Rombo no INSS: 6 cidades com maior proporção de descontos previdenciários ilegais são do Maranhão

Investigação da Polícia Federal, com base em dados da CGU, constatou que municípios do interior de estados do Nordeste tinham até 65% dos beneficiários do INSS sofrendo descontos em suas aposentadorias e pensões. Investigação ainda apura quantos foram lesados no país

Um documento da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que cidades no interior de estados do Nordeste eram as que mais concentravam, proporcionalmente, descontos feitos por entidades associativas nas folhas de pagamento de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dos municípios onde foi detectada maior proporção de descontos efetuados nos proventos de beneficiários da Previdência Social, seis estão localizados no Maranhão.

O documento da CGU, de junho de 2024, integra a investigação feita pela Polícia Federal que levou à deflagração da Operação Sem Desconto na semana passada.

Segundo a investigação, descontos não autorizados pelos aposentados e pensionistas podem chegar a R$ 6,3 bilhões de 2019 a 2024 em todo o país.

A CGU identificou, com base nos dados de março de 2024, “19 municípios com 60% ou mais de aposentados/pensionistas que possuem descontos de mensalidades associativas implementados, localizados principalmente no interior de estados nordestinos, com predominância do Maranhão e Piauí“.

Veja a lista e os percentuais de aposentados com valores descontados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima