Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.
São Luís – O cuidado com a saúde dos advogados e advogadas do Maranhão sempre foi uma das marcas da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão que, em parceria com a Comissão de Direito à Saúde da OAB, desenvolveu uma cartilha com informações sobre a COVID-19, como uma das acões de prevenção e combate ao novo coronavírus. A cartilha será enviada por email aos advogados do estado e também estará disponível no site da CAAMA.
A Cartilha tem como principal objetivo levar informações aos advogados e seus familiares sobre a doença que assola o mundo, também denominada de coronavírus. “Nós temos esse compromisso: a Caixa de Assistência preza pela saúde e temos essa responsabilidade de trazer ações de prevenção à saúde para os advogados e advogadas do Maranhão”, afirmou o Presidente da Caixa, Dr. Diego Sá.
O presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB/MA, Dr. Pedro Ivo Correa, destacou que, por meio das ações do Comitê CAAMA/COVID19, será possível que todos tenham acesso às principais informações sobre a pandemia. “Todas as atividades estão sendo realizadas em prol de mantê-los atualizados. Além disso, buscamos manter contato diário com profissionais da saúde para que possamos trazer informações seguras e atuais”, enfatizou.
Além do lançamento da cartilha, algumas ações já foram realizadas pela Caixa de Assistência, como a distribuição de mais de mil frascos de álcool em gel 70% ,de bolso, à advocacia, e máscaras ao grupo de risco, e também o lançamento do aplicativo CAAMA/COVID19, que é um canal de teleatendimento com médicos 24 horas.
Outro ponto importante será a antecipação da Campanha de Vacinação H1N1, realizada anualmente pela CAAMA, para o dia 13 de abril, na capital e, logo após, levar a vacinação a todas as subseções. Inicialmente, serão vacinados os advogados do grupo de risco.
São Luís – Um exemplo de gestão em tempos de crise e pandemia é o da Villa do Vinho Bistrô, sob o comando do empresário Werther Bandeira. Ele, rapidamente, fez as diversas adaptações necessárias e continuou funcionando, garantindo o emprego de diversos maranhenses e mantendo os clientes atendidos e alimentados com segurança.
Na cozinha, a equipe que já trabalhava com foco em segurança alimentar, agora atua com novos e ainda mais rigorosos protocolos de proteção individual e industrial; realizando higienizações extras em todos os processos, do preparo à embalagem. E depois na entrega final do pedido ao cliente.
Para continuar levando sabor diferenciado e abastecer os clientes, o restaurante investiu forte em tecnologia e em menos de uma semana lançou dois serviços que já fazem sucesso: a opção de Take Out, na qual se pode encomendar por telefone e ir retirar a comida na porta do restaurante; além do serviço de delivery próprio, com entrega na casa do cliente; tanto no almoço quanto no jantar. Quem preferir também pode comprar da Villa do Vinho pelos aplicativos IFood e UberEats. E já está trabalhando para lançar em breve um site de pedidos.
Para ter acesso aos menus da Villa do Vinho Bistrô, basta acessar o instagram @villadovinhobistro ou solicitar para receber os mesmos por mensagem via whatszapp. Há opções de entradas, refeições e sobremesas, com pratos individuais ou para compartilhar, além de opções para dietas cetogênicas; com serviço de entrega no almoço e no jantar.
Já para encomendar com a Villa do Vinho basta ligar para (98) 3181 4908 e pelo Whatsapp (98) 98125 3311. No almoço, o serviço funciona de segunda a domingo, das 11h às 16h. E no jantar das 18h às 23h, de segunda a sábado; e o melhor, com desconto de 15% para os pedidos de jantar. As pessoas precisam se alimentar com segurança nesses tempos de confinamento, e melhor ainda, se puderem contar com a Villa do Vinho, que oferece preços justos e até mais baixos nesse momento, com alta gastronomia e muito cuidado.
“Há uma série de pessoas que precisam do nosso serviço, e não poderíamos deixar esses clientes sem atendimento. Corremos então para nos adaptar, e há uma semana estamos atuando de forma intensa através dos serviços de entrega, inclusive com preços diferenciados e promocionais”, resume Werther Bandeira.
E para a surpresa do empresário, o restaurante que, quando aberto sempre foi palco de comemorações especiais – aniversários, casamentos, formaturas e celebrações corporativas – continuou sendo lembrado pelos clientes que estão ressignificando esse momento de crise e celebrando a vida, no conforto do lar, e se alimentando de fé e união para enfrentar com serenidade os desafios dessa pandemia.
“Logo no início dos nossos serviços de entrega, recebi um pedido de jantar de uma cliente que sempre frequentou nosso restaurante. E fiquei muito feliz quando ela me mandou uma foto do jantar a luz de velas que fez em sua residência, com as nossas refeições. Emoção foi o que senti ao ver aquela foto, e ver que as pessoas podem se reinventar na crise; que estar em casa pode ser também uma oportunidade de maior conexão e amor com sua família, como fez essa cliente”, revelou o empresário.
Celebração – Esse exemplo da cliente da Villa do Vinho Bistrô, a advogada Luciana Braga Oliveira, de usar a comida como o alimento da alma e não apenas do corpo, transformando um simples jantar em uma celebração de agradecimento a Deus por estar vivo e pode respirar e comer, é uma lição de resiliência em tempos de pandemia.
Segundo psicólogos, a dica é viver cada dia de uma vez em eras de crise. Não ficar ansioso ou pessimista quanto ao futuro, mas focar no presente, continuar trabalhando e produzindo como puder, e celebrar a vida sempre. E uma boa ideia é usar a comida como elo entre as pessoas da mesma família ou ainda, entre amigos que moram em casas separadas; mas podem estar unidos pela internet por exemplo.
O empresário de comunicação da Bulgária Maxim Behar e a esposa Veneta Behar, por exemplo, usam um aplicativo de reunião no computador também para se conectar a familiares e amigos. Separados pela Covid-19, mas unidos pela tecnologia em tempo real, o casal aproveita o fim do trabalho em casa, para jantar e socializar pela câmara do computador, brindando com um vinho a sua atitude positiva enquanto durar essa crise.
“Eu e Veneta estamos fazendo essa prática do tele-jantar , nos conectando diariamente com amigos e familiares aqui na Bulgária e até de outros países como Israel. Nada como um bom vinho, uma refeição saborosa e o calor dos amigos e familiares para vencermos essa crise”, ensina o empresário de comunicação Maxim Behar.
Em São Luís, as delícias da Villa do Vinho Bistrô estão à disposição de quem quiser adotar essa ideia do tele-jantar para matar a saudade da família e amigos, com uma boa refeição e o melhor, sem sair de casa e mantendo a segurança alimentar.
“Que tal fazer um pedido de almoço ou jantar e presentear um amigo ou pais idosos com uma refeição da Villa do Vinho de presente? Que tal reunir amigos pelo computador para uma noite de brindes e conversas positivas e usar nosso menu no delivery? A Villa do Vinho Bistrô vai continuar fazendo o seu papel de sempre, que é levar sabor para alimentar todos os seus momentos especiais. Inclusive nesses tempos de superação e reinvenção coletiva. Com otimismo e criatividade venceremos”, declarou Werther Bandeira.
São Luís – O Pub Sarará Grill, espaço underground de São Luís, na comunidade do Coroado, encontrou uma forma de garantir cachê básico para os artistas que cantam em suas dependências, mesmo sem estar faturando, já que está fechado e não trabalha com delivery.
A casa programou para os dois últimos fins de semana da quarentena do coronavírus um show virtual por noite, sempre às 18h.
“É uma forma de garantir uma rotina básica do Sarará Grill e uma base para o artista que depende dos eventos”, diz o CEO do Sarará Grill, jornalista Marco Aurélio D’Eça.
Mantendo a linha underground, de resistência, o Sarará Grill manteve a quarentena e segurou todo o arrecadado nos últimos dias de abertura para colaboradores e artistas. “Os fornecedores terão que esperar um pouco mais”, diz D’Eça.
Para manter a movimentação da casa – pelo menos nas redes sociais – D’Eça programou live nos dois próximos fins de semana. No sábado, 28, a live foi comandada por Carlos Berg. E no domingo, 29, por Brendo Costa.
Para o próximo fim de semana, último do decreto do governador Flávio Dino, ele ainda conversa com artistas disponíveis.
São Luís – Em tempos de incertezas como o mundo está atravessando agora, apenas uma coisa é certa: que isso tudo uma hora vai passar. Não adianta apontar culpados, entrar em pânico, ou ficar se perguntando o tempo todo como que o mercado vai responder a essa fase no futuro. Te convido a deixar isso de lado, arregaçar as mangas, e se planejar. Quem se preparar, vai sair na frente quando essa crise acabar.
O ideal neste momento é elaborar um planejamento estratégico, traçar novos caminhos a serem seguidos e tomar ou rever decisões, para que a sua clínica possa continuar saudável e atuando. Vai apertar o lado financeiro? Não tenha dúvida. Se você conseguiu fazer algumas reservas tudo bem, mas se é igual a esmagadora maioria que pensa em guardar dinheiro só quando sobra, então seria bom já entrar em contato com o seu gerente de banco ou estudar a portabilidade de algum empréstimo que esteja em vigência.
Aproveite para analisar a parte física e estrutural. Verifique como está a recepção, fachada, instalações de forma em geral, equipamentos e insumos. Anote tudo o que precisar ser melhorado, modificado ou até mesmo substituído. O cliente necessita encontrar conforto e facilidade desde estacionar o carro, até ir embora com o seu problema resolvido.
Lembre-se de que o seu paciente observa tudo ao redor e quem acolhe-lo da melhor forma possível, principalmente tanto para sanar uma dor aguda, ou até mesmo em consulta de retorno, irá idealizá-lo.
Converse com o teu time de colaboradores para que eles possam investir o tempo, durante o isolamento social, em cursos online para que todos possam aprimorar ainda mais as práticas do dia a dia. Há diversas instituições que estão disponibilizando em suas plataformas EAD aulas gratuitas, ou a preços simbólicos.
Outro ponto importante, estude os seus clientes. Trace um planejamento para eles também, veja qual foi a última vez que estiveram no consultório, até onde o tratamento avançou para propor o que pode ser feito. Crie para ele um cenário positivo do que possa ser feito e o quanto esse novo tratamento pode trazer benefícios, bem-estar e autoestima. Fidelizar não requer apenas qualidades técnicas, é preciso que ele perceba o empenho do profissional para resolver o seu problema e que ele também é importante, mesmo nos momentos em que não esteve presente.
O seu paciente também estará sobrecarregado quando tudo isso terminar, seja gestor, porque assim como você, quer por a casa em ordem ou o colaborador, repleto de tarefas e metas para cumprir. Então, flexibilizar a agenda disponibilizando horários durante os finais de semana, ou até um pouco mais tarde, vai ser bem aceito.
Quando esse tipo de situação ocorre, não existe sorte. É preciso transformar o problema em oportunidade. Por isso, coloquei algumas questões referente a crises, não somente para entendimento, mas também o que fazer para superar essa etapa.
Toda crise tem elementos, entre eles estão ‘A crise tem solução’, ‘Toda crise acaba’ e ‘Sempre haverá uma lição por trás de tudo isso’. Vale para a vida e para os negócios também.
Agora, mãos à obra.
Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
São Luís – Em tempos de pandemia causada pela Covid-19, o home office vem se mostrando um canal para franquias de alimentação manterem a oferta de seus produtos via delivery.
É que diversas empresas adotaram o modelo de trabalho remoto como forma de evitar o deslocamento de seus profissionais e redes que oferecem o serviço de entrega em domicílio estão conseguindo driblar os prejuízos causados com as medidas de reclusão e o fechamento das unidades aos consumidores.
Uma das redes que conseguiram registrar um aumento de 50% nos pedidos de delivery foi a Mr. Fit, especializada em alimentação saudável e que conta com 134 lojas espalhadas pelo país.
Para a fundadora, Camila Miglorini, as pessoas que estão trabalhando de casa não param para cozinhar e, portanto, preferem pedir uma refeição prática e, se possível, saudável.
No Espetto Carioca, rede de bares e restaurantes, os famosos espetinhos continuam sendo entregues pelas unidades que disponibilizam o serviço de entrega. Mesmo de portas fechadas para o público, 40% das lojas que já trabalhavam com o sistema de delivery continuam oferecendo opções.
São Luís – A ajuda, neste momento de pandemia, chega de todos os lados, inclusive da ala dos políticos.
Deputados e vereadores maranhenses estão destinando recursos de emendas para ajudar as pessoas a combaterem a Covid-19.
Foi o caso do vereador Astro de Ogum, vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís. Ele destinou emenda, no valor de R$ 100 mil, para combater não somente o coronavírus, mas também o H1N1.
A Câmara Municipal de São Luís, por meio de seus 31 parlamentares, destinará R$ 3,1 milhões no total.
São Luís – O Grupo Potiguar informa que está solidário aos esforços coletivos em prol do combate à Covid-19 e seguindo todas as orientações do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís para atender às necessidades da comunidade neste momento de contingência coletiva.
“Manteremos fechadas todas as lojas e vamos esperar passar essa pandemia em casa. Mas entendemos que muitos de nossos produtos são essenciais para garantir saúde e segurança de todos nesse momento de contingência. Assim, visando obedecer ao Decreto 35.678, estamos dando a nossa contribuição e criando um atendimento exclusivamente para fornecer itens emergenciais, que funcionará somente via Delivery”, explicou o presidente do Grupo Potiguar, Marcelo Brasil.
Ele faz um apelo aos clientes, para que evitem comprar itens que não sejam emergenciais.
“Pedimos aos clientes nesse momento que não usem o serviço de delivery para comprar produtos que podem esperar. Precisamos fazer um esforço para atender apenas produtos básicos para emergências, ou que comprometam a saúde e a segurança, como materiais de limpeza, hidráulicos, itens de obras básicas e materiais para vedação e isolamento, visto que estamos em pleno inverno”, explicou Marcelo Brasil.
O serviço de delivery funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e no sábado, das 8h às 14h, para entregas em casa, por meio dos telefones (98) 2108 9999 em São Luís e (99) 3271 7000 em Imperatriz.
São Luís – Em meio à pandemia que já afetou milhares de pessoas em todos os continentes, estabelecimentos comerciais precisam adotar medidas para evitar a proliferação da doença entre os colaboradores e clientes. O avanço da doença traz muitas perguntas a respeito de limpeza e higienização de ambientes, principalmente em locais com maior concentração e fluxo de pessoas, como supermercados, restaurantes e academias.
“É necessário realizar a limpeza da forma certa, utilizando os procedimentos e produtos adequados para cada local”, explica Renato Ticoulat, master franqueado da Jan-Pro, rede americana especializada em limpeza comercial e que atua no país há quase 10 anos.
Segundo o executivo, em uma limpeza comum, as soluções utilizadas são as mesmas para todas as superfícies e ambientes e os germes, embora removidos junto a sujeira, não são mortos.
Já na limpeza profissional, por sua vez, que utiliza produtos químicos especiais, há a desinfecção, que destrói os micro-organismos patogênicos, e a esterilização, que elimina totalmente as formas de vida microbiana.
“No Brasil as pessoas costumam relacionar limpeza apenas com a aparência, mas parecer limpo não significa que o trabalho esteja feito de forma correta. É preciso ficar atento, a boa aparência pode camuflar resíduos indesejáveis e agora, com a pandemia, tem-se repensado a forma de higienizar os locais”, comenta.
São Luís – A Diretoria da Faculdade de Negócios Faene divulgou as alterações nos horários de funcionamento da instituição nos próximos dias, em decorrência da situação atual causada pela pandemia de Covid-19 e em respeito às orientações da Organização Mundial da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado.
A instituição funcionará das 9h às 14h, de 23 a 27 de março. No dia 28 (sábado), a faculdade não abrirá. Segundo o diretor geral, Ricardo Carreira, a biblioteca estará com suas atividades suspensas durante esse período e as atividades normais serão retomadas apenas no dia 30 de março.
“A medida segue o entendimento das autoridades no que diz respeito à necessidade do isolamento social, visando à garantia da contenção do vírus”, explicou Ricardo Carreira, informando que todas as recomendações sanitárias estão sendo seguidas dentro das instalações da faculdade.
Canais de atendimento da Faene:
Fone: 3302-5953, nos horários de funcionamento
Cel/WhatsApp: Atendimento: 98413-6236 ou 98412-3157
Acadêmico: 98413-6114 ou 98414-2823
Financeiro : 98413-6046
Tecnologia : (98) 8413-6401
Diretoria: 98413-6011
São Luís – A Faculdade de Negócios Faene, no bairro Residencial Pinheiros, suspendeu, até o dia 31 de março, todas as aulas na instituição.
No entanto, todo o cronograma será reposto e haverá remanejamento de datas.
O diretor da instituição, Ricardo Carreira, informou nas redes sociais que todas as determinações das autoridades estão sendo seguidas visando à saúde dos alunos e funcionários.
“É um momento de unirmos forças e seguirmos à risca as determinações das autoridades, para que possamos vencer esta pandemia”, disse Ricardo Carreira.