O deputado estadual Wellington do Curso (PTB) participou, nesta terça-feira (15), de uma manifestação de motoristas de vans e centenas de passageiros contra o caos no transporte por ferry-boats, na Ponta da Espera, em São Luís. Os transportadores bloquearam o acesso ao terminal aquaviário da Ilha de São Luís por mais de 10 horas, paralisando o serviço durante quase todo o dia.
Durante o protesto, Wellington reafirmou seu apoio aos mais de 2 milhões de usuários do serviço, grande parte deles residentes em municípios da Baixada Maranhense, que fazem a travessia regularmente para ganhar o sustento para si e para as suas famílias.
O parlamentar participou de uma reunião para negociar a liberação do acesso ao Terminal da Ponta da Espera, só encerrada no final da tarde. Depois de várias horas protestando contra a redução drástica do número de embarcações na travessia, os motoristas de caminhão concordaram em suspender a mobilização para que o serviço fosse retomado.
Negociação
Uma das condições impostas pelos manifestantes para liberar o trecho foi a realocação dos passageiros que tivessem comprado passagem da Servi Porto – empresa que está sob intervenção do governo estadual desde 2020, ato apontado como arbitrário -para que pudessem embarcar em ferries da Internacional Marítima, a outra concessionária do serviço, e vice-versa.
Após horas de diálogo, os trabalhadores aceitaram desbloquear o acesso ao Terminal da Ponta da Espera. Com a intervenção providencial de Wellington, as viagens foram liberadas por volta das das 17h. Assista:
Com a garra e a determinação que têm marcado sua atuação parlamentar desde o primeiro mandato, Wellington se comprometeu a continuar vigilante, em busca de uma solução definitiva para o problema. “A luta continua”, garantiu.
Reunião na MOB
Na próxima segunda-feira (23), está agendada uma reunião na sede da Agência Estadual de Mobilidade e Serviços Públicos (MOB), quando a grave crise do transporte aquaviário entre a Ilha de São Luís e o continente estará novamente em pauta. “Nosso objetivo é ampliar o número de viagens e melhorar a qualidade do serviço de ferry-boat ofertado à população”, adiantou o deputado.
CPI
Com o objetivo de melhorar o serviço de transporte por ferry-boat, o parlamentar já começou a coletar assinaturas para a criação da “CPI do Ferry”. “Vamos apresentar soluções para os problemas de filas de espera, atrasos e segurança na travessia”, anunciou.
Entrevista ao Bom Dia Mirante
O deputado estadual Wellington do Curso será o entrevistado desta quarta-feira, às 7h, do quadro Bastidores, do telejornal matutino Bom Dia Mirante, exibido pela TV Mirante.
Na entrevista ao jornalista Clóvis Cabalau, apresentador do quadro, Wellington abordará a crise do transporte por ferry-boats e outros assuntos aos quais tem dedicado atenção em sua atuação parlamentar.