
Usuários de ferryboat criticaram duramente o anúncio de melhorias feito recentemente pela Agência Estadual de Mobilidade e Serviços Públicos (MOB). O alvo principal da reprovação generalizada é o sistema de venda de passagens online, que, segundo internautas que comentaram no perfil da MOB no Instagram, não funciona.
Na intenção de expor à opinião pública uma suposta melhoria do transporte aquaviário que opera por meio de ferryboats na travessia entre São Luís e a Baixada Maranhense, a MOB fez um anúncio chamativo em seus canais nas redes sociais, mas, em vez de aplausos, despertou ainda mais antipatia e revolta nos usuários, que ao testarem as ferramentas tecnológicas propagandeadas se depararam com a inoperância.
Constatado o engodo, internautas não pouparam órgão e choveram críticas à tentativa mal-sucedida de recuperar a imagem do serviço, prestado precariamente há mais de dois anos e meio, quando foi decretada pelo então governador Flávio Dino a intervenção na Serviporto, maior empresa em atuação no ramo há quase quatro décadas, o que levou ao sucateamento da maioria das embarcações da operadora e impôs aos acionistas um prejuízo milionário, que aumenta a cada dia.
Frustração
O tom dos comentários não deixa dúvidas quanto a frustração dos usuários diante do anúncio mentiroso feito pela MOB nas redes sociais. “Está suspensa a venda. Estão fazendo propaganda enganosa”, condenou o seguidor que se identificou como @agesilau Carvalho. “Só propaganda enganosa. A única informação que consta é que as vagas estão esgotadas e nos outros que o serviço está indisponível”, emendou @luh_rodriguesfr. Houve ainda quem apontasse a restrição do serviço. “Venda apenas com veículo. Passageiro não está sendo possível comprar. Não abre a opção de destino “, censurou @silvio_cesar61.
Além de apontar a propaganda enganosa, usuários clamaram ao Instituto de Promoção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon) para que intervenha para resolver o problema e levantaram suspeita quanto a isenção do órgão. “@procon, vocês precisam intervir nessa situação também, ou ficarão omissos por serem a favor do governo atual???”, questionou a internauta @elianapinheiro2725.
A reação crítica ao anúncio feito pela MOB foi quase unânime e não deixa dúvida de que o transporte por ferryboat que interliga a Ilha de São Luís ao continente, por meio dos terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, segue operando à beira de um colapso, sujeito a consequências imprevisíveis.
Abaixo, alguns comentários: