São Luís – Um conceito moderno que diz respeito a um conjunto de práticas e estratégias que leva líderes a estimularem suas equipes para alcançar bons resultados é o que se chama de “Liderança Positiva”.
Isso se dá, por exemplo, por meio do incentivo de emoções positivas em detrimento das negativas: elogiar mais do que criticar e, quando precisar fazê-lo, contribuindo para o crescimento, tanto do colaborador quanto da própria empresa.
A positive trainer Luciana Moreira afirma que o estímulo à equipe gera resultados muito melhores e que trazem benefícios para os funcionários, para a empresa e até mesmo para o próprio gestor.
“É um estilo de liderança em que se valoriza as emoções positivas nas relações com os liderados, contribuindo para um maior nível de engajamento, comprometimento, fidelização e, logo, melhores resultados organizacionais. As emoções negativas não deixam de existir. Entretanto, as positivas são mais valorizadas e estimuladas no dia a dia. Ressaltando que, sob uma ótica construtivista, as emoções negativas são importantes para o processo de maturação do indivíduo”, frisa.
Luciana Moreira ministrará, nos dias 5 e 6 de outubro, o minicurso “Formação Liderança Estratégica Positiva”, na Fiema, e já está com agenda para Minas Gerais e São Paulo, em novembro.
Ela dará algumas dicas de como praticar esta metodologia em ambientes profissionais. “Conhecer os perfis que compõem a equipe, identificar expectativas, investir em um ambiente de estímulo ao crescimento, respeito e colaboração, recompensar de maneira justa e coerente e instalar política de feedback constante são algumas formar de exercer a liderança positiva”, finaliza.