São Luís – Em evento exclusivo para pais de alunos, no Hotel Luzeiros, a diretoria do Colégio Dom Bosco anunciou, em primeira mão, relevantes inovações no projeto pedagógico da escola para 2020.
Uma delas é o projeto Maker MIT Dom Bosco, uma parceria com o Massachusetts Institute of Techonology (EUA), um dos maiores institutos de inovação do mundo, além da parceria para aulas de inglês na escola com a marca Red Ballon.
Para abrilhantar a noite de reflexões sobre o papel dos pais e da escola no mundo atual, o Dom Bosco brindou seus convidados com Miguel Thompson, educador e consultor dos mais antenados com as profundas transformações da sociedade atual.
Ele falou e encantou os pais com a palestra “A Educação 4.0 e as Transformações na Formação das Novas Gerações”.
Reflexão sobre a educação na atualidade
Thompson levou a uma ampla reflexão de como deve ser a educação atual e os novos papeis dos pais, dos alunos e da escola. Segundo ele, a escola precisa ser totalmente reinventada, focada na inovação, no protagonismo ativo dos alunos e com conteúdos que estimulem a criatividade e empreendedorismo, o saber conviver e resolver conflitos e problemas.
“O papel da educação nunca foi tão importante! A ela cabe dar significado ao mundo cada vez mais complexo e mutante. E a escola tem que gerar experiências para desenvolver habilidades múltiplas, e só assim, formar pessoas aptas a usarem o conhecimento que recebem para transformar a realidade e resolver problemas da sociedade. Bem isso que o Dom Bosco já está fazendo”, enfatizou Thompson.
Ele fez questão, também, de elogiar o amplo projeto do Dom Bosco de Escola Exponencial, que já utiliza na práticas todas as inovações citadas na palestra. Porém, ainda mais importante que adotar tecnologias e metodologias ativas, Miguel Thompson enfatizou que o Dom Bosco acertou, antes, ter investido na base docente, ao promover um projeto exclusivo de capacitação com a pós-graduação “Aprendizagem Exponencial”, customizada pela UNDB para a equipe pedagógica da escola.