Sem dúvidas, a colação de grau é o momento mais representativo da jornada acadêmica. Receber o grau de bacharel ou licenciado significa a transição da vida acadêmica para a vida profissional. Para muitos, além disso, tem sabor de vitória e de missão cumprida.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Universidade Ceuma Renascença realizou a sua tradicional colação de grau. Foram mais de 1.300 novos profissionais entregues ao mercado e à sociedade maranhense, formados nos preâmbulos da ética e da responsabilidade em dois dias de emoção e sonhos realizados.

“É o encerramento de mais um ciclo de nossas vidas e o início da nossa jornada profissional. É um momento de muita alegria, realização e muito esperado por mim e por meus amigos. Foram cinco anos de muita luta, trabalho e estudo, mas graças a Deus vamos celebrar essa vitória que é a formatura”, colocou o formando em Farmácia, Expedito Jorge.
Já a aluna Maria Luiza falou sobre seu sonho de ser enfermeira. “Hoje é o dia em que realizo um dos maiores sonhos da minha vida: ser enfermeira. Não podemos desistir dos nossos sonhos”, colocou.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades locais como a Secretária de Estado da Educação, professora Leuzinete Pereira; o presidente da Academia Maranhense de Ciências, professor Henrique Amaral; a presidente do Conselho Regional de Farmácia, professora Elizângela Motta; o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Sandow Feques; o presidente do Conselho Regional de Administração, professor Jailson Mendonça, e o secretário de Estado de Segurança Pública do Maranhão, professor e coronel da Polícia Militar Silvio Leite.
A professora Cristina Nitz, reitora da Universidade Ceuma, falou sobre a importância da formatura, “a cerimônia sempre é um marco na nossa instituição pois é um momento aguardado por todos e para o qual nos dedicamos com muito zelo a fim de ficar marcado na memória de formandos, docentes, coordenadores, funcionários e familiares”, declarou a professora.
No primeiro dia de cerimônia, o aluno Daniel Gonçalves Machado, do curso de Odontologia, fez o juramento dos cursos; a aluna Rafaella de Oliveira Silva de Fonoaudiologia foi a oradora e a professora Marcella Miranda foi a paraninfa da noite.
Já no segundo dia de cerimônia, a formanda Daynara Sabino, de Publicidade e Propaganda, prestou o juramento; a formanda de pedagogia Leidiane Teixeira da Silva fez o discurso como oradora e o professor de Direito Flávio Vinícius Araújo Costa discursou em nome de todos os paraninfos da noite.

Excelência acadêmica
A Universidade Ceuma vem investindo continuamente em estrutura e já entregou ao mercado de trabalho mais de 55 mil profissionais comprometidos com valores éticos e morais.
“Formandos e formandas façam da conquista de hoje apenas uma parte da do sonho realizado sigam em frente com novos sonhos em busca de novas realidades. Nossa sociedade precisa de pessoas que façam a diferença, que inovem, que construam novas alternativas para um mundo mais humano, solidário e sustentável” ponderou a professora Cristina Nitz, em seu discurso.

A Universidade Ceuma parabeniza a todos os novos profissionais, docentes, corpo administrativo, familiares e todos que fizeram parte dessa realização.
Como disse o poeta Fernando Pessoa, “Somos do tamanho dos nossos sonhos”. Então, sejam grandes.