação pelo COVID-19 deverão ser afastados do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, pelo período mínimo de 14 dias ou conforme orientação médica.
Aqueles que regressarem do exterior, ainda que assintomáticos, deverão permanecer afastados por 14 dias, a partir do retorno ao Brasil, período em que será observado resguardo domiciliar para observação de sinais e sintomas compatíveis com o coronavírus.
Assegura que os servidores e colaboradores maiores de 60 anos e os portadores de doenças crônicas que compõem risco de aumento de mortalidade por COVID-19 poderão optar pela execução de suas atividades por trabalho remoto, cujos critérios de medição serão estabelecidos conforme o caso.
Suspensão de atividades de capacitação, treinamento e cursos de aperfeiçoamento presenciais que impliquem aglomeração de pessoas.
Nos dias de sessões plenárias evitarem o máximo de pessoas circulantes no plenário.
A Câmara deverá manter cartazes de orientação , ofertar máscaras cirúrgicas descartáveis para os funcionários e visitantes que apresentarem sintomas correspondentes ao COVID-19 , bem como disponibilizar álcool gel nos corredores, gabinetes dos vereadores e setores da Casa Legislativa .