Vice de Ciro, aliado de Flávio Dino, anuncia que no Maranhão estão sendo montados frigoríficos para abate e exportação de jumentos para a China

Revelação polêmica, feita em rede social, revoltou protetores e demais defensores da causa animal no estado, que classificam como retrocesso a exploração comercial dos bichos

Kátia Abreu degustando o que seria uma sopa de jumento em um restaurante de Pequim, na China

A ex-senadora Kátia Abreu, candidata a vice-presidente da república na chapa de Ciro Gomes (PDT), aliado de Flávio Dino (PCdoB), fez uma revelação, em rede social, que deixou indignados protetores e demais defensores da causa animal. Ligada ao agronegócio – á foi presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) -, ela revelou que no Maranhão e na Bahia já estão sendo instalados frigoríficos visando ao abate e à exportação de jumentos.

A denúncia foi feita pelo perfil Cãesapital&Gatosde Rua (São Luís), no Intagram, a partir de uma postagem em que a candidata a vice de Ciro Gomes aparece em foto degustando o que seria uma sopa de jumento, durante visita a Pequim, capital da China, onde os asininos fazem parte do cardápio da população e seu abate e consumo geram importante fonte de receita para o país. ” Kátia Abreu, vice de Ciro Gomes, a grande incentivadora do mercado de exportação de jumentos para a China. Essa mulher é um retrocesso! Isso é ir na contra mão do mundo!”, comentou o autor do perfil, em tom de revolta.

“Essa sopa de jumento que comi hoje em Pequim é deliciosa e puro colágeno! Quando eu disse que a China tem demanda de um milhão de jumentos por ano pareceu piada, mas é verdade. Exportação de carne de jumento é uma grande oportunidade de negócio para o Brasil. Frigoríficos já estão sendo construídos no Maranhão e na Bahia para exportação para a China”, anunciou Kátia, antes mesmo de o governo local se pronunciar sobre o polêmico assunto.

Além dos protestos dos defensores de animais contra o abate de jumentos, pesa contra a atividade o argumento de que o consumo da carne de asininos (jumentos, o mesmo que asno ou jegue) não é seguro para a saúde humana. Os asininos possuem a capacidade de ter algumas doenças e muitas vezes são assintomáticos”, alerta o presidente da ONG Defesa da Natureza e dos Animais, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde uma empresa já solicitou autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para abater animais da espécie para comercialização.

Apesar de toda a polêmica em torno da questão, Flávio Dino silencia em relação às pretensões e investidas dos seus aliados políticos em um assunto do qual ele deveria tomar a frente, como autoridade máxima do Estado. Até porque, se os frigoríficos para abate de jumentos já estão sendo montados no Maranhão, como afirma Kátia Abreu, deve ter sido expedida licença para tal atividade, possivelmente assinada pelo próprio governador.

Em tempo

A propósito, neste feriado da Independência, Ciro Gomes faz caminhada com Flávio Dino em São Luís, marcada para as 9h. É um momento mais do que oportuno para questionar ambos sobre o tema, que continuaria oculto, não fosse a voracidade da vice pecuarista em lançar-se no mercado – muito mais do que na campanha – para faturar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima