Iniciativa da Equatorial Maranhão disponibiliza 25 vagas gratuitas para formação de profissionais no setor elétrico
A Equatorial Maranhão está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Escola de Eletricistas em Imperatriz. A iniciativa visa preencher 25 vagas gratuitas para qualificação de profissionais que desejam ingressar no setor de distribuição de energia elétrica. Os cursos serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições podem ser realizadas no site: https://escoladeeletricistaseqtl.com.br/ até o dia 30 de abril.
Para se inscrever, é necessário ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias ‘B’ ou ‘C’, não possuir vínculo empregatício e ter disponibilidade para frequentar as aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. O curso terá duração aproximada de quatro meses e oferecerá uma ajuda de custo mensal para apoiar a permanência dos alunos na capacitação.
Após as inscrições, os candidatos passarão por uma seleção, com base nos critérios do Edital do Programa, a fim de preencher o número de vagas estabelecidas. O curso terá uma carga horária semanal de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, incluindo 112 horas voltadas ao desenvolvimento comportamental. A trilha de aprendizado busca fortalecer habilidades como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira.
“A Escola de Eletricistas tem como objetivo estimular a geração de emprego e renda, sendo uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Acreditamos que a educação é fundamental para o desenvolvimento social e a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável. Já formamos três turmas na região sul, duas em Imperatriz e uma em Balsas e estamos comprometidos em continuar contribuindo com a educação e o desenvolvimento da região”, ressalta Rainilton Andrade, Gerente de Relacionamento da Equatorial Maranhão.
Saiba mais sobre o Programa Escola de Eletricistas
A Escola de Eletricistas faz parte do Projeto E+ Profissional, da Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial. Com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, o projeto é regulado pela ANEEL e tem como objetivo qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho no setor elétrico. Desde sua criação, em 2022, a Escola de Eletricistas já formou 1.607 profissionais, dos quais 833 foram contratados, em última pesquisa e mapeamento de contratação realizado em fevereiro de 2025.
Na região Sul, o projeto já certificou três turmas, sendo duas em Imperatriz, no ano de 2023, e uma em Balsas, em 2024, totalizando a formação de 55 novos eletricistas capacitados para atuar em redes de distribuição de energia elétrica. A iniciativa reforça o compromisso do Grupo Equatorial em promover educação de qualidade e impulsionar o crescimento econômico dos estados onde atua.