São Luís – O mês de novembro é marcado como o mês de prevenção a acidentes na água, e o objetivo é chamar a atenção da sociedade e alertar para a precaução. Nesse contexto, o alerta é para os incidentes dentro de piscinas, rios e mares, que podem fazer vítimas fatais.
Basta lembrar que, no Brasil, o afogamento é a maior causa de morte acidental entre crianças na faixa de um a quatro anos, sendo a piscina o local onde a maioria dos incidentes ocorre.
Em 2016, ano com os dados mais recentes, foram 913 óbitos por afogamento de crianças de até 14 anos de idade, segundo a ONG Criança Segura, citando números do Ministério da Saúde.
Em São Luís, a Academia Viva Água é a mais atuante dentro dessa programação comemorativa e inclusive já realizou o treinamento com o tema “Sopro de Vida”, destacando as técnicas de primeiros-socorros em situações de afogamento.
A iniciativa é uma bandeira hasteada pela professora Denise Araújo, proprietária da academia e uma incansável para chamar a atenção da comunidade sobre esse grave problema.