A Universidade Ceuma mantém um projeto que leva mais mobilidade e qualidade de vida para pacientes acamados. Desde 2022, o projeto de extensão Mexa-se, do curso de Fisioterapia, tem feito a diferença no Hospital Socorrão II, utilizando coxins sustentáveis – feitos de materiais recicláveis – para reduzir o risco de úlceras por pressão e melhorar a mobilidade dos pacientes.
A coordenadora do projeto, Profª Me. Ana Lourdes, reforça a importância da mobilização: “Apesar de você estar internado e, por algum motivo, necessitar ficar na cama, você não precisa deixar de mexer o que pode ser mexido, porque, senão, você tem a possibilidade de agravar os sistemas orgânicos”.

Além de mudar vidas no hospital, o projeto também capacita estudantes da Universidade Ceuma, proporcionando aprendizado prático sobre atendimento humanizado e prevenção de lesões hospitalares.
No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a instituição de ensino superior reforçou a premissa que vem é seguida à risca por todos os seus cursos da área de saúde : cuidar vai muito além de tratar.

O Projeto Mexa-se mostra tal princípio na prática — promovendo mobilidade, prevenindo lesões e levando dignidade pra quem mais precisa. Saúde de verdade é a que alcança, acolhe e transforma.