Pedro Lucas Fernandes é o novo ministro das Comunicações

Presidente Lula se reuniu com líderes do União Brasil nesta quinta-feira (10) para tratar sobre a troca no comando da pasta

Deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) foi confirmado como novo ministro das Comunicações (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA – A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou nesta quinta-feira (10) que o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) vai assumir como ministro das Comunicações, após a saída de Juscelino Filho (União). A declaração foi dada depois de reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com líderes do União Brasil. A nomeação deve ser oficializada depois do feriado da Semana Santa e do dia 21 de abril. 

“O União Brasil apresenta o nome do Pedro Lucas para substituir o ministro Juscelino nas Comunicações. O presidente aceitou e fez um convite também ao líder para assumir, o Pedro Lucas. O Pedro Lucas só pediu até depois da Páscoa para assumir o ministério, porque ele tem que encaminhar umas questões pessoais de mandato e em relação à liderança da bancada. E nesse interregno vai assumir interinamente a secretária-executiva”, disse Gleisi, em coletiva à imprensa.

Na terça-feira (8), Juscelino Filho pediu demissão do cargo, após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas durante exercício de seu mandato como deputado federal pelo Maranhão. Em fala a jornalistas, na quarta-feira (9), Lula já havia indicado que confirmaria o nome do líder do União Brasil na Câmara após conversa com o partido.

“Da mesma forma que o União Brasil tem o direito de me indicar o sucessor para o Juscelino, que é do União Brasil. Eu já tenho o nome, eu conheço o Pedro Lucas. Eu vou voltar para o Brasil, amanhã de manhã vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, eu já discuto a nomeação dele”, afirmou Lula, a jornalistas, em Honduras.

Quem é o novo ministro das Comunicações

Pedro Lucas Fernandes é próximo do presidente nacional da sigla, Antônio Rueda, e também contou com apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na indicação para assumir o comando do Ministério das Comunicações. O deputado é da ala governista do União Brasil e foi presidente da Agência Executiva Metropolitana durante o governo de Flávio Dino no Maranhão. 

Fernandes foi eleito para a Câmara dos Deputados pela primeira vez em 2019, pelo PTB de Roberto Jefferson. Em 2022, já no União Brasil, foi reeleito com 159.786 votos – o segundo mais votado do Maranhão. Desde fevereiro de 2025, é líder do União Brasil na Câmara. Antes, era vice-líder do governo no Congresso, posição que ocupou por dois anos.

Nascido em São Luís (MA) e com 45 anos, Pedro Lucas é filho do ex-deputado Pedro Fernandes (União), atual prefeito de Arame (MA). Começou a carreira política eleito vereador em São Luís em 2012, pelo PTB, sendo reeleito em 2016. Em 2017, quando era vereador, foi nomeado por Flávio Dino (à época no PCdoB), então governador do Estado, para presidir a Agência Executiva Metropolitana (Agem) do Maranhão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima