Sindicato ganha na Justiça direito de representar trabalhadores do setor de celulose e papel

Trabalhadores de uma indústria de celulose da região criaram o sindicato em 2014, mas só agora, após uma batalha judicial que durou 6 anos, terão seus interesses devidamente representados

IMPERATRIZ – A luta de trabalhadores e trabalhadoras do setor de celulose e papel por uma melhor representação sindical na Região Tocantina parece ter chegado ao fim, com resultado positivo. Após seis anos de uma verdadeira batalha judicial e administrativa, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região concedeu ao SINDCELMA total direito para representar a categoria. A decisão, agora transitado em julgado, garante o início da atuação do sindicato nas negociações e demais diligências em prol desses profissionais.

“Foi uma conquista muito importante para todos nós, trabalhadores. Viabilizamos nossa entidade com muita batalha, tanto jurídica como administrativa. Conseguimos vencer, inclusive sofrendo tentativas antissindicais. Mas a justiça sempre esteve do nosso lado, pois cumprimos todos os quesitos necessários”, avalia Anthony Dantas, presidente do SINDCELMA.

O sindicato foi fundado em maio de 2014, a partir dos anseios da categoria, insatisfeita com a atuação do sindicato vigente até então, o SINTINPEC, que sempre deliberou nas negociações com as empresas sem antes dialogar com os trabalhadores.

Diante dessa situação, os trabalhadores da categoria deliberaram, em Assembleia Geral, pela fundação do novo sindicato, com legitimidade perante o Ministério do Trabalho. A carta sindical, instrumento que materializa, para fins de comprovação, a representação pela entidade, foi conquistada em 2017.

Nesse mesmo ano, uma ação ajuizada em Barra do Corda (MA)suspendeu liminarmente o processo, período em que se iniciou uma verdadeira perseguição judicial contra a legalidade do SINDCELMA, e que somente em 2020 finalizou com o resultado positivo em favor da entidade. “Agora nós temos uma decisão transitada em julgado que garante nossa legalidade, haja vista que legitimidade nós já tínhamos”, celebra Anthony Dantas.

Próximos passos

Na última semana, foi realizada a eleição para a nova gestão do sindicato. O processo ocorreu de forma virtual, devido a pandemia. O pleito ocorreu de maneira transparente, sendo realizado por empresa especializada em votação online e obedecendo às normas vigentes para a garantia da privacidade e demais direitos de seus participantes. Foi eleita a primeira junta governativa do SINDCELMA e, agora, a entidade inicia a sua atuação para representar a categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima