
O debate promovido pelo Sistema Difusora, com a participação de seis dos dez candidatos a prefeito de São Luís, marcou a passagem de Yglésio Moyses, que concorre à vaga pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), nas eleições municipais deste ano.
O Ponto e Vírgula foi a última oportunidade na TV, até domingo dia da eleição, para que os ludovicenses avaliassem as habilidades políticas, competências e propostas para a São Luís, inseridas no plano de governo dos candidatos. Yglésio foi quem melhor soube administrar o tempo, não entrou no jogo do Franklin Douglas e do Neto Evangelista e, mesmo quando debateu com Jeisael, não precisou fazer média em mostrar a realidade da cidade, não de maneira pessimista, como disse ele, mas que não seja para iludir o eleitor com propostas que não serão cumpridas, como já é praxe dos demais candidatos.
Yglésio, assim como Jeisael, manteve uma postura tranquila, assertiva, e mesmo não tenho a chance de ganhar por nocaute ou goleada, já que ele foi deixado de lado na manobra dos candidatos do consórcio, há de convir que ele chega até essa reta final, muito maior, como o destaque e com visibilidade e reconhecimento como o nome que, para a opinião pública, virá a surpreender na abertura das urnas eleitorais.
O candidato voltou a lembrar dos números das pesquisas ‘estimuladas’ por institutos bancados por seus adversários, prática da chamada ‘velha política’ e disse que há uma grande parcela do eleitorado ainda sem opção de voto. “Numa disputa em que as pesquisas se mostram tendenciosas, o que temos visto nas ruas é diferente, é pulsante, cheio de esperança e que representa a realidade do que as pessoas sonham para a sua cidade”, disse ele nas considerações finais do debate.
Há de dar a César o que é de César: Yglésio é um bom político, competente e tarimbado quando se trata de gestão pública. Seu plano de governo foi gerado a partir de estudos técnicos, dados estatísticos, pesquisas e projetos que deram certo em regiões com o mesmo perfil da capital. Diferentemente da maioria dos seus oponentes, ele está diariamente consultando pacientes, recebendo as queixas da população e é profundo conhecedor dos anseios da cidade de São Luís.
Agora é aguardar a contagem de votos. Só então, a população terá o entendimento dos rumos de São Luís.