Ceprama vira cenário para São João fora de época

O Arraial Energia do Maranhão tem patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar

o Luís – O Ceprama, na Madre Deus, bairro mais cultural da capital, está sediando, até 21 de julho, o “Arraial Energia do São João 2019”, com ampla programação, aberta ao público e gratuita, sempre de sexta a domingo.

Tudo o que lá acontece é transmitido ao vivo pelo Portal Imirante.com. Detalhe: para fomentar o turismo, uma van faz o translado de turistas dos hotéis cadastrados até o local do evento.

O arraial é patrocinado pelo Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Maranhão, e tem produção geral assinada pela empresa Octop Entretenimento, de Henrique Almeida.

Aliás, um diferencial merece os nossos aplausos: a atenção especial e correta dada ao público idoso e àquele formado por pessoas com deficiência, que contam com um espaço privilegiado e acesso facilitado.

Para cegos, há textos em Braile e descrições em áudio das principais atrações.

Grupo folclórico evolui no amplo tablado montado no arraial

Nesta sexta-feira (12), a programação começa às 19h com a Dança do Côco Pirinã, seguida do Boi Encantado do São Cristóvão, show Tenores da Ilha, Boi de São Simão, Boi Unidos Venceremos e Boi de Iguaíba.

No sábado, tem Cacuriá Assa Cana, Boi Valente da Ilha, Boi da União da Baixada, Boi de Guimarães, Boi de Santa Fé, Boizinho Barrica e Boi da Pindoba.

No domingo, Grupo Piaçaba, Boi Novilho dos Lençóis, Boi de Pindaré, Boi de Sonhos, Boi Mocidade de Rosário e Boi da Madre Deus.

Villa Salvarote é a nova casa de eventos da Avenida dos Holandeses

São Luís – A Avenida dos Holandeses é, definitivamente, o endereço da expansão em São Luís. A novidade agora é a Villa Salvatore, que abriu as portas no dia 3 de julho, durante evento para convidados e imprensa.

O espaço foi planejado com capricho para maranhenses e turistas e conta inclusive com mesa de sinuca. A Villa, inclusive, já tem programação especial para esta sexta-feira (12), às 19h, quando começa o projeto “Samba na Villa”.

O destaque será o show de Arlindinho Cruz, além de Feijoada Completa, Vamu di Samba e a presença dos DJs Mauro Blug e Ivan Marques.

Assembleia Legislativa reconhece trajetória do cantor Bruno Shinoda

Deputado Adriano medalha o cantor Bruno Shinoda

São Luís – Por iniciativa do deputado Adriano (PV), a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta quinta-feira (11), no plenário Deputado Nagib Haickel, sessão especial para entrega da Medalha do Mérito Legislativo “João do Vale” ao cantor maranhense Bruno Patrício de Abreu Ferreira, conhecido nos palcos como Bruno Shinoda.

A sessão, presidida pelo deputado Dr. Yglesio (PDT), e em seguida por Adriano, contou com a presença dos deputados Zé Gentil (PRB) e Helena Duailibe (Solidariedade); do vereador Genival Alves, representando o presidente das Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), e do gerente executivo do INSS da gerência de São Luís, Cayus Matias da Paz Oliveira. Também presentes a esposa do homenageado, Thaunã Ferreira; o empresário Kleber Moreira, além da mãe e avó, respectivamente, Adilina Abreu e Maria Amélia, amigos e demais familiares.

Bruno Shinoda discursa da tribuna

 Bruno Shinoda, que recebeu dos fãs e admiradores o título de ‘Imperador’, contabiliza resultados surpreendentes no ramo da música local. Começou a carreira em 2011, com o Grupo Swingart. Desde então, conquista o público com os ritmos swingueira, axé, pagode, forró, reggae e sertanejo. Hoje, ele lidera o ranking da agenda de shows no Maranhão, faz várias apresentações em São Luís, no interior e no Estado do Piauí, sempre com recordes de público.  O homenageado, que nasceu em São Luís, também realiza trabalhos sociais, principalmente no bairro Santa Cruz, onde passou boa parte de sua vida.

Logo no início da sessão, foi veiculado um vídeo mostrando a trajetória de Bruno Shinoda. Em seguida, o deputado Adriano parabenizou o cantor pelo trabalho que realiza, o que lhe consagrou com a Medalha João do Vale, homenagem aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa. 

Trabalho social

O homenageado com os deputados Dr. Yglésio, Mical Damasceno, Othelino Neto, Thaiza Hortegal e Adriano Sarney

“Bruno merece essa medalha por ser um batalhador e, também, pelo trabalho social que realiza no bairro Santa Cruz, que, com certeza, o engrandece muito mais. Hoje é um dia muito especial, quando ele é homenageamos com a medalha de maior expressão cultural do Maranhão. O estilo de Bruno é o que o povo quer ouvir. Se você quer lotar um espaço, chama o Bruno que o povo vai. O pessoal quer ouvir o ritmo dele e é isso que importa e nos dá muito orgulho. Ele sempre volta ao bairro Santa Cruz, onde realiza trabalhos sociais, e isso é uma coisa muito bacana. Parabéns a cada um de vocês que fazem parte dessa trajetória, dando apoio para que Bruno Shinoda continue a trilhar um caminho de sucesso”, afirmou Adriano.

Bastante emocionado, Bruno Shinoda agradeceu a homenagem, bem como a presença dos seus amigos,  amigos e admiradores. Ele lembrou que sempre sonhou em dar tudo de bom para sua família, e também em ajudar outras pessoas. Por isso, realiza trabalho social no bairro Santa Cruz.

“Hoje é o dia mais feliz da minha vida: ser reconhecido pelo meu Estado. É o reconhecimento de todo um trabalho que venho realizando com muita dedicação e amor. Sou filho de mãe solteira. Eu, minha irmã e minha mãe já passamos por muitas dificuldades na vida. Tive outros sonhos, mas resolvi cantar. No começo, muitos não bateram palmas, mas a minha mãe disse: vai. Ela é a grande responsável por tudo que está acontecendo na minha vida. Larguei o curso de Administração e estou conseguindo: mudei a minha vida e da minha família. Agradeço também aos meus amigos que me ajudaram e agradeço também ao deputado Adriano, pois é muito bom, para nós artistas, sermos homenageados na nossa terra. Recebo essa homenagem e dedico a todos os artistas do Maranhão e, em especial, à minha família”, disse Bruno Shinoda.

O cantor em um dos momentos de agradecimento

“Eu não tenho fãs. Eu tenho amigos”

No final, Bruno Shinoda disse que era muito grato pela homenagem e afirmou que não tem fãs e, sim amigos. “Eu não tenho fãs. Eu tenho amigos. Estou muito feliz e muito realizado por tudo que está acontecendo na minha vida. É muito anjo na minha vida. Obrigado, meu Deus”, agradeceu, encerrando com uma oração e cantando a canção ‘Noites Traiçoeiras’:  “…E ainda se vier noites traiçoeiras, se a cruz pesada for, Cristo estará contigo. O mundo pode até fazer você chorar, Mas Deus te quer sorrindo”.

Reprodução / Site da Assembleia Legislativa do Estado do MA

Shopping da Ilha recebe Museu do Videogame Itinerante

A gerente de Marketing do Shopping da Ilha, Elirdes Costa, entre Cláudio Lima, diretor do Museu do Videogame Itinerante, e Diegho San, bicampeão mundial de Just Dance

São Luís – Um evento totalmente gratuito e aberto ao público, que resgata 46 anos de história dos videogames e poderá ser visitado de 13 a 28 de julho, na Praça de Eventos do Shopping da Ilha.

É o Museu do Videogame Itinerante, um dos mais visitados eventos do gênero no Brasil. São mais de 300 consoles de todas as gerações em exposições, dezenas de consoles antigos para jogar, além de Palco Just Dance, simuladores de corridas, torneios de jogos antigos e atuais, controles gigantes e as áreas “PlayStation VR”, “Nintendo Switch” e “XBOX ONE X”.

Entre as atrações, o brasileiro bicampeão mundial de Just Dance, Diegho San, além de concurso de cosplays e o Encontro K-POP.

Prêmio do Ministério da Cultura

O museu, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano, é o primeiro do gênero do país registrado pelo Instituto Brasileiro de Museus. Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o mais criativo do país. Em 2016, foi um dos escolhidos para representar o país no maior encontro de museus do mundo, em Paris.

A exposição totalmente interativa resgata mais de quatro décadas de história da evolução dos videogames. De acordo com o curador, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o “Magnavox Odyssey”, de 1972, o “Atari Pong” (primeiro console doméstico da Atari), de 1976, e o “Fairchild Channel F”, de 1976, primeiro console a usar cartuchos de jogos, entre diversos outros.

Dá para jogar dentro do museu

Um dos diferenciais é que, além de conhecer consoles e jogos raros, os visitantes também podem jogar em alguns videogames que fizeram história, tais como o”Telejogo Philco-Ford”, “Atari 2600” , “Odyssey”, “Nintendinho 8 bits”, “Master System”, “Mega Drive”, “Sega CD”, “Super Nintendo”, “Neo Geo”, “Panasonic 3DO”, “Turbografx”, “Nintendo 64”, “Game Cube”, “Sega Dreamcast”, “Xbox”, “Playstation 1”, “PlayStation 2”, entre outros.

Além das ilhas de antigos, o museu também tem espaço para as novas gerações de consoles. Os visitantes poderão conhecer e jogar lançamentos da PlayStation em totens multimídia com “PlayStation 4” já conhecidos nos grandes eventos de games no Brasil e no exterior.

Além disso, é possível também pilotar supermáquinas em cockpits para PS4 que trazem gráficos como se estivesse em uma pista real.

Fique atento à programação de torneios

15 DE JULHO ( SEG – 19H ): River Raid – Atari 2600

16 DE JULHO( TER – 19H ): Ultimate Mortal Kombat 3 – Super Nintendo

17 DE JULHO( QUA – 19H ): The King of Fighters 97 – Neo Geo CDZ

18 DE JULHO( QUI – 19H ): International SuperStar Soccer Deluxe – SNES

19 DE JULHO( SEX – 19H ): Street Fighter 2 – Super Famicom

20 DE JULHO( SÁB – 17H ): FIFA 19 – Xbox One

21 DE JULHO( DOM – 17H ): Pro Evolution Soccer 2019 – Playstation 4

21 DE JULHO( DOM – 15H ÀS 17H ) – Encontro K-Pop com as Músicas Coreanas

22 DE JULHO( SEG – 19H ): Tekken 7 – Xbox One

23 DE JULHO( TER – 19H ): Street Fighter V Arcade Edition – PS4

24 DE JULHO( QUA – 19H ): Mário Kart 8 Deluxe – Nintendo Switch

25 DE JULHO( QUI – 19H ): Naruto Storm 4 Revolution – PS4

26 DE JULHO( SEX – 19H ): Mortal Kombat 11 – Playstation 4

27 DE JULHO( SAB – 17H): Concurso de Cosplay – Desfile Individual

28 DE JULHO( DOM – 17H): Final Just Dance 2019

Governo lança hoje publicação com estudos técnicos sobre a bacia do rio Itapecuru


A bacia do rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão,

São Luís – Acontece, nesta quinta-feira (11), às 17h, o lançamento do e-book “Mais Itapecuru: subsídios ao planejamento e a gestão de recursos hídricos”.

O projeto foi proposto pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos e produzido em parceria com 28 pesquisadores comunidade acadêmica maranhense e dedicados ao estudo do tema.

A bacia do rio Itapecuru abrange 56 municípios do Maranhão, contabilizando mais de 1,2 milhão de habitantes, em uma área de 53.216,84 Km², o que representa 16% da área do Maranhão.

Dividido em sete partes, o livro faz uma ampla análise da grandiosidade e da importância ambiental, social e econômica da bacia do Itapecuru para o estado.

ARQUIVOS

QUEM SOU EU

Jornalista profissional formado pela Universidade Federal do Maranhão e que há mais de 20 anos integra o staff do Grupo Mirante, Evandro Júnior é do Imirante.com, titular da coluna Tapete Vermelho, dentro do Caderno PH Revista, e coordenador e colaborador diário e interino da coluna de Pergentino Holanda (PH) no Imirante.com. A proposta é trazer informações sobre generalidades, com um destaque especial para as esferas cultural, empresarial e política.

MAIS BLOGS

Rolar para cima