SET define providências para enfrentar alta do óleo diesel e evitar precarização do transporte público em São Luís

0comentário

Entidade que representa empresas e consórcios que operam linhas de ônibus voltou a acusar a prefeitura de omissão diante do greve problema

Alta do óleo diesel causa impactos negativos ao sistema de transporte público, que discute estratégia para reagir

Os sucessivos aumentos de preço do óleo diesel ameaçam provocar um colapso no sistema de transporte público em todo o Brasil. Em São Luís, a alta do combustível há tempo causa impactos negativos no serviço e tornou-se um dos empecilhos em negociações trabalhistas, pois onera significativamente a planilha de custos das empresas que operam as linhas e pressionam para cima o valor da tarifa.

Para discutir os efeitos danosos da alta do óleo diesel, representantes das empresas e consórcios que operam as linhas de ônibus se reuniram em assembleia geral nesta quinta-feira (12), convocada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET). A reunião tem como objetivo definir as medidas que serão tomadas pela entidade ante a crise gerada pela elevação constante do preço do combustível.

De antemão, o SET externa enorme preocupação com o risco da precarização da prestação do serviço de transporte público em São Luís. E aponta a falta de providencias por parte da prefeitura como elemento complicador para o enfrentamento da crise dos combustíveis.

Malefícios

Em alerta feito esta semana, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) previu que as passagens de ônibus podem aumentar 15,4% este ano devido aos reajustes frequentes do preço do óleo diesel. O mais recente aumento, aplicado no último dia 10, impacto em 2,9% o preços das passagens, o que obriga prefeitos e governadores de todo o país a recorrerem a prefeitos e governadores para evitar paralisações do serviço.

A entidade fez um prognóstico ainda mais preocupante tão logo foi noticiado um possível novo aumento do preço do combustível: a redução da oferta de ônibus nas cidades brasileiras. De acordo com a NTU, o risco de ruptura da oferta do serviço é real e, caso ocorra, afetará dezenas de milhões de brasileiros que dependem do transporte público para se locomover.

As consequências da alta incessante do óleo diesel pode ser ainda mais cruel em São Luís, que tem um prefeito que peca pela omissão em relação a uma atividade essencial, mas corre para os holofotes ao menor sinal de conquistas para o sistema, que a propósito, são praticamente inexistentes desde que ele assumiu o poder.

Saiba mais

O diesel é o segundo item de custo que mais pesa no valor da tarifa dos ônibus urbanos, depois da mão de obra, com uma participação média de 30,2% no custo geral das operadoras do transporte público.

Sem comentário para "SET define providências para enfrentar alta do óleo diesel e evitar precarização do transporte público em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS