São Luís – O Mutirão Odontológico na Unidade Sorrir realizou mais uma etapa, no fim de semana. Dessa vez, foram oferecidos à população serviços de rastreio de câncer bucal, realizados por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e viabilizados com emenda de R$ 200 mil do deputado estadual Duarte Jr (PCdoB), que acompanhou o mutirão mais uma vez na manhã de sábado (11).
Também foram realizados serviços de colocação de próteses, limpezas, restaurações, confecção de próteses e extrações. Duarte acompanhou o mutirão desde o início dos atendimentos, às 8h, na Unidade Sorrir, que fica em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, em São Luís. Esta etapa teve demanda espontânea sem agendamento prévio, bastando os pacientes apresentarem documento com foto e cartão do SUS.
“Como deputado, uma de minhas funções é destinar recursos e indicar a melhor maneira para sua utilização, além de acompanhar a aplicação e a atuação do poder público”, explica Duarte. “É também gratificante estar aqui e presenciar a satisfação e a alegria dessas pessoas que, finalmente, estão recebendo um merecido tratamento de qualidade”, completa o deputado.
Na etapa de rastreio de câncer bucal, os pacientes passam primeiro por uma análise clínica. As pessoas com quadro suspeito serão submetidas à biópsia realizada pelo Laboratório de Patologia da UFMA. O resultado deve ser entregue em até 45 dias. Lesões pequenas serão removidas na própria Unidade Sorrir, enquanto os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital de Câncer do Maranhão.