Duramente criticado pelos sucessivos aumentos de impostos, sobretudo na gestão de Flávio Dino (PSB), o Governo do Maranhão desvaloriza justamente os trabalhadores que dia após dia se dedicam a garantir a arrecadação tributária. Após anos de desprestígio, os Agentes da Receita Estadual decidiram reagir e estão mobilizados para reivindicar melhor tratamento ao Palácio dos Leões.
Reunidos na tarde desta terça-feira (24), no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), no Calhau, centenas de servidores aprovaram uma pauta de reivindicações à pasta, como melhores condições de trabalho, valorização salarial e outros direitos que vêm sendo negados à classe.
A fim de fortalecer ainda mais a identidade do movimento, os Agentes da Receita Federal participaram da reunião vestidos com uma camisa viabilizada pelo Sindicato do Grupo Tributação, Arrecadação e Fiscalização da Fazenda Estadual do Maranhão (SINTAF-MA).
A lista de reivindicação dos servidores do Fisco estadual foi entregue pelo presidente do SINTAF-MA, Heldon Menezes, ao secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Ribeiro Alves, para ser submetida à análise do governador Carlos Brandão (PSB).
Arrecadação comprometida
Importante reafirmar a importância do trabalho dos Agentes da Receita Estadual, que são responsáveis pela arrecadação de impostos, taxas e demais tributos necessários ao funcionamento da máquina pública.
A desvalorização da categoria pode resultar em desmotivação e, por consequência, em queda de receita tributária, limitando drasticamente a capacidade do governo de executar obras de infraestrutura e de prestar todo tipo de serviço à população.