Diretores da Faene avaliam 2024 e antecipam projetos para 2025
SÃO LUÍS – O ano de 2024 foi de muito conhecimento, trabalho e progresso para a Faculdade de Negócios Faene, bem como um período de destaque para vários cursos. Foi, também, um ano movimentado, com visitas técnicas a empresas e realização de eventos importantes, beneficiando tanto alunos quanto o corpo docente. A Faene está localizada no bairro Angelim.
Entre os cursos bastante comentados em 2024, por exemplo, destaca-se o MBA em “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, iniciativa inédita no Maranhão e que ganhou ecos inclusive na imprensa, por abordar áreas que necessitam de capacitação para alavancar o turismo no estado.
O curso contou, inclusive, com a participação de professores de outros estados, como foi o caso de Ellis Zilli, do Rio Grande do Sul. Esse MBA, vale lembrar, é realizado em parceria com o Hotel Blue Tree (Calhau).
Outro curso que merece ser citado é o MBA em Direito do Trabalho e Previdenciário, que possibilitou um estudo teórico-prático desde os fundamentos constitucionais, análise do direito individual e coletivo, enfatizando as regras da previdência social e suas prestações. Foi coordenado pelos juízes federais Paulo MontAlverne e Saulo Fontes.
“Além desses cursos, destacamos o MBA em Negócios (One Business), que ensina a aplicar conceitos avançados de gestão e inovação empresarial, preparando o aluno para liderar projetos estratégicos e impulsionar o crescimento organizacional de forma sustentável. Foi um curso também com alta procura, ao lado do curso de Negócios em Gastronomia e do curso de Direito do Trabalho e Previdenciário”, destacou a diretora geral da Faene, Michele Mendes Carreira.
Eventos
Foi um ano marcado, também, pela realização de variados eventos. “Destacamos, por exemplo, o Encontro de RH, em que falamos sobre gestão de carreira, no primeiro semestre deste ano. Nós trouxemos profissionais da área de Psicologia, com destaque para uma gestora representando o setor de Recursos Humanos do Grupo Mateus. Foi um momento bastante produtivo e interessante”, acrescentou Michele Carreira.
O diretor de Negócios da Faene, Ricardo Carreira, lembrou a Semana de Administração e Logística, ADMLOG, realizada com enfoque em Inteligência Artificial (AI) e empregabilidade. “Nós contamos com a presença de profissionais como o doutor Luiz Cláudio e abordamos startups montadas com a ajuda da IA”, disse Carreira.
Ricardo Carreira antecipou que, para este ano, já estão programados pelo menos três eventos, sendo um para o dia 19 de fevereiro, que será a abertura do semestre, com o lançamento oficial das turmas de 2025. Durante o coquetel, serão apresentados todos os projetos para este ano. Ricardo ainda abordou outro evento, a ser produzido pela turma do curso de “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”.
“Vai ser o nosso primeiro Encontro de Turismo e Hotelaria, o que deve acontecer no mês de maio, produzido pelos próprios alunos. No segundo semestre, está prevista a Semana de Administração e Logística (ADMLog)”, antecipou.
Visitas técnicas
As visitas técnicas também terão continuidade em 2025 e tudo indica que os alunos terão a oportunidade de visitar uma empresa no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Serra Gaúcha. No ano passado, no Maranhão, eles estiveram, por exemplo, no Grupo Mateus, e na Casa de Juja, que funciona no Hotel Brisamar (Ponta d’Areia), entre outras empresas.
Novos cursos
Novos cursos serão lançados pela Faene este ano. Um deles será focado em Inteligência Artificial e Gestão de Dados, algo inédito no Maranhão. Outro será na área de Qualidade e Projetos, de forma integrada. Um terceiro integrará as áreas de Segurança do Trabalho e ESG, que trata, por exemplo, de meio ambiente e governança.
O MBA em “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, que rendeu bons frutos em 2024, terá continuidade. “É um curso sensacional e relaciona-se com um setor de muita importância para o Maranhão, tal seja, o turismo, e que, ao meu ver, ainda é explorado de forma tímida. O estado tem um incrível potencial”, disse Michele Carreira.
Michele disse, ainda, que a instituição está fazendo boas parcerias com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH/MA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/MA) e Fecomércio, uma vez que entende a necessidade muito grande de formação de uma mão de obra qualificada para atuar em bares, restaurantes e hotéis no estado.
“É exatamente isso que estamos fomentando, primeiramente em nível de pós-graduação. No entanto, já há um projeto de abrirmos a primeira escola de formação de hotelaria e gastronomia, dentro da qual a Faene terá participação na formação de pessoal”, finalizou Michele Carreira.