Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.
São Luís – Já se tornaram famosos entre os apaixonados por cães os encontros de cães de raça promovidos pela Terra Zoo. Uma oportunidade para confraternizar e trocar experiências.
Neste sábado, 26, será a vez dos felizes proprietários dos cães da raça Beagle (claro que na companhia de seus mascotes) se confraternizarem no Pet Park, em frente à loja do Rio Anil Shopping.
Na ocasião, haverá brincadeiras, muitos AUmigos para brincar e sorteios. Ah… cães de outras raças também são sempre bem-vindos por lá!
Com certeza, o mais conhecido dos Beagles é o cachorro Snoopy, muito admirado pelos amantes dos cartoons. O beagle de estimação de Charlie Brown na tira em quadrinhos Peanuts, criada por Charles Schulz, é uma raça bastante popular em todo o mundo.
O nome “Beagle” é uma palavra de origem inglesa, anteriormente usada para identificar todos os cães rastreadores pequenos. No Brasil, assim como em seu país de origem, a palavra é usada para identificar somente este agitado cãozinho de caça, que detesta ficar preso em casa e dificilmente se adapta em apartamentos ou em casas sem quintais.
REGRAS DO PET PARK: somente 20 cães dentro do espaço por vez. Chegue cedo para garantir muitas cambalhotas, saltinhos e corridinhas no parquinho.
São Luís – Elizabeth Rodrigues e Isabella Rodrigues Caracas, diretoras do Grupo Educacional Dom Bosco / UNDB Centro Universitário e Colégio Dom Bosco estiveram no Z-Park, conhecido como o “Vale do Silício” chinês.
Elas visitaram empresas como a fabricante de computadores Lenovo, a plataforma de serviços Yeebee e a Lanxum, que tem como missão “usar a tecnologia para mudar a educação e as ciências humanas”, entre outras.
O Z-Park (Zhangguancun Software Park) é uma zona de alta inovação em Pequim, que reúne 700 empreendimentos de alta tecnologia, líderes em desenvolvimento digital, inclusive na área de educação.
Por lá, passaram educadores das mais renomadas instituições de ensino que integram a comitiva da Associação Brasileira de Mantenedoras de Educação Superior na Missão Técnica Educacional “China Experience”.
A ampla agenda de Elizabeth e Isabella na China contemplou também visitas em Universidades destaques em Pequim, Xangai, Hong Kong e Macau.
São Luís – O lançamento do livro “O Mulato” (obra-prima de Aluísio Azevedo) , versão em quadrinhos, foi um sucesso. A obra, apresentada na Feira do Livro de São Luís (FeliS), é roteirizada por Iramir Araújo e ilustrada por Ronilson Freire.
A HQ, que contou com o patrocínio da Equatorial Energia Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é impressa em papel pólen e tem 130 páginas.
Seu formato mais jovial permite uma democratização literária, envolvendo as novas gerações nessa obra genuinamente maranhense.
O projeto
“O Mulato em HQ” teve início em 2017 terá destaque também em novembro, mês da Consciência Negra, no Espaço Cultural Maria Firmina dos Reis. Em dezembro, será lançada na Comic Con Experience 2019, em São Paulo.
O “Mulato em HQ” já está disponível na livraria Amei do São Luís Shopping.
São Luís – O fim de ano em São Luís é sempre marcado pela entrega de premiações que reconhecem o sucesso de diversos empreendedores. Na semana passada, Madalena Nobre (Rede TV) entregou o Prêmio Nobre na Fábrica de Recepções.
Nesta sexta-feira (25), será a vez do apresentador William Santos (Band), que realiza a oitava edição do Prêmio Carpe Diem, na Villa Reale Buffet da Avenida Litorânea.
O evento tem como embaixadora oficial a jornalista, locutora, empresária e apresentadora Paulinha Lobão. Os convidados serão brindados com shows especiais.
Diretamente de Recife (PE), o cantor e compositor Alex Júnior interpretará hits como “Sexta-feira sua linda” e outros sucessos. As participações especiais serão os cantores Alerrandro Costa (Programa The Voice Kids), Rafael Rasui e Mayra Lins e Banda.
Quem apoia o evento: O Boticário, Nova FM, Rede6 Mídia, TV Band Maranhão, Programa Algo Mais, Salão Total Beauty, Ateliê Casinha de Costura, Exibdoor, Lys Artes e Eventos, Jeff Calçados, Loja Stalker, Reprise Sonorização, Empresário Wenderson Campos, AeroTV Mídia, Lane vestidos, Vinícola Aurora e Psiu Bebidas.
São Luís – Preocupado com os serviços do Hospital Aldenora Bello, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) destinou R$100 mil das suas emendas parlamentares para ajudar nos serviços do Hospital que atende milhares de pacientes com Câncer de todo o Maranhão.
O acordo foi feito entre o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B), representando todos os parlamentares. O ato de entrega da carta compromisso à Fundação Antônio Dino, concedendo as emendas parlamentares ao hospital, foi realizado na manhã de quarta-feira (23), com a presença do vice-presidente da Fundação, Antônio Dino Tavares; e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Na oportunidade, Roberto Costa destacou a sua luta em defesa da saúde dos maranhenses e enfatizou a importância de todos os parlamentares unirem-se neste propósito.
“Nós, parlamentares, conhecemos algum paciente que já precisou ou vai precisar do atendimento do Hospital Aldenora Bello, cujos serviços beneficiam milhares de pessoas, mesmo sendo privado. E nós, ao vermos esta situação que passa o hospital, não poderíamos virar as costas. Pelo contrário, estamos nos unindo, e cada deputado está se comprometendo de destinar R$ 100 mil das suas emendas para ajudar nos serviços. Isso é sinônimo de amor ao próximo”, disse Roberto Costa.
Com informações do site da Assembleia Legislativa do Maranhão
São Luís – O I Ciclo de Debates Acadêmicos com a Rede de Controle do Maranhão acontece na próxima terça-feira (29), às 18h, na Faculdade de Negócios Faene, no Angelim. O tema será “Rede de Controle e formação do auditor social na universidade: prevenção, detecção e enfrentamento à corrupção”.
O ciclo de debates é uma realização da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão em parceria com a Faene e apoio do Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União, Escola de Advocacia de Contas e Tribunal Regional Eleitoral.
Voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, além de educadores e interessados em ampliar conhecimentos sobre as estratégias de prevenção e combate à corrupção, as inscrições podem ser feitas na Faene, mediante doação de 1 quilo de alimento não perecível.
O ciclo de debates busca expandir a compreensão sobre o tema como estratégia de prevenção e combate à corrupção, por meio da produção e da disseminação de conhecimentos. Busca-se propiciar um ambiente favorável para a formação de auditores sociais no ambiente universitário, inspirando estes formadores de opinião a um comportamento ético.
Programação
A abertura será feita pelo diretor da Faculdade de Negócios Faene, Ricardo Carreira, e pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas no Maranhão, Paulo Henrique Araújo dos Reis, que abordará o tema “Direito fundamental à boa administração pública e o controle externo”.
Em seguida, o primeiro painel da noite abordará as “Pequenas corrupções e a construção de um ambiente eticamente saudável” e será apresentado pelo diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do MPMA, Marco Antonio Santos Amorim.
O segundo painel ficará a cargo do secretário do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre José Caminha Walraven, e terá como tema “Corrupção x Controle Social: o papel das Instituições parceiras”.
O último painel tratará de “Ações para prevenção, detecção e combate à corrupção”, apresentado pela superintendente da Controladoria Geral da União no Maranhão, Leylane Maria da Silva. Atuará como debatedor nos 3 painéis o diretor da Escola de Advocacia de Contas, Átila Dantas.
São Luís – Até o fim deste ano, estima-se que mais de 600 mil novos casos de câncer
sejam diagnosticados no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Projeta-se que, em 2030, os casos da doença dupliquem em todo o mundo.
O câncer de mama é o segundo
tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os
cânceres que afetam o sexo feminino
A mastologista Raquel Viegas alerta que, apesar do consenso de que a
mamografia é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, é importante que
elas saibam que o câncer vem atingindo pessoas de faixas etárias menores. E
revela que a maioria das pacientes com suspeita de câncer ou com a doença,
sempre chega ao consultório vindo de um clínico geral ou do ginecologista.
“Esse paciente traz exames com registro de alguma alteração e, então, é solicitado que realize a biópsia para obter o diagnóstico clínico”, diz.
A quimioterapia
Raquel Viegas explica que, nos casos de diagnóstico, são solicitados
exames de regiões do corpo como pulmão, fígado e osso, para complementar a
biópsia. Após isso, são definidas as possíveis formas de tratamento, como, por
exemplo, a quimioterapia.
“Normalmente, pedimos para o paciente chegar ao consultório médico acompanhado de um familiar ou de uma pessoa de sua confiança. É importante a assistência da família e todos que assistem a pessoa. Hoje, temos visto casos de mulheres de 30 a 60 anos com nódulos, e que justificam que desconhecem a importância de fazer o exame, seja de ultrassom (antes dos 40 anos), seja a mamografia, a partir dos 40, conforme determina a Sociedade Brasileira de Mastologista informa que Mamografia”, revela.
A mastologista alerta que embora existe uma definição que a mamografia é recomendada para mulheres a partir dos 40 anos de idade, é importante que saiba que o câncer vem atingindo pessoas em faixas etárias menores.
Meri Humenhuk não desistiu da vontade de viver
A batalha é árdua e quem já teve a doença sabe que a prevenção é sempre
o melhor remédio. Meri Humenhuk, por exemplo, sentiu na pele, mas não desistiu
da vontade de viver.
“Eu fiz a minha fiz mamografia e confirmei a doença. A cirurgia foi um sucesso e saí do centro cirúrgico falando, para a surpresa do médico e das enfermeiras. Deixei tudo nas mãos de Deus e por isso, tudo deu certo. Aprendi uma grande lição e sempre digo que as mulheres, primeiramente, precisam se amar e isto implica em ir ao médico para se prevenir, pois a gente sabe que quanto mais cedo se descobre, maiores as chances de cura”, diz.
Médico Stênio Roberto Santos afirma que casos podem ser rastreados antes de atingirem um estágio avançado
O médico Stênio Roberto Santos, cirurgião de cabeça e pescoço, frisa
que, em comum, todos os casos de câncer podem ser rastreados antes de atingirem
um estágio mais avançado. “O termo rastreamento é usado por nós, médicos, como
um acompanhamento por meio de exames em pessoas sem sintomas”.
Ele diz que é preciso trabalhar o diagnóstico precoce, porque entre 60% a 70% de todas as neoplasias (tumores) são diagnosticadas em estágio muito avançado. “Em relação aos cânceres de cabeça e pescoço, por exemplo, o diagnóstico ocorre em torno de 60%, em estágio quatro, que já é metastático”, frisa Stênio Roberto Santos.
Prevenção e diagnóstico
Segundo especialistas, é de suma importância o trabalho de prevenção e
diagnóstico prematuro do câncer de mama. Independentemente da campanha “Outubro
Rosa”, médicos e órgãos da saúde organizam-se em prol da causa, disseminando
informações e alertando a importância da realização de exames.
A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a mamografia anual a
partir de 40 anos de idade. Paciente com casos na família (mãe, irmã ou filha)
precisam iniciar o rastreamento mais cedo. Já o Ministério da Saúde recomenda
mamografia de rastreamento para mulheres entre 50 e 69, a cada dois anos.
Como rastrear a doença: Em comum, todos os casos podem ser rastreados antes de atingirem um estágio mais avançado ( o termo rastreamento é usado pelos médicos, é o acompanhamento por meio de exames em pessoas sem sintomas).
São Luís – A segunda edição do BBCSLZ, festival de gastronomia, vem maior, com mais serviços e uma programação cultural diversificada.
Serão 10 horas de evento, 16 estações de degustação e mais de duas toneladas de churrasco reunidos na Vila Realle da Avenida Litorânea, no dia 2 de novembro, das 12 às 22h. O BBC coloca o Maranhão no roteiro dos grandes festivais gastronômicos.
À frente, Roberto Baluz e Walfredo Dantas
Sob a organização de Roberto Baluz e Walfredo Dantas, o BBC deste ano terá uma estação dedicada a carnes exóticas, comandada pelo mestre Helvécio Maciel e reunirá em São Luís os principais assadores do Brasil.
Vejamos as feras da gastronomia: Mestre Sinvas, Terry Sadler e Nicolino, do Maranhão; Sílvio Sertaneja, do Ceará; Chef Teto, do Rio Grande do Sul; Santi “Underdog”, de São Paulo; Chef Marcão, da Bahia; Tiago Jamanta, Tocantins; Luciana Leonardo, Rio Grande do Sul; Mestre Bola, do Rio Grande do Norte; A Casa do Ogro, o Bunker Burger e Herbeth Smoke, do Maranhão.
As atrações especiais serão Jimmy, o Ogro, apaixonado por carne suína; o maranhense Bruno Salomão, especialista em American Barbecue, e Mestre Helvécio, que comandará uma das novidades da edição deste ano: uma estação que terá carne de jacaré. Além deles, participará Santi Roig, um dos donos do Underdog, de São Paulo.
Programação
cultural
Já estão confirmados o grupo Os Parças, os cantores Pandha S/A e Lucas Seabra e o DJ Arsênio Filho.
São Luís – É neste sábado, 26, a festa WS Sunset, uma das mais badaladas do Brasil, sob o comando de Wesley Safadão e dos convidados Márcia Fellipe, Thiaguinho e Felipão. O evento acontecerá nos jardins do Blue Tree Towers Hotel.
O evento é uma realização da Alegria Produções, com patrocínio da Skol. O novo projeto tem a proposta de unir qualidade, conceito e exclusividade para o público de São Luís. Os ingressos estão à venda nas lojas Marcelo Surf, Garra Rubro-Negra, Visótica, Blue Tree Hotel e bilhetecerto.com.br, à vista ou parcelados em 3 vezes sem juros.
Com as inicias do forrozeiro e idealizador do projeto no nome, o WS Sunset São Luís terá duas áreas, suítes e um palco 360 graus, com vista privilegiada. No Space Deluxe, o público poderá ficar frente a frente com o artista e terá uma visão panorâmica dos shows. A Lounge 5 Estrelas oferecerá conforto total e contato direto com o palco, bangalôs, entrada privativa e serviços premium de área relax, espaço make up, barbearia e open food a noite toda.
Mais sobre o evento
O WS Sunset, que tem Wesley Safadão como a grande estrela do evento, vem rodando o Brasil todo. A primeira edição foi realizada em 2017, na cidade de Goiânia, e contou ainda com os shows de Israel Novaes, Pacheco e do projeto eletrônico JetLag Music, dos DJs paulistas Thiago Mansur e Paulo Velloso.
Já a segunda edição ganhou novo endereço: o estacionamento do Estádio Serra Dourada, espaço de grandes festivais na cidade. No palco, além do dono da festa, se apresentaram os cantores Gabriel Diniz e Jonas Esticado.
Valores: Lounge 5 Estrelas inteira – R$ 230,00 Lounge 5 Estrelas meia – R$ 115,00 Space Deluxe inteira – R $ 170,00 Space Deluxe meia – R$ 85,00 Parcelados em 3x sem juros INFORMAÇÕES: 98 99105 2004
São Luís – O escritor catarinense Cristóvão Tezza, um dos mais premiados e traduzidos romancistas brasileiros contemporâneos, esteve na capital para participar da Feira do Livro de São Luís, no Multicenter Sebrae. A palestra dele, sobre o tema “Sensibilidade Literária”, foi ministrada na última sexta-feira, no Auditório Aluísio Azevedo, sendo bastante concorrida.
No domingo, ele foi homenageado com um almoço no restaurante Cabana do Sol oferecido pelos escritores maranhenses Bruno Tomé Fonseca, Sebastião Duarte, Alexandre Maia Lago e Adonay Moreira, oportunidade em que os cinco conversaram, principalmente, sobre literatura maranhense e nacional.
Bem-humorado, cordial e extremamente simpático, Tezza, que está concorrendo a três prêmios nacionais, entre eles, ao Prêmio São Paulo de Literatura 2019 e ao Prêmio Jabuti, com o romance “A Tirania do Amor”, demonstrou humildade e aproveitou o momento para uma troca de conhecimentos.
Uma das obras mais premiadas de Cristóvão Tezza é “O Filho Eterno”, que trata da experiência de um pai cuidando de um filho com Síndrome de Down.