Com a temática “A Exuberância da Ciência como Forma de Resistência”, a XVI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) teve início na quarta-feira (01), no Campus Renascença.
Reunindo grandes expoentes da produção científica da região e com uma programação repleta de palestras, rodas de conversa, cursos e apresentação de artigos, o evento proporciona debates, exposições e atualizações essenciais à pesquisa e desenvolvimento científico, resultando em ganhos a toda sociedade. Durante a reunião, também será realizado o IV Simpósio Nacional de Bioética e Experimentação Animal.
A conferência de abertura da FesBE teve como tema as “Novas variantes, imunogenicidades e vacinas: futuro da Covid-19”. O coordenador do Curso de Medicina da Universidade Ceuma, Prof. Dr. Márcio Leite, celebrou a oportunidade de sediar um evento tão importante na instituição. “Esse evento tem uma ressonância grandiosa que aportará muito na aceleração da produção científica da nossa instituição. Agradeço aos nossos mantenedores e à reitoria por viabilizar essa oportunidade”, destacou o Prof. Márcio Leite.
A Prof. Dra. Eliza Lacerda, coordenadora local do evento, comentou as expectativas para a realização da reunião. “É a primeira vez que esse evento acontece no Maranhão, o que reflete o prestígio nacional que a nossa instituição tem. É o reconhecimento do trabalho feito pela pós-graduação durante muitos anos na Universidade Ceuma e seus resultados impactarão também na graduação”, ressaltou a Prof. Eliza Lacerda.
O evento possui em sua coordenação alguns alunos do curso da medicina. Kaline Castro, aluna do 5° período, comentou a importância do evento em seu processo formativo. “Essa reunião nos permite estreitar laços, fazendo contato com renomados pesquisadores, mestres e doutores de todo Brasil”, disse Kaline Castro.
Encerrando a noite de abertura, os participantes foram apresentados a um pouco da nossa cultura com uma bela apresentação do Boi Pirilampo.