Câmara em Pauta

Solidariedade

Vereadores de São Luís manifestaram solidariedade a mineiros e franceses
Vereadores de São Luís manifestaram solidariedade a mineiros e franceses

Ao abrir a sessão ordinária desta segunda-feira, (16), o vereador Francisco Carvalho (PSL), exercendo a Presidência da Câmara Municipal naquele momento, disse que estava apresentando, “aqui, em nome da Câmara Municipal de São Luís, uma moção de pesar e solidariedade às vítimas do atentado ocorrido na última sexta-feira, (13), em Paris, ao povo francês, com quem temos laços históricos, laços fraternos e diria até de sangue”. Aproveitando a oportunidade a vereadora Bárbara Soeiro (PMN) e Rose Sales (PV) também pediram manifestação de solidariedade as pessoas vitimadas pela tragédia no distrito de Bento Rodrigues (MG), ocorrida no dia 5 de novembro com o rompimento de duas barreiras de rejeitos da mineradora Samarco.

Solidariedade II

“O mundo inteiro ainda está estarrecido pela barbárie ocorrida na última sexta-feira em Paris, a Cidade Luz, que sempre refletiu a alegria, pela arte, pela cultura e pela hospitalidade”, lamentou Francisco Carvalho para completar: “vítima de tamanha brutalidade, a França está recebendo apoio e solidariedade de todo universo. O mundo todo está de luto, está perplexo e incomodado com o banho de sangue que ainda hoje ofusca o brilho de um País pacato, ordeiro, que sempre se destacou pela competência de seu povo”. O chamado “tsunami de lama” que atingiu Mariana destruiu centenas de casas, arrastou veículos, além de ter deixado até o momento doze mortos localizados, dezenas de desaparecidos. Essa pode ser considerada uma das maiores tragédia ecológicas já ocorrida no Brasil, e suas conseqüências ainda têm de ser muito bem avaliadas devido a sua dimensão.

Contra o diabetes

Vereador Roberto Jr., senador Roberto Rocha, secretário Aldo Rogério e presidente do Instituto Cidade Solidária durante a ação contra o diabetes na Vila Fialho
Vereador Roberto Jr., senador Roberto Rocha, secretário Aldo Rogério, secretário Bira do Pindaré e o presidente do Instituto Cidade Solidária, Liviomar Macatrão, na ação contra o diabetes na Vila Fialho

Dia 14 de novembro foi o Dia Mundial do Diabetes. E para lembrar a data, bem como conscientizar a população sobre os riscos e a importância de prevenir essa doença, o Instituto Cidade Solidária e o vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) deram as mãos e realizaram no sábado,14, no campo Verona do bairro Vicente Fialho, mais uma edição do programa “Cidade Solidária”. O programa, que este ano comemora a sua 12º edição, desta vez foi totalmente voltado à prevenção e orientação ao diabetes, doença que atinge 415 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 12 milhões só no Brasil. O objetivo da ação foi tentar identificar as pessoas que estão na zona de risco, para que pudessem fazer um primeiro diagnóstico e conscientizá-las sobre a importância de manter hábitos de vida saudáveis.

Contra o diabetes II

No bairro foram instalados estandes, onde, das 13h às 17h, foram prestados atendimentos gratuitos de saúde à população. Foram disponibilizados consultas médicas, glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientação psicológica, orientação nutricional e farmacêutica, serviços de enfermagem, dentre outras atividades disponibilizadas pelos parceiros do evento como Instituto Florence, Universidade Ceuma, Prefeitura de São Luís, Bombeiros Mirins, CEST, Icrim, além das Ligas acadêmicas de Farmácia, Hematologia e Genecologia da UFMA. Atividades culturais como aula de zumba e mini palestras educativas também foram realizadas. A partir das 17h a diversão ficou por conta da banda Levada do Teco, dos cantores Mateus Feitosa, Igor Oliveira e da dupla sertaneja mirim Bruno e Victor. A dupla é moradora do bairro Vicente Fialho e, durante sua apresentação, foi presenteada pelo vereador Roberto Rocha Júnior com um violão profissional.

Contra o diabetes III

O vereador Roberto Rocha Júnior, que já tem outros projetos em parceria com o Instituto, chegou ao local do evento acompanhado de seu pai, o senador Roberto Rocha (PSB), um dos apoiadores do programa. O jovem parlamentar, que já tem na família um histórico familiar da doença,fez questão de visitar todos os estandes e conferir de perto os atendimentos. “O diabetes é uma doença silenciosa, e que a cada ano vem aumentando de maneira assustadora, principalmente, entre as famílias de baixo poder aquisitivo. Dessa forma, a nossa intenção com este evento hoje, é realizar um trabalho de prevenção e monitoramento dessas pessoas, visto que muitas delas, embora não saibam, pode ser que tenham essa doença. Pretendemos também promoverà essas pessoas hoje aqui, mais informação para prevenir esse mal, bem como um diagnóstico precoce,para que elas possam escolher um tratamento adequado que melhore, não só a expectativa, mas também, a sua qualidade de vida”, disse o parlamentar.

Asfalto para a Cidade Olímpica

Vereador Pavão Filho com membros do Conselho Popular da Cidade Olímpica
Vereador Pavão Filho com membros do Conselho Popular da Cidade Olímpica

Para tratar de uma reivindicação dos moradores da Cidade Olímpica, o vereador Pavão Filho (PDT) e membros da comissão do Conselho Popular do bairro estiveram reunidos com o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) solicitando a complementação da pavimentação asfáltica das Ruas 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. O pleito conjunto teve início com o requerimento 457/2015, aprovado pela Câmara Municipal de São Luís no dia 1° de setembro, solicitando esse benefício para as ruas 12, 13 e 14. Já no dia 28 de outubro, o vereador pedetista apresentou mais uma proposição incluindo as ruas 15,16, 17, 18 e 19.

Asfalto para Cidade Olímpica II

Para aceleração de autorização na execução dos serviços, Pavão Filho pede que esses trabalhos sejam incluídos no programa de obras de 2015, para que sejam concretizados até o final do ano. O prefeito Edivaldo, após ouvir o pedido, se comprometeu iniciar a execução da obra até janeiro de 2016, o que deixou o vereador e os líderes comunitários entusiasmados com a garantia de que o problema será resolvido em breve. Pavão destacou o programa desenvolvido pelo prefeito Edivaldo Holanda para recuperar bairros que estavam precisando ser vistos pelo poder público. O vereador disse ainda que está otimista quando ao atendimento do pleito, visto que o prefeito mostrou todo interesse em atender a reivindicação dos moradores do bairro.

2 comentários em “Câmara em Pauta”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima